Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES MICROBIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ED MCROBIOLOGIA:
1 - O uso indiscriminado de medicamentos, sobretudo antibióticos, aumenta de forma considerável o risco de casos de superbactérias – micro-organismos resistentes à maior parte dos tratamentos disponíveis. O alerta é do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcos Antonio Cyrillo. Para o infectologista, o uso indiscriminado de antibióticos configura, de certa forma, um problema cultural, já que o profissional de saúde se sente mais seguro ao receitar o medicamento. “Ele acha que está fazendo um bem para o paciente, mas vários fatores precisam ser levados em conta na hora de fazer um programa de prevenção e também de orientação para o uso de antibiótico”, reforçou. 
(Estadão. disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,uso-indiscriminado-de-antibioticos-aumenta-risco-de-superbacterias,884991,0.htm).
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA:A 
O código genético em forma circular confere resistências aos antibióticos. 
2 - Leia o texto abaixo.
As bactérias do gênero staphylococcus são do tipo aneróbio facultativo, mas sem a presença de oxigênio em uma temperatura de 37°C seu desenvolvimento será potencializado, ou seja, elas se adaptam muito bem a uma temperatura parecida com a do corpo humano. Pertencentes à categoria dos estafilococos coagulase negativos, encontrado na microbiota anfibiôntica, ou causando patogenias nos seres humanos, o staphylococcus epidermidis é um importante agente de infecções hospitalares.
Sobre essa espécie, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: A
Produz biofilmes, mecanismo que dificulta a ação dos antimicrobianos.
3 - Células esféricas gram-positivas apresentam-se normalmente semelhantes a cachos de uva e crescem em diversos meios de cultura. Quando patogênicas hemolisam o sangue coagulam o plasma e produzem diversas enzimas e toxinas extracelulares. Os staphylococus necessitam de ferro para seu desenvolvimento e sua transmissão pode acontecer via cateteres e prótese, causando no ser humano meningites, endocardites e artrites, entre outras doenças.
A respeito dessas células, leia atentamente as afirmativas a seguir:
IV - Fazem parte da microbiota normal da pele e da mucosa de mamíferos e aves.
Está correto o afirmado em
RESPOSTA: D
IV 
4 - Um jovem de 23 anos, sexo masculino, após almoçar em um restaurante e comer uma salada com ingredientes desconhecidos, começou a sentir-se mal. Ao chegar em casa sentiu náuseas, evoluindo para vômitos e diarreia. Começou a sentir-se debilitado e com acentuada vertigem. Horas depois, o paciente percebeu modificações na voz e dificuldade na deglutição, evoluindo para uma flacidez muscular generalizada.
Possivelmente, este paciente foi contaminado pela toxina:
RESPOSTA: a
botulinum neutotoxin.
5 - Os vírus são extremamente simples e diferem dos demais seres vivos pela inexistência de organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estarem dentro de uma célula hospedeira. São responsáveis por várias doenças infecciosas. 
Quanto ao ácido nucleico dos vírus, podemos dizer que pode ser.
RESPOSTA: D
RNA ou DNA, linear ou circular, fita dupla ou simples em ambos.
6- Leia o texto abaixo.
As primeiras evidências de profagos surgiram como resultado de experiências de conjugação e transdução. Com a determinação dos mapas genéticos do profago e do DNA fágico resultante do cliclo lítico, foi possível estabelecer as diferenças entre eles e delinear um modelo para a integração do profago. (Recombinação em alvo específico em bacteriófagos, integração e excisão viral – Elysa Anes)
 O que é profago?
RESPOSTA: D
Bacteriófago incorporado no cromossomo bacteriano.
7 - Leia  atentamente as afirmativas abaixo:
I São parasitas intracelulares facultativos.
II Quando extracelular, o vírus é uma partícula capaz de se replicar.
III Sua constituição é basicamente de um ácido nucleico (DNA ou RNA) envolvido por um capsídeo proteico ou uma membrana lipoproteica.
IV O citamegalovírus apresenta genoma DNA e uma pequena quantidade de RNA em sua partícula viral.
Sobre os vírus, está correto o afirmado em:
Resposta: C
III E IV
8 - Os vírus são infecciosos e possuem capacidade de infectar qualquer organismo vivo gerando doenças. Mas para pesquisas científicas são importantes, pois, possuem um genoma fácil de manipular.
Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I  A replicação dos vírus é um processo simples e idêntico.
II A adsorção do vírus às células hospedeiras ocorre por afinidades dos seus sítios reativos em sua superfície com receptores de membrana do hospedeiro.
III O processo de penetração na célula hospedeira é igual para vírus envelopados e não envelopados.
IV A remoção do capsídeo dentro da célula hospedeira, expondo o material genético do vírus é conhecida como desnudamento.          
Está correto o afirmado em:
RESPOSTA: D
II E IV
9 - Leia o texto abaixo.
Rio: dengue tipo 4 continua a circular por bairros de Niterói
Moradores de Niterói, Região Metropolitana do Rio, estão cada vez mais preocupados com o índice de aumento de casos de suspeitas de dengue na região. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram registrados 4.354 notificações na última segunda-feira, 237 a mais apresentado pela mesma há duas semanas. De acordo como a FMS, o vírus Dengue tipo 4 tem circulado pelos bairros do Cafubá, São Domingos e São Francisco.
Disponível em <http://www.sidneyrezende.com/noticia/138497+rio+dengue+tipo+4+continua+a+circular+por+bairros+de+niteroi/preview>. Acesso em 21 jul. 2011. 
A transmissão da dengue ocorre.
RESPOSTA: D
através de um vetor, o mosquito fêmea Aedes Aegypti.
10 - Leia as afirmativas abaixo:
I Uma doença aguda é causada pelo vírus que apresenta RNA do gênero Enterovírus, família Picornaviridae, espécie Poliovirus. CERTA
II O Poliovirus possui duas espécies que provocam paralisia, que são a I e a II. NÃO 
III A transmissão pode ser direta, via secreções nasofaríngeas, ou indireta, via objetos e alimentos. CERTA
IV A vacinação é a única forma de  prevenção da doença. CETA 
Está correto o afirmado em:
RESPOSTA: I, III E IV
11 - Os fungos são organismos eucariotos e heterotróficos e, diferentemente das plantas, não sintetizam clorofila ou outro pigmento fotossintético. Não possuem celulose na parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e sim substâncias quitinosas. Podem se reproduzir de maneira assexuada, garantindo a propagação da espécie, e sexuada, garantindo a variabilidade da espécie. Os fungos possuem diversos hábitats, como os vegetais, a água e os animais, entre outros. A principal função dos fungos é:
RESPOSTA: D
promover a ciclagem dos elementos da natureza.
12- O vírus da gripe espanhola, causador da pandemia de 1918 que matou milhões de pessoas, foi recentemente recriado em laboratório. O vírus foi isolado dos tecidos de uma vítima enterrada em solo gelado e seu genoma foi completamente sequenciado. A partir da sequência obtida, genomas virais foram sintetizados in vitro e vírus ativos foram obtidos por multiplicação em células de rim humano mantidas em cultura. Uma série de desdobramentos pode ser consequência desse conjunto de procedimentos, EXCETO que esses vírus: 
RESPOSTA: D
permitam realizar experimentos com o objetivo de identificar exatamente as posições no genoma humano em que se incorporam.
13 - Os candidatos à doação de sangue respondem a um questionário clínico confidencial sobre suas condições de saúde e hábitos. Se um candidato afirmar ter usado drogas injetáveis recentemente, a bolsa contendo seu sangue para doação deverá ser:
RESPOSTA: B
descartada, pois anticorpos em níveis detectáveis nos testes para doenças virais podem demorar a aparecer. 
14 - A hepatite C é causada por um retrovírus denominado HCV, que leva à inflamação, à cirrose e ao câncer do fígado na sua forma crônica. A hepatite C representa hoje significativo problema de saúde pública em razão do grande número de pessoas que têm a doença evoluída para a forma crônica. Por ser uma doença transmissível, é importanteque epidemiologistas entendam as características relacionadas à sua transmissão nas comunidades em geral. Considerando as formas de transmissão da hepatite C em humanos, analise as afirmações abaixo. 
I. A esterilização de materiais perfurocortantes representa importante ação no processo de controle da contaminação.
III. O controle de sangue, hemoderivados e órgãos para transplante tem efeito positivo no controle da transmissão do vírus.
RESPOSTA: C
 I e III
15 - (IFRN 2011) Os meios de cultura podem ser classificados em contínuos e descontínuos. Emuma cultura descontínua, as condições não permanecem ideais por muito tempo, devido à diminuição da quantidade de nutrientes e à acumulação dos produtos do metabolismo microbiano. Sabendo que na cultura descontínua em meio líquido observa-se que a curva representativa apresenta várias fases de crescimento, analise o quadro a seguir:
1. Fase de lag: a) Ao fim de certo tempo, a velocidade de crescimento vai diminuindo até atingir uma fase em que o número de novos indivíduos é igual ao número de indivíduos que morrem.
2. Fase de log: b) Os microrganismos encontram-se na plenitude de suas capacidades, em um meio cujo suprimento de nutrientes é superior às necessidades do organismo cultivado.
3. Fase estacionária: c) Depois de certo tempo, o número dos organismos que morrem torna-se progressivamente superior ao número dos que surgem.
4. Fase de declínio: d) Essa fase só ocorre quando os microrganismos semeados provêm de uma cultura velha.Relacionando a primeira coluna (nomes das fases) e a segunda coluna (caracterização das fases),ASSINALE A OPCAO CORRETA:
RESPOSTA: B 
1-d; 2-c; 3-a; 4-b.

Continue navegando