Buscar

biossegurança Beatiz Temporim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O HIV E O TRABALHADOR DE ENFERMAGEM FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL PERFUROCORTANTE
Nome: Beatriz Dias Temporim - Enfermagem 9° período - Matéria: Biossegurança
O seguinte artigo relata os acidentes com materiais perfurocortantes contaminados com HIV, que acontecem com profissionais de enfermagem. Tem múltiplas formas hoje em dia como prevenção de técnicas e métodos adotados pra prevenir esses acidentes como: as medidas a ser adotadas na hora de higienização e nos descartes dos materiais, minimizando os números de acidentes. Os riscos ocupacionais são criados planos de prevenção os cuidados tem que ser adotados como principais medidas de prevenção pros profissionais de enfermagem, independente do paciente ter o diagnostico de sorologia positiva.
Objetivo identificar a produção científica sobre o acidente de trabalho do profissional de enfermagem com material biológico contaminado por HIV e caracterizar os fatores predisponentes aos acidentes de trabalho, assim como os procedimentos realizados pós-exposição ao material perfurocortante potencialmente contaminado pelo HIV.
O estudo ocupacional é frequente com um número elevado de acidentes com agulhas, trazendo altos índices de notificações de acidentes com profissionais de enfermagem com materiais perfurocortantes.
No caso de exposição com HIV, a medidas a serem adotadas pra prevenir recapeamento das agulhas logo que termina o procedimento, e o uso indispensável dos EPI,pra segurança dos profissionais e paciente. As propostas da educação em saúde determinam essas praticas ocupacionais pra ter controle dos acidentes. A grande causa esta a correria de realizar os procedimentos e não ter os cuidados certos na prevenção desses acidentes.
Além disso, e necessidade de treinas os profissionais de enfermagem a lidar com esses acidentes. O enfermeiro após a exposição tem que usar tais medidas como: lavagem da lesão com água corrente, lava com soro fisiológico, notificar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH),realizar a coleta de sangue imediatamente pra realiza o teste rápido de sorologia ,e em seguida dar inicio o procedimentos quimioprofiláticos.
E de grande importância o estado sorológico do paciente por meio de dados do prontuário, e quando estes não estiverem disponíveis é preciso solicitar o teste rápido do HIV, a partir do consentimento por escrito do paciente. Tais testes rápidos são indicados nas situações em que se necessita de decisões terapêuticas rápidas, como na prevenção materno-infantil, no caso das parturientes que não realizaram o teste anti-HIV.
Concluir-se que e de suma importância à responsabilidade de procedimentos, os quais incluem contato com material biológico, a exemplo do sangue, importância da utilização das precauções padrão no momento de cuidar do outro, a equipe de enfermagem precisa ser orientada, tendo como meta a sua proteção pessoal. Cabe aos serviços de saúde planejar e programar orientações especifica aos trabalhadores de enfermagem, para que estes adotem um exercício profissionais seguro. Acreditamos que a prática dos trabalhadores de enfermagem no cuidado a pessoa soropositivo para o HIV precisa continuar com enfoque humanístico, norteado por normas que visam à implementação da biossegurança, através de medidas preventivas ao trabalhador no ato de cuidar, O importante é praticá-las de maneira sistemática e adequada, com competência técnica e de forma universal, visando a uma assistência ética e humana, com respeito a todos os cidadãos, independente do seu diagnóstico.

Outros materiais

Outros materiais