Buscar

Para atender a esta forma de participação organizada da população na gestão de saúde pública no Brasil, foram criados os Conselhos Participativos da Saúde, que é essencial na

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Leia estas informações a seguir, sobre Saúde Pública no Brasil:
 "O movimento da Medicina Social apareceu na América Latina no final da década de 1960 e no início de 1970. Em seu centro está a discussão acerca da valorização do social enquanto esfera de determinação dos adoecimentos e possibilidades de saúde, na prevenção das doenças e na promoção da saúde. O movimento da reforma sanitária brasileira, surgido em meados da década de 1970, tinha como principal bandeira a luta pela democratização da saúde. A democratização da saúde, implica na elevação da consciência sanitária sobre saúde e seus determinantes e o reconhecimento do direito à saúde, inerente à cidadania, garantindo o acesso universal e igualitário ao Sistema Único de Saúde (SUS) e participação social no estabelecimento de políticas e na gestão, Paim, 2008)".
	Para atender a esta forma de participação organizada da população na gestão de saúde pública no Brasil, foram criados os Conselhos Participativos da Saúde, que é essencial na oferta e gestão dos serviços de saúde no Brasil, desde 1988 com a promulgação da Constituição.
 Então, propomos como desafio, que pesquisa e responda:
 I - Cite uma instância de Conselho Participativo na Saúde, Municipal, Estadual ou Federal.
 II - Analise uma de suas funções.
	
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil foi criado pela Constituição de 1988 e dois anos depois regulamentado pela lei nº 8.080/90 que institucionalizava e nº 8.142/90 dispõe sobre a participação da sociedade na gestão do SUS a partir dos Conselhos de Saúde. 
	Os conselhos existem para que a sociedade possa acompanhar, intervir nas ações do SUS, nas verbas e repasses de programas federais para haver atendimento de qualidade à população. Além dos conselhos Municipais, Estaduais e o Federal, existem Conselhos Locais de Saúde e os Conselhos de Saúde Distritais 
	O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, conforme a lei nº8.142/90, que diz no artigo 1º; 
“§ 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.”
	Os conselhos Municipais, são compostos por representantes da sociedade, sendo trabalhadores, profissionais da saúde e representantes da comunidade. Todos tem poderes semelhantes na tomada de decisão, bem como acompanhamento, controle e fiscalização das politicas da saúde. Participam da elaboração das metas para a saúde. Controlam a execução das ações na saúde, devem se reunir pelo menos uma vez por mês e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. A cada 4 anos na Conferência Nacional de Saúde, a próxima está previsto para 16 de agosto em Brasília. Este espaço democrático visa a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Através das ações dos conselhos há a descentralização com participação e controle populares que acompanha a aplicação dos recursos visando atender a população, fiscaliza os recursos e se estão sendo aplicados como estabelecido no Plano de Saúde e como estão sendo movimentados e se há coerência nas informações prestadas.
	Junto ao governo, o Conselho Municipal de Saúde tem autonomia para exercer o controle sobre a gestão do SUS e atuar de maneira propositiva nas instâncias federativas. 
Referência:
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Conselhos de saúde: a responsabilidade do controle social democrático do SUS; 2 ed; nov. 2013. ( http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conselhos_saude_responsabilidade_controle_2edicao.pdf)
- LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm
- LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm
- SALIBA, Nemre Adas et al . Conselhos de saúde: conhecimento sobre as ações de saúde. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 43, n. 6, p. 1369-1378, Dec. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122009000600007&lng=en&nrm=iso>. access on 10 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000600007.

Continue navegando