Logo Passei Direto
Buscar

PROVA NOVA PENSAMENTO POLITICO E ECONOMICO

User badge image
KTL Oliveira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA:
a) Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio.
b) Nessa época, só os homens participavam da economia.
c) Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade.
d) Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis.

Com as invasões bárbaras e revoltas internas, chega ao fim o Império Romano e, com sua derrocada, vem a término também o modo de produção escravista, que foi substituído pelo modo de produção feudal no processo histórico. Após quatro séculos do início do medievo (cujo marco de gênese seria o século V d. C.), vemos o feudalismo, no século IX d. C., já dominando parte da Europa. Transcorreriam ainda seis séculos até que os sinais da transição para o capitalismo fossem claramente visíveis no século XV d. C. na Inglaterra.
Quanto ao modo de produção feudal, analise as seguintes afirmativas:
I- Tratava-se de uma economia ampla e fortemente monetizada.
II- No feudalismo, os artesãos não possuíam os meios de produção.
III- A posse da terra garantia ao servo a liberdade no uso desta.
IV- Para o senhor, o servo era equivalente a uma propriedade.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes.
Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
( ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
( ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
( ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - V.

Na atualidade, contamos com novas tendências teórico-metodológicas e abordagens que investigam as especificidades históricas de cada contexto. Assim, é necessário que em sala de aula o professor pesquisador encontre os sentidos de cada momento, através de uma análise criteriosa das referências e fontes disponíveis, a fim de superar a visão macro do passado e não correr o risco de valorizar apenas as histórias de alguns segmentos, excluindo assim as diferenças e a diversidade humana.
Com relação à história do pensamento político, a historiografia e as concepções históricas continuam dando ênfase à democracia ateniense. Entretanto, o historiador e/ou professor pesquisador não podem esquecer que a cultura romana também contribuiu com importantes instituições e conceitos. Com relação à história política em Roma, analise as sentenças a seguir:
I- Os romanos contribuíram para a história do pensamento político com a noção de "república", em latim res publica, que quer dizer "coisa pública, coisa do povo", ou seja, aquilo que é de interesse coletivo.
II- De acordo com estudiosos, a democracia romana foi bem mais ampla que a ateniense, isto porque tornavam-se romanos os escravos alforriados, chamados libertos, ainda que os plenos direitos políticos só fossem adquiridos pelos filhos de libertos, já nascidos livres.
III- Alguns pesquisadores defendem que os romanos concediam também a cidadania a indivíduos aliados e, até mesmo, a comunidades inteiras.
IV- A história política de Roma era totalmente diferente da Grécia. A instituição mais importante de Roma era a Gerusia, uma espécie de conselho ou senado de anciãos com mais de 60 anos, formada por dois reis de famílias rivais e mais 28 membros, escolhidos entre os mais nobres de nascimento.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso.
Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado.
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, IV e V estão corretas.

A chamada "era das revoluções" foi um período importante da modernidade. Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreram várias revoluções em vários campos sociais, desde a política até a economia.
Sobre as influências ideológicas nos processos revolucionários, assinale a alternativa CORRETA:
A As revoluções Inglesa, Francesa e Americana tiveram forte influência do pensamento anarquista.
B As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XV) e Industrial (final do século XVIII) tiveram forte influência das ideias mercantilistas.
C As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XVIII) e Industrial (final do século XVIII) tiveram forte influência das ideias liberais.
D As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XVIII) e Industrial (final do século XIX) tiveram forte influência das ideias comunistas.

A partir do século XV d. C., na Inglaterra, começa a ficar visível o processo de transição do feudalismo para o modo de produção capitalista. Com o cercamento dos campos e a imigração para as cidades, inicia-se a proletarização dos camponeses e o capitalismo passa a se consolidar. Os fatores que levaram à crise e à transição do feudalismo ao capitalismo tinham, entretanto, começado a surgir desde o século XI. Quanto a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
a) O aumento da importância das cidades foi um dos fatores da crise feudal.
b) O enfraquecimento do Estado e a queda nos tributos contribuíram para a crise.
c) A ausência de trocas comerciais fora dos feudos enfraqueceu o sistema.
d) O enfraquecimento na circulação monetária levou à crise do feudalismo.

Parece-nos contraditória a manutenção de duas instituições distintas na Grécia Antiga - a democracia e a escravidão. Contudo, Perry Anderson (1989, p. 23) esclarece que 'a escravidão e a liberdade helênicas eram indivisíveis: uma era condição estrutural para a outra', isto porque, de acordo com o pesquisador, '[...] a formação de uma população escrava liberou os cidadãos para a vida pública'.
Na condição de futuros historiadores e professores pesquisadores, precisamos ter cuidado ao olhar para o passado, sobretudo porque estamos vivendo em um outro tempo histórico, num contexto diferente da Grécia Antiga.
I- A democracia na Grécia era direta e não meramente representativa, ou seja, qualquer cidadão poderia pronunciar-se publicamente na assembleia, propor leis e discussões importantes para a polis.
II- A representação de democracia na Grécia Antiga era muito semelhante a da atualidade, pois era indireta, ou seja, os cidadãos eram representados pelos políticos responsáveis por propor projetos e leis importantes para a cidade.
III- O cidadão grego gozava de liberdade individual e do direito de igualdade perante a lei e seus concidadãos, assim como na atualidade.
IV- No decorrer do tempo, passou-se a pagar os cidadãos gregos para participar das assembleias, isto porque estava havendo uma disparidade na participação entre ricos e pobres, que não podiam deixar seus afazeres para participar dos debates.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A política é uma das dimensões mais importantes de nossa sociedade. Entretanto, a política não é algo natural, ela faz parte de uma construção histórica e cultural.
Sobre as origens e princípios do termo política, analise as sentenças a seguir:
I- A origem do termo "política" é indissolúvel de seu contexto histórico, a pólis grega.
II- Os pensadores gregos empregavam o termo para designar as formas de gestão das decisões que diziam respeito à organização da vida da pólis: a guerra, por exemplo.
III- Originalmente, não apresentavam vínculos com os cuidados e decisões sobre problemas e interesses da cidade.
IV- A política era profundamente relacionada com a economia. A economia era controlada pelo Estado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Dentre os denominados teóricos do Estado Moderno, podemos citar o nome de Thomas Hobbes. Sua teoria é considerada um retrato de sua época, o século XVII, no qual a busca por legitimação do poder gerou algumas teorias.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Thomas Hobbes foi o criador da máxima: 'o homem é lobo do homem'.
( ) Thomas Hobbes escreveu o livro O Leviatã.
( ) Thomas Hobbes pautou suas opiniões políticas no relativismo cultural positivista.
( ) Thomas Hobbes utilizou em seus escritos preceitos marxistas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA:
a) Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio.
b) Nessa época, só os homens participavam da economia.
c) Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade.
d) Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis.

Com as invasões bárbaras e revoltas internas, chega ao fim o Império Romano e, com sua derrocada, vem a término também o modo de produção escravista, que foi substituído pelo modo de produção feudal no processo histórico. Após quatro séculos do início do medievo (cujo marco de gênese seria o século V d. C.), vemos o feudalismo, no século IX d. C., já dominando parte da Europa. Transcorreriam ainda seis séculos até que os sinais da transição para o capitalismo fossem claramente visíveis no século XV d. C. na Inglaterra.
Quanto ao modo de produção feudal, analise as seguintes afirmativas:
I- Tratava-se de uma economia ampla e fortemente monetizada.
II- No feudalismo, os artesãos não possuíam os meios de produção.
III- A posse da terra garantia ao servo a liberdade no uso desta.
IV- Para o senhor, o servo era equivalente a uma propriedade.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes.
Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
( ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
( ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
( ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - V.

Na atualidade, contamos com novas tendências teórico-metodológicas e abordagens que investigam as especificidades históricas de cada contexto. Assim, é necessário que em sala de aula o professor pesquisador encontre os sentidos de cada momento, através de uma análise criteriosa das referências e fontes disponíveis, a fim de superar a visão macro do passado e não correr o risco de valorizar apenas as histórias de alguns segmentos, excluindo assim as diferenças e a diversidade humana.
Com relação à história do pensamento político, a historiografia e as concepções históricas continuam dando ênfase à democracia ateniense. Entretanto, o historiador e/ou professor pesquisador não podem esquecer que a cultura romana também contribuiu com importantes instituições e conceitos. Com relação à história política em Roma, analise as sentenças a seguir:
I- Os romanos contribuíram para a história do pensamento político com a noção de "república", em latim res publica, que quer dizer "coisa pública, coisa do povo", ou seja, aquilo que é de interesse coletivo.
II- De acordo com estudiosos, a democracia romana foi bem mais ampla que a ateniense, isto porque tornavam-se romanos os escravos alforriados, chamados libertos, ainda que os plenos direitos políticos só fossem adquiridos pelos filhos de libertos, já nascidos livres.
III- Alguns pesquisadores defendem que os romanos concediam também a cidadania a indivíduos aliados e, até mesmo, a comunidades inteiras.
IV- A história política de Roma era totalmente diferente da Grécia. A instituição mais importante de Roma era a Gerusia, uma espécie de conselho ou senado de anciãos com mais de 60 anos, formada por dois reis de famílias rivais e mais 28 membros, escolhidos entre os mais nobres de nascimento.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso.
Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado.
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, IV e V estão corretas.

A chamada "era das revoluções" foi um período importante da modernidade. Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreram várias revoluções em vários campos sociais, desde a política até a economia.
Sobre as influências ideológicas nos processos revolucionários, assinale a alternativa CORRETA:
A As revoluções Inglesa, Francesa e Americana tiveram forte influência do pensamento anarquista.
B As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XV) e Industrial (final do século XVIII) tiveram forte influência das ideias mercantilistas.
C As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XVIII) e Industrial (final do século XVIII) tiveram forte influência das ideias liberais.
D As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XVIII) e Industrial (final do século XIX) tiveram forte influência das ideias comunistas.

A partir do século XV d. C., na Inglaterra, começa a ficar visível o processo de transição do feudalismo para o modo de produção capitalista. Com o cercamento dos campos e a imigração para as cidades, inicia-se a proletarização dos camponeses e o capitalismo passa a se consolidar. Os fatores que levaram à crise e à transição do feudalismo ao capitalismo tinham, entretanto, começado a surgir desde o século XI. Quanto a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
a) O aumento da importância das cidades foi um dos fatores da crise feudal.
b) O enfraquecimento do Estado e a queda nos tributos contribuíram para a crise.
c) A ausência de trocas comerciais fora dos feudos enfraqueceu o sistema.
d) O enfraquecimento na circulação monetária levou à crise do feudalismo.

Parece-nos contraditória a manutenção de duas instituições distintas na Grécia Antiga - a democracia e a escravidão. Contudo, Perry Anderson (1989, p. 23) esclarece que 'a escravidão e a liberdade helênicas eram indivisíveis: uma era condição estrutural para a outra', isto porque, de acordo com o pesquisador, '[...] a formação de uma população escrava liberou os cidadãos para a vida pública'.
Na condição de futuros historiadores e professores pesquisadores, precisamos ter cuidado ao olhar para o passado, sobretudo porque estamos vivendo em um outro tempo histórico, num contexto diferente da Grécia Antiga.
I- A democracia na Grécia era direta e não meramente representativa, ou seja, qualquer cidadão poderia pronunciar-se publicamente na assembleia, propor leis e discussões importantes para a polis.
II- A representação de democracia na Grécia Antiga era muito semelhante a da atualidade, pois era indireta, ou seja, os cidadãos eram representados pelos políticos responsáveis por propor projetos e leis importantes para a cidade.
III- O cidadão grego gozava de liberdade individual e do direito de igualdade perante a lei e seus concidadãos, assim como na atualidade.
IV- No decorrer do tempo, passou-se a pagar os cidadãos gregos para participar das assembleias, isto porque estava havendo uma disparidade na participação entre ricos e pobres, que não podiam deixar seus afazeres para participar dos debates.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A política é uma das dimensões mais importantes de nossa sociedade. Entretanto, a política não é algo natural, ela faz parte de uma construção histórica e cultural.
Sobre as origens e princípios do termo política, analise as sentenças a seguir:
I- A origem do termo "política" é indissolúvel de seu contexto histórico, a pólis grega.
II- Os pensadores gregos empregavam o termo para designar as formas de gestão das decisões que diziam respeito à organização da vida da pólis: a guerra, por exemplo.
III- Originalmente, não apresentavam vínculos com os cuidados e decisões sobre problemas e interesses da cidade.
IV- A política era profundamente relacionada com a economia. A economia era controlada pelo Estado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Dentre os denominados teóricos do Estado Moderno, podemos citar o nome de Thomas Hobbes. Sua teoria é considerada um retrato de sua época, o século XVII, no qual a busca por legitimação do poder gerou algumas teorias.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Thomas Hobbes foi o criador da máxima: 'o homem é lobo do homem'.
( ) Thomas Hobbes escreveu o livro O Leviatã.
( ) Thomas Hobbes pautou suas opiniões políticas no relativismo cultural positivista.
( ) Thomas Hobbes utilizou em seus escritos preceitos marxistas.

Prévia do material em texto

PROVA 1 de História do Pensamento Político e Econômico (HIS33 
Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de 
Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido 
específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na 
origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção 
de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio. 
 b) Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis. 
 c) Nessa época, só os homens participavam da economia. 
 d) Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade. 
 
2. Com as invasões bárbaras e revoltas internas, chega ao fim o Império Romano e, com sua 
derrocada, vem a término também o modo de produção escravista, que foi substituído pelo modo 
de produção feudal no processo histórico. Após quatro séculos do início do medievo (cujo marco 
de gênese seria o século V d. C.), vemos o feudalismo, no século IX d. C., já dominando parte da 
Europa. Transcorreriam ainda seis séculos até que os sinais da transição para o capitalismo 
fossem claramente visíveis no século XV d. C. na Inglaterra. Quanto ao modo de produção 
feudal, analise as seguintes afirmativas: 
 
I- Tratava-se de uma economia ampla e fortemente monetizada. 
II- No feudalismo, os artesãos não possuíam os meios de produção. 
III- A posse da terra garantia ao servo a liberdade no uso desta. 
IV- Para o senhor, o servo era equivalente a uma propriedade. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas II e III estão corretas. 
 b) As afirmativas I e IV estão corretas. 
 c) Somente a afirmativa I está correta. 
 d) Somente a afirmativa IV está correta. 
 
3. Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, 
especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes. Sobre as ideias políticas de Platão, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis. 
( ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da 
população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas. 
( ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas 
da cidade. 
( ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos 
sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar 
decisões políticas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - F. 
 b) F - V - V - V. 
 c) V - V - F - V. 
 d) V - F - F - V. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_3%20aria-label=
 
4. Na atualidade, contamos com novas tendências teórico-metodológicas e abordagens que 
investigam as especificidades históricas de cada contexto. Assim, é necessário que em sala de 
aula o professor pesquisador encontre os sentidos de cada momento, através de uma análise 
criteriosa das referências e fontes disponíveis, a fim de superar a visão macro do passado e não 
correr o risco de valorizar apenas as histórias de alguns segmentos, excluindo assim as 
diferenças e a diversidade humana. Com relação à história do pensamento político, a 
historiografia e as concepções históricas continuam dando ênfase à democracia ateniense. 
Entretanto, o historiador e/ou professor pesquisador não podem esquecer que a cultura romana 
também contribuiu com importantes instituições e conceitos. Com relação à história política em 
Roma, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os romanos contribuíram para a história do pensamento político com a noção de "república", 
em latim res publica, que quer dizer "coisa pública, coisa do povo", ou seja, aquilo que é de 
interesse coletivo. 
II- De acordo com estudiosos, a democracia romana foi bem mais ampla que a ateniense, isto 
porque tornavam-se romanos os escravos alforriados, chamados libertos, ainda que os plenos 
direitos políticos só fossem adquiridos pelos filhos de libertos, já nascidos livres. 
III- Alguns pesquisadores defendem que os romanos concediam também a cidadania a 
indivíduos aliados e, até mesmo, a comunidades inteiras. 
IV- A história política de Roma era totalmente diferente da Grécia. A instituição mais importante 
de Roma era a Gerusia, uma espécie de conselho ou senado de anciãos com mais de 60 anos, 
formada por dois reis de famílias rivais e mais 28 membros, escolhidos entre os mais nobres de 
nascimento. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002. 
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 
5. No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os 
seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; 
eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da 
persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso. Os filósofos Platão e 
Aristóteles foram precursores do pensamento político e também utilizavam a fala para defender 
as suas ideias e, por vezes, levantar polêmicas referentes a temas políticos, ou ainda tecer críticas 
aos poderosos da política grega. Com relação à história do pensamento político, quanto às 
principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre 
democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras. 
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação 
das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado 
em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis. 
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade 
de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o 
compromisso de decidir os destinos das cidades-estado. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_5%20aria-label=
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os 
filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, 
comércio e defesa do território das cidades-estado. 
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os 
filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da 
população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: HARENDT, Hannah. A dignidade da política. 3 edição. Rio de Janeiro: Relume 
Dumará, 2002. Disponível em: <http://fabiopassos.com.br/dowloads/0277262621422>. Acesso 
em: 15 mar. 2017. 
 a) As sentenças II, IV e V estão corretas. 
 b) As sentenças I, III, IV e V estão corretas. 
 c) As sentenças II, IIIe V estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 
6. A chamada "era das revoluções" foi um período importante da modernidade. Durante os séculos 
XVII e XVIII, ocorreram várias revoluções em vários campos sociais, desde a política até a 
economia. Sobre as influências ideológicas nos processos revolucionários, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XVIII) e Industrial (final do século 
XVIII) tiveram forte influência das ideias liberais. 
 b) As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XVIII) e Industrial (final do século 
XIX) tiveram forte influência das ideias comunistas. 
 c) As revoluções Inglesa (século XVII), Francesa (século XV) e Industrial (final do século 
XVIII) tiveram forte influência das ideias mercantilistas. 
 d) As revoluções Inglesa, Francesa e Americana tiveram forte influência do pensamento 
anarquista. 
 
7. A partir do século XV d. C., na Inglaterra, começa a ficar visível o processo de transição do 
feudalismo para o modo de produção capitalista. Com o cercamento dos campos e a imigração 
para as cidades, inicia-se a proletarização dos camponeses e o capitalismo passa a se consolidar. 
Os fatores que levaram à crise e à transição do feudalismo ao capitalismo tinham, entretanto, 
começado a surgir desde o século XI. Quanto a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) O aumento da importância das cidades foi um dos fatores da crise feudal. 
 b) O enfraquecimento na circulação monetária levou à crise do feudalismo. 
 c) A ausência de trocas comerciais fora dos feudos enfraqueceu o sistema. 
 d) O enfraquecimento do Estado e a queda nos tributos contribuíram para a crise. 
 
8. Parece-nos contraditória a manutenção de duas instituições distintas na Grécia Antiga - a 
democracia e a escravidão. Contudo, Perry Anderson (1989, p. 23) esclarece que "a escravidão e 
a liberdade helênicas eram indivisíveis: uma era condição estrutural para a outra", isto porque, de 
acordo com o pesquisador, "[...] a formação de uma população escrava liberou os cidadãos para 
a vida pública". Na condição de futuros historiadores e professores pesquisadores, precisamos ter 
cuidado ao olhar para o passado, sobretudo porque estamos vivendo em um outro tempo 
histórico, num contexto diferente da Grécia Antiga. Apesar disso, a democracia ateniense nos faz 
refletir sobre temas relevantes para o tempo presente. Neste sentido, analise as sentenças a 
seguir: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_8%20aria-label=
 
I- A democracia na Grécia era direta e não meramente representativa, ou seja, qualquer cidadão 
poderia pronunciar-se publicamente na assembleia, propor leis e discussões importantes para a 
polis. 
II- A representação de democracia na Grécia Antiga era muito semelhante a da atualidade, pois 
era indireta, ou seja, os cidadãos eram representados pelos políticos responsáveis por propor 
projetos e leis importantes para a cidade. 
III- O cidadão grego gozava de liberdade individual e do direito de igualdade perante a lei e seus 
concidadãos, assim como na atualidade. 
IV- No decorrer do tempo, passou-se a pagar os cidadãos gregos para participar das assembleias, 
isto porque estava havendo uma disparidade na participação entre ricos e pobres, que não 
podiam deixar seus afazeres para participar dos debates. 
 
Assinale a sentença CORRETA: 
 
FONTE: ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo.São Paulo: Brasiliense, 
1989. 
 a) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 
9. A política é uma das dimensões mais importantes de nossa sociedade. Entretanto, a política não é 
algo natural, ela faz parte de uma construção histórica e cultural. Sobre as origens e princípios do 
termo política, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A origem do termo "política" é indissolúvel de seu contexto histórico, a pólis grega. 
II- Os pensadores gregos empregavam o termo para designar as formas de gestão das decisões 
que diziam respeito à organização da vida da pólis: a guerra, por exemplo. 
III- Originalmente, não apresentavam vínculos com os cuidados e decisões sobre problemas e 
interesses da cidade. 
IV- A política era profundamente relacionada com a economia. A economia era controlada pelo 
Estado. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
 
10. Dentre os denominados teóricos do Estado Moderno, podemos citar o nome de Thomas Hobbes. 
Sua teoria é considerada um retrato de sua época, o século XVII, no qual a busca por legitimação 
do poder gerou algumas teorias. Ainda mais no espectro inglês, no qual as Revoluções (Puritana 
e Gloriosa) colocaram o problema da legitimação do poder estatal na ordem do dia. Classifique 
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Thomas Hobbes foi o criador da máxima: "o homem é lobo do homem". 
( ) Thomas Hobbes escreveu o livro O Leviatã. 
( ) Thomas Hobbes pautou suas opiniões políticas no relativismo cultural positivista. 
( ) Thomas Hobbes utilizou em seus escritos preceitos marxistas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SElEMDUzNw==&action2=SElTMzM=&action3=NjM4Njgx&action4=MjAyMC8x&prova=MTgzNjY4MDI=#questao_10%20aria-label=
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - F - V - V. 
 c) F - V - F - V. 
 d) V - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina