Buscar

História da Educação no Brasil Colônia

Prévia do material em texto

Aula 5 – História da Educação
1) A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola no século XVI, que exerceu forte influência em diversas áreas coloniais controladas por europeus entre os séculos XVI e XVIII. Apesar de ter sido uma ordem religiosa muito próxima aos clérigos poderosos do Vaticano, somente no século XXI conseguiu fazer com que um de seus membros se tornasse papa. Qual foi esse papa?
Francisco I. O papa Francisco I, argentino, foi o primeiro papa da Companhia de Jesus, iniciando seu mandato papal em 2013.
2) O currículo do Ratio Studiorum aplicava o conceito de artes liberais e era composto pelas disciplinas de:
Aritmética, Geometria, Música e Astronomia. 
3) O currículo definido pelo Ratio Studiorum era composto pelas disciplinas de:
Gramática Média, Gramática Superior, Humanidades, Retórica, Filosofia e Teologia.
4) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado na(s):
educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII. A Igreja Católica, por meio dos jesuítas e da Companhia de Jesus, teve o total controle da educação brasileira até o século XVIII . Os jesuítas chegaram no Brasil em 1549, por Salvador (cidade fundada com ajuda deles), na Bahia, através da expedição de Tomé de Souza. Além de catequizar os índios, os jesuítas construíram colégios que iam do Ceará a Santa Catarina e foram muitos que deram o seu sangue pelos colégios, por Portugal e pelos indígenas. Com o decorrer do tempo a influência dos jesuítas ia crescendo e eles passaram a ter uma certa independência em relação ao Estado e até da própria igreja.Quando os índios passaram a ser livres, isso chocou-se contra os jesuítas, que não deixavam que a autoridade real interferisse nos assuntos deles. Marquês de Pombal que queria realizar uma reforma e aproveitar e centralizar o poder, expulsou os 670 jesuítas que aqui moravam e mandou fechar os colégios. Eles foram acusados de traição, o Padre Gabriel Malagrida foi queimado em praça pública e o restante embarcou para Lisboa aonde foram presos.
5) No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram relevante papel na na educação e difusão do catolicismo, porque:
I - Detinham o monopólio da educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente.
II - Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
III - Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas em relação aos jesuítas no Brasil é:
I, II e III estão corretas. No processo de colonização do Brasil os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo porque detinham o monopólio da educação. Tinham o objetivo da catequização dos índios e construiram um grande sistema educaional com poder econômico e polítíco. Por essa razão foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750.
6) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo aqui até serem expulsos em 1759. Analise as afirmativas a seguir e marque somente as que estão de acordo com as ações dos jesuítas naquele período:
I -  Ensinaram os índios e os filhos dos colonos
II - Criaram colégios, como o Colégio de São Paulo, em torno do qual foi fundada a cidade de São Paulo de Piratininga, atual São Paulo
III - Acumularam fortunas com a posse de enormes extensões de terras e engenhos
IV - Criaram as missões, em que organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.
A única alternativa que contém somente afirmativas corretas em relação aos jesuítas é:
Todas as alternativas estão corretas. Os  jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo aqui até serem expulsos em 1759. Nesse período foram os responsáveis pela educação ds índios e dos filhos dos colonos, criaram colégios, acumularam fortunas e instituíram as missões.
7) Ratio Studiorum  foi um método educacional instituído pelos jesuítas. Esse método foi inspirado nas teorias de:
Aristóteles e de São Tomás de Aquino. O método jesuíta de educação foi fundamentado nas Teorias de Aristóteles e de São Tomás de Aquino e pela cultura europeia, principalmente no momento em que o Movimento Renascentista era a centralidade da época.
8) A Companhia de Jesus atuou durante muitos anos no Brasil Colônia na área da Educação, em uma ação conjunta com a Coroa Portuguesa no processo de colonização brasileira. No entanto, com a disseminação dos ideais iluministas, a atuação da Companhia de Jesus no Brasil foi suprimida em todos os territórios portugueses por:
Marquês de Pombal. Os jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal.

Continue navegando