Buscar

ap 2 biologia celular

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre os níveis de organização celular, marque a alternativa correta:
		
	
	Existem dois tipos de organização celular (unicelulares e multicelulares) com dois tipos básicos de células (procarióticas e eucarióticas). São exemplos de seres unicelulares: bactérias e vírus.
	
	Existem dois tipos de organização celular (unicelulares e multicelulares) com dois tipos básicos de células (procarióticas e eucarióticas). São exemplos de seres procariotas: fungos, algas e plantas.
	
	Existem dois tipos de organização celular (unicelulares e multicelulares) com dois tipos básicos de células (procarióticas e eucarióticas). São exemplos de seres unicelulares: fungos, algas e plantas.
	 
	Existem dois tipos de organização celular (unicelulares e multicelulares) com dois tipos básicos de células (procarióticas e eucarióticas). São exemplos de organismos multicelulares: animais e plantas.
	
	Existem dois tipos de organização celular (unicelulares e multicelulares) com dois tipos básicos de células (procarióticas e eucarióticas). São exemplos de seres multicelulares: protozoários e todos os fungos.
	Respondido em 12/04/2020 10:19:39
	
		2a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia proveniente de:
		
	
	Adenosina monofostato
	 
	Adenosina trifosfato
	 
	Creatinina fosfato
	
	Adenosina difosfato
	
	Fosfoenolpiruvato
	Respondido em 12/04/2020 10:23:10
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sabe-se que células epiteliais acham-se fortemente unidas, sendo necessária uma força considerável para separá-las. Essa adesão celular deve à ação:
		
	
	dos microvilos.
	
	da parede celular celulósica.
	 
	 das glicoproteínas do glicocálice.
	
	do ATP, que se prende às membranas plasmáticas das células vizinhas.
	
	dos centríolos.
	Respondido em 12/04/2020 10:27:53
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A glândula hipófise, localizada na base do encéfalo, é responsevel pela secreção de vários hormônios que atuam em diferentes células alvos do organismo. Um exemplo é o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) que promove o recrutamento follicular nos ovários. Neste caso, é correto afirmar que a comunicação celular é:
		
	
	Autócrina
	
	Parácrina
	
	Junções Comunicantes (GAP)
	
	de contato
	 
	Endócrina
	Respondido em 12/04/2020 10:40:28
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O núcleo celular descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o DNA da célula. Em relação ao núcleo, assinale a resposta VERDADEIRA:
		
	
	Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros também outras estruturas como fagossomos e hidrogenossomos.
	 
	o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA, a memória do organismo.
	
	O núcleo de uma célula se encontra sempre no centro da célula e todas as células possuem núcleo.
	
	é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis como seres animais.
	 
	no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear contendo também o citoesqueleto.
	Respondido em 12/04/2020 10:46:49
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na espécie humana o individuo possui 46 cromossomos. Quantos cromossomas existem no óvulo e no espermatozóide respectivamente?
		
	
	92 e 92
	 
	23 e 23
	
	46 e 23
	
	92 e 46
	
	46 e 46
	Respondido em 12/04/2020 10:53:40
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sabe-se que os nucleotídeos estão presentes na constituição dos ácidos nucleicos. Acerca das características dessas moléculas, é correto afirmar:
		
	
	Os nucleotídeos são as unidades monoméricas dos ácidos nucleicos, constituídos de uma base nitrogenada, um radical fosfato e uma hexose.
	
	Os nucleotídeos são as unidades monoméricas dos ácidos nucleicos, constituídos de uma base nitrogenada, um radical sulfato e uma pentose.
	
	Os nucleotídeos são as unidades monoméricas apenas do RNA, constituídos de uma base nitrogenada, um radical fosfato e uma hexose.
	 
	Os nucleotídeos são as unidades monoméricas dos ácidos nucleicos, constituídos de uma base nitrogenada, um radical fosfato e uma pentose.
	 
	Os nucleotídeos são as unidades monoméricas apenas do DNA, constituídos de uma base nitrogenada, um radical fosfato e uma pentose.
	Respondido em 12/04/2020 10:56:37
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	São organelas que existem em todas as células relacionadas à síntese de proteínas e podem ser encontrados livres no citoplasma nas células procariontes ou presas a carioteca ou retículo endoplasmático rugoso nas células eucariontes:
		
	
	Lisossomos.
	
	Microtúbulos.
	
	Fagossomos.
	
	Aparelhos de Golgi.
	 
	Ribossomos.
	Respondido em 12/04/2020 10:59:18
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas que tem a função de:
		
	
	realizar a secreção de substâncias celular
	 
	realizar a respiração celular
	
	realizar o transporte de proteínas
	
	realizar a digestão celular
	
	realizar a síntese de proteína
	Respondido em 12/04/2020 11:00:38
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No citoplasma celular encontram-se estruturas com formas e funções definidas,denominadas como organelas citoplasmáticas,indispensáveis para o bom funcionamento do organismo vivo. Associe as organelas com suas respectivas funções: 1. Complexo de Golgi 2. Lisossomo 3. Carioteca 4. Ribossomo 5. Centríolo ( )- responsável pela delimitação do material genético e presente somente em células eucariotas ( )- local de síntese protéica. ( )- modifica, concentra, empacota e elimina os produtos sintetizados no Retículo Endoplasmático Rugoso. ( )- vesícula que contem enzima digestivas formadas pelo Complexo de Golgi. ( )- responsável pela formação de cílios e flagelos.
		
	
	2 - 1 - 3 - 4 - 5
	
	1 - 3 - 2 - 4 - 5
	
	3 - 4 - 2 - 5 - 1
	
	2 - 3 - 1 - 5 - 4
	 
	3 - 4 - 1 - 2 - 5

Continue navegando