Buscar

estudo socioeconomico municipio do chui portfolio em grupo

Prévia do material em texto

8
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
servico social
cecilia gonzalez larroza
danise santos rota
lauren avila de Moura
luciola Teixeira rolan
Estudo socioeconomico do municipio do chui
 
Santa Vitória do Palmar
2018
cecilia gonzalez larroza
danise santos rota
lauren avila de Moura
luciola Teixeira rolan
estudo socioeconomico do municipio do chui
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná- Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas do primeiro semestre de 2018.
Orientador: Prof.ª Maria Angela Santini, Levy Henrique Bitencourt Neto, Amanda Boza Gonçalves, Nelma Galli.
Santa Vitoria do Palmar
2018
RESUMO
 O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve estudo sobre o município do Chui e apresentar informações sobre território, perfil da população, economia predominante, além de discorrer sobre os projetos sociais e acesso aos direitos assistenciais pertinentes ao município.
Palavra-chave: socioecoomico, Chui, assistência
ABSTRACT
 The present study aims to present a brief study about the municipality of Chui and present information about territory, population profile, predominant economy, as well as discussing social projects and access to assistance rights relevant to the municipality.
Keyword: socioeconomico, Chui, assistance
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
3 CONCLUSÃO	7
 REFERÊNCIAS	8
1 INTRODUÇÃO
 Este trabalho mostra uma visão sobre a situação socioeconômica do Município do Chuí. Tem como objetivo mostrar um breve resumo sobre a cidade, bem como suas dificuldades, suas políticas publicas, desenvolvimento, fronteira, saúde, segurança, em especial desse município que é fronteira entre Brasil e Uruguai.
 Contara um pouco de sua origem, emancipação e a importância dos Free Shops para região. Neste contexto, o presente trabalho visa identificar os desdobramentos vividos pela ausência de segurança, Policiais Militares, por meio de levantamentos e analise de dados através de pesquisas e questionamentos da comunidade em geral, para que seja identificado o nível de risco que se vive em uma cidade fronteiriça e tentar observar as medidas tomadas com o município e sua população.
 No desenvolvimento trata se de uma breve historia do surgimento do município numa visão geral, tento como enfoque principal a região, que por sua vez tem inicio o Brasil.
1. desenvolvimento
 Chui é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil. É a cidade mais meridional do país, fazendo fronteira com a cidade do Chuy-Uruguai. Possui uma população de aproximadamente 5.920 habitantes constituída por brasileiros, uruguaios e árabes palestinos (estes últimos muito ligados ao comércio). A cidade está situada a 20 km de Santa Vitória do Palmar, 525 km de Porto Alegre, 2.552 km de Brasília e 347 km de Montevidéu, capital do Uruguai.
 A principal fonte de renda do município vem do comércio de fronteira, sendo a venda de produtos alimentícios e de vestuário nos supermercados e lojas para os turistas. Balizados por câmbio favorável, organizam-se excursões em cidades uruguaias para comprar gêneros no comércio local.
 O Chuí vem ser dividido, ou seja, separado do Chuy-Uruguai apenas por uma longa avenida com um canteiro central. No lado brasileiro, a avenida leva o nome de Avenida Uruguai, e, no lado uruguaio, a mesma leva o nome de Avenida Brasil. No Chuy, são famosos os free shops, que atraem brasileiros e uruguaios a fim de consumir os produtos livres de impostos. Durante o verão, o comércio binacional chama a atenção de turistas vindos de longe - principalmente argentinos - em viagem às praias uruguaias e brasileiras como Punta Del Este, La Paloma, Punta Del Diablo, Barra Del Chuy, Barra do Chuí, Hermenegildo (considerada a maior praia do mundo) e cidades como Montevidéu, Porto Alegre e Florianópolis, que continuam sendo as mais procuradas ate hoje.
 A situação das fronteiras permaneceu confusa. A solução definitiva somente viria com o tratado de limites entre Brasil e Uruguai, celebrado em 12 de outubro de 1851, pelo qual a nação vizinha aceitou a incorporação dos Campos Neutrais Chuí-Taim ao território brasileiro.
 Devido à falta de efetivo da Policia Militar neste município teve um aumento considerável grave no número de usuários de drogas. Com isso aumentou o numero de roubo, trafico e homicídios nesta região.
 No que diz respeito Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, no nível de proteção básica estão o Programa e Atendimento Integral à família- PAIF no Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS Unidade 1, dando auxílio e orientações às famílias para prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos, como oficina de artesanatos, dança, esportes, etc.
 Em nível de média complexidade, o Programa e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos- PAEFI, oferecido pelo Centro de Referencia Especializado de Assistência Social- CREAS Sentinelas Sem Fronteiras, que atende vitimas de violência (física, domestica, sexual, psicológica, etc) e acompanhamento para que não haja mais ocorrência e desenvolvimento de projetos e ações que auxiliem na promoção de direitos sociais e na diminuição da violação de direitos humanos.
 Em nível de alta complexidade, que são os serviços de acolhimento institucional como Casa de Passagem ou Casa-lar, por exemplo, não existem no município. Todos os casos relacionados a essa questão são encaminhados por ordem judicial à cidade de Santa Vitoria do Palmar, que fica a 20 quilômetros do Chui, até que o problema seja solucionado.
 Analisando os relatórios de informações sociais, o Chui é considerado um município de pequeno porte, com população de 5.920 habitantes, sendo que 96% é urbana e 4% é rural. De acordo com censo do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010, 3020 pessoas estavam trabalhando ativamente, sendo que 31% exerciam sua profissão de carteira assinada. 
 Outro relatório é no que diz respeito ao Brasil Sem Miséria, programa que tem como desafio superar a extrema pobreza no país. Nesse programa estão inclusos vários projetos, como o Bolsa Família, que conta com 234 famílias cadastradas (maio/2018) que usa o Cadastro Único, com 605 famílias cadastradas (abril/2018) para acompanhamento dos beneficiários.
 Outro programa é o Mais Educação, que é a estratégia de oferecer educação em tempo integral e estimula a ampliação da jornada em escolas publicas, com atividades como reforço pedagógico, esporte e artes no turno inverso ao horário normal de estudos.
 E para garantir o acesso aos serviços assistenciais também se fez necessário ter no município um Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS e Um Centro de Referencia Especializado de Assistência Social- CREAS, ambos cofinanciados pelo Ministério do Desenvolvimento Social- MDS.
 No censo do IBGE/2010 havia 283 pessoas, de diferentes faixas etárias em situação de pobreza. Estima-se, que atualmente com todos os programas em funcionamento, esse número tenha diminuído.
 
CONCLUSÃO
Com esse trabalho podemos ter uma breve visão da realidade no município do Chui, desde sua localização, as fontes de renda, os projetos existentes, as precariedades no que diz respeito à segurança e alguns projetos assistenciais. Porém, mesmo sendo um município de pequeno porte, o Chui tem presente em seu território projetosdo governo em vigor e atendendo a população, caminhando para o progresso.
REFERÊNCIAS
AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização. 1990.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p.
CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório de atividades. Curitiba, 2004.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999.
. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998.
REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 199
Cras em Chui- RS: unidade 1. Cras. 2018. Disponível em: https://cras.site/cras-em-chui-rs-unidade-1/ Acesso em 11 jun 2018.
CREAS Sentinelas sem Fronteiras. Previdência Social. Disponível em: https://previdencia.social/endereco-e-telefone-assistente-social-creas-sentinela-sem-fronteiras-de-chui-rs/ Acesso em 11 jun 2018
Relatório de Informações Sociais. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/relatorios/mds/index.php Acesso em: 11 jun 2018

Continue navegando