Buscar

O%20laudo%20social%20é%20um%20documento%20de%20cunho%20importantíssimo%20em%20um%20processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O laudo social é um documento de cunho importantíssimo em um processo, é através dele que se retrata o estudo de caso e a situação, breve histórico com dados relevantes e significativos. O profissional na área de Serviço Social, devem valer-se de suas competências teóricas, éticas e técnicas, para registrar, considerando cada fato, com foco em contribuir para o acesso e garantir a efetivação de direitos. Este documento é composto por um estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise.
Para a efetivação deste registro o profissional tem como principais referências os dados obtidos através de entrevistas, visitas, contatos, estudos dos documentos e bibliográfico, que considerar necessário¹. Sempre mantendo o sigilo que cada caso exigir, respeitando os princípios éticos. O laudo social é um documento utilizado como “prova”, que instruirá o processo e poderá dar suporte à decisão, a sentença judicial.
Assim como em um relatório o laudo não precisa necessariamente obter todas as informações que foram levantadas a partir do estudo do caso, mas se faz necessário o arquivamento de todas as informações, para que se no futuro precisar de dados que sejam relevantes, o assistente social esteja com todos os relatórios e estudos, do determinado caso. É importante salientar que o parecer social, pode ser parte final de um laudo ou pode ser realizado em determinação judicial, com base nos conteúdos já documentados nos autos e/ou informações complementares. 
______________________________
¹ Nas várias instâncias da justiça em que pode ser requisitado o estudo social com a apresentação do laudo, geralmente o profissional obedece um prazo para a realização/conclusão do trabalho.

Outros materiais