Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ASSISTENCIA FARMACEUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE UNAMA
NOME DO CURSO: FARMACIA
DISCIPLINA: ASSISTENCIA FARMACEUTICA
NOME DO PROFESSOR: STEPHANYE CAROLYNE CHRISTINO
ALUNA: LAISE GOMES DOS REIS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ASSISSTÊNCIA FARMACEUTICA
A assistência farmacêutica é um conceito que engloba o conjunto de ações e práticas voltadas a proteção e promoção a saúde individual e coletiva, tendo o ciclo do medicamento e o seu uso, racional como foco principal.
Na verdade e uma atividade multidisciplinar que os grandes responsáveis são os farmacêuticos por prestar o conhecimento e acesso do uso de medicamento de forma racional. Então esse conjunto que envolve a pesquisa, desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, e a garantia da qualidade dos produtos e serviços para obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida a população.
O papel do farmacêutico e ter a função de orientar o paciente quanto os quesitos da colheita do material, sabendo o histórico do paciente, na verdade uma anamnésia do paciente com ética profissional e a garantia de segurança para que o paciente se sinta segura e realize o tratamento de forma correta.
Em relação a dispensação no conteúdo que estudei da assistência farmacêutica e bastante amplo no contexto sobre a atividade contextualizada em que requer conhecimento e habilidade especificas quanto o quesito comportamental e técnico. Hoje a tecnologia e uma ferramenta que nos abrange uma visão holística de conhecimentos para nos ajudar a fazer o certo e sempre corrigindo.
Sobre a questão do município do desenvolvimento da atividade do município grande quantidade de medicamentos sem utilização nos estoques e nem estavam à disposição dos prescritos.
Então e de suma importância que os medicamentos seja registrado, e registro do fornecedores e também licenciados e acompanhamento todo processo da compra e também sua entrega.
Analisar controle e valores de qualidade, somente assim as medicações para unidade básicas será dispensada cada medicação ao paciente sobrea supervisão de um farmacêutico.
Sobre a estratégia correta para elaboração de lista em estados e municípios brasileiros. A seleção e um processo qualificado que produz uma lista de medicamentos essências e da racionalidade a gestão da assistência farmacêutica.
O artigo representa a seleção de medicamentos em estados e municípios com relação ao conceito de medicamentos essências (RENAME), foi adotada e está apoiando as ações locais de AF.
Objetivo da RENAME é nortear o desenvolvimento cientifico e tecnológico, a produção farmacêutica e a gestão de AF, nas diferentes esferas de governo. A elaboração das listas estaduais e municipais fortalece o processo de descentralização da gestão, e na medida em que define necessidade, prioriza e direciona a aplicação de recursos financeiros das três esferas de governo.
A lista nacional deve ser adotada como documento de referência na construção das listas de medicamentos essências estaduais e municipais. A pergunta por-que? então a RENAME é uma lista de medicamentos que deve atender as necessidades de saúde prioritária da população brasileira. E que deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS. Relação de medicamentos essências é uma das estratégias da política de medicamentos da organização mundial da saúde. (OMS) para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
www.cff.org.br
Acesso: 05/03/2020
www.wikipedia.org/wiki/assistencia farmacêutica
Acesso: 04/03/2020
www.scielosp.org/article/csc/2014
Acesso: 05/03/2020

Outros materiais