Logo Passei Direto
Buscar

2020 1B AV2 - PARASITOLOGIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As Filarioses, especialmente a Oncocercose (cegueira dos rios), a elefantíase e o verme ocular africano (loa loa), afetam juntas 168 milhões de pessoas e ameaçam mais de 1 bilhão nas regiões mais pobres do mundo. A Oncocercose e a elefantíase causam doença crônica, com deficiências para toda vida, como cegueira e inchaço de membros ou da genitália em milhões de pessoas no mundo. O ciclo do tratamento preventivo pode durar anos e provocar graves reações ou morte, se administrado em pessoas que tenham coinfecção de loa loa, Oncocercose ou elefantíase (DNDi, 2012).
Sobre a elefantíase, assinale a alternativa correta:
a. A Wuchereria bancrofti infecta humanos e animais silvestres, que são as únicas fontes de infecção para os mosquitos vetores.
b. A Wuchereria bancrofti é um protozoário que vive nos vasos linfáticos das pessoas infectadas, apresentando diversas manifestações clínicas. Existem indivíduos que nunca desenvolvem sintomas, havendo ou não detecção de microfilárias no sangue periférico.
c. Os casos crônicos mais graves de filariose são de indivíduos que apresentam hidrocele, presença de gordura na urina e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais.
d. A transmissão da filariose pode ocorrer pela picada do inseto vetor infectado que deposita as larvas na pele lesada do hospedeiro, além de transfusões sanguíneas e acidentes laboratoriais.
e. O controle da filaríase compreende apenas o tratamento de todas as pessoas parasitadas.

As leishmanioses correspondem a um grupo de doenças infecciosas causadas por parasitos do gênero Leishmania. Essas doenças apresentam um amplo espectro de manifestações clínicas a depender de fatores como espécie infectante, a susceptibilidade e as condições imunológicas do hospedeiro.
Qual a forma evolutiva infectante capaz de infectar o homem?
a. Bradizoíto.
b. Cisto.
c. Trofozoíto.
d. Promastigota.
e. Amastigota.

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele. Essa doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. Contudo, dependendo da espécie de parasito, em estágios mais avançados da infecção, regiões tais como mucosas do nariz, da boca e da faringe também podem ser afetadas.
Em relação à LT, assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmissão e a profilaxia dessa doença.
a. Protozoário Toxoplasma gondii - ingestão de ocistos - remoção de dejetos de gatos.
b. Protozoário Giardia lamblia - ingestão de cistos - saneamento básico.
c. Protozoário Trypanosoma cruzi - picada do mosquito do gênero Aedes - combate ao mosquito.
d. Protozoário Entamoeba histolytica - ingestão de cistos - eliminação de cães contaminados.
e. Protozoário Leishmania braziliensis - picada do mosquito do gênero Lutzomyia - combate ao mosquito.

A diarreia aguda ainda é uma das mais importantes causas de morbimortalidade na infância em muitos países em desenvolvimento, em especial nos lactentes e pré-escolares. Nos países industrializados, ela raramente é fatal, embora exerça algum impacto nos setores de saúde e socioeconômico. Dentre as enteroparasitoses mais endêmicas, a Giardíase afeta os estados físico e nutricional das pessoas.
Sobre essa parasitose intestinal, é correto afirmar que:
a. Além do consumo de alimentos e água contaminados pelos cistos de Giardia lamblia, dentre as demais formas de transmissão, há a possibilidade de contaminação através de um aperto de mão em uma pessoa infectada e que não tenha o hábito de lavar as mãos.
b. A maioria das infecções por Giardia lamblia são assintomáticas, afetando apenas lactentes e crianças, entretanto, adultos imunocomprometidos também podem ser afetados.
c. A giardíase sempre ocorre de maneira sintomática, onde o indivíduo apresenta quadros de diarreia aguda e autolimitante ou persistente. Além disso, há evidências de má absorção e perda de peso.
d. As infecções sintomáticas não são curadas espontaneamente, as quais podem levar o paciente ao desenvolvimento de doenças crônicas e à falha no tratamento.
e. Os trofozoítos de Giardia lamblia multiplicam-se por divisão binária e colonizam o intestino, onde permanecem aderidos à mucosa estomacal.

A doença de Chagas é uma enfermidade causada por protozoários que parasitam o sangue e os tecidos de pessoas e animais. Estes parasitos são transmitidos de um hospedeiro a outro por insetos popularmente conhecidos como barbeiros.
Sobre esta temática, o principal agente etiológico da doença e sua forma infectante para mamíferos são, respectivamente:
a. Triatoma infestans; forma tripomastigota metacíclica.
b. Trypanosoma cruzi; forma epimastigota metacíclica.
c. Triatoma infestans; forma amastigota metacíclica.
d. Trypanosoma cruzi; forma tripomastigota metacíclica.
e. Trypanosoma cruzi; forma promastigota metacíclica.

A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. Ela pode ser provocada por quatro protozoários do gênero Plasmodium. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos infectados com o Plasmodium.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo sobre a malária.
I. No Brasil, os casos humanos estão associados a quatro espécies do agente etiológico: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malarie e Plasmodium ovale.
II. Os principais vetores da doença são os mosquitos do gênero Anopheles.
III. As formas infectantes do parasita, encontradas nas glândulas salivares do mosquito vetor, são os trofozoítas.
IV. As formas evolutivas do parasita que invadem as células sanguíneas são os criptozoítas.
a. I e III.
b. II e IV.
c. I e II.
d. I e IV.
e. III e IV.

Ao viajar para o litoral nordestino, você chega a um local que possui uma lagoa e observa nesta área crianças barrigudinhas brincando e coçando as pernas. Você que havia decidido entrar nessa lagoa para se refrescar um pouco, recua ao se lembrar das aulas de parasitologia.
A coceira nas pernas das crianças poderia indicar que naquela lagoa havia:
a. Ascaris lumbricoides.
b. Necator americanus.
c. Enterobius vermicularis.
d. Entamoeba histolytica.
e. Schistossoma mansoni.

Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita possui dependência metabólica em relação ao hospedeiro, utilizando recursos para a sua sobrevivência. Normalmente os parasitos são específicos dos hospedeiros, mas existem espécies de parasitas que conseguem se instalar em duas ou mais espécies de hospedeiros durante o seu ciclo de vida.
Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta a parasitose em que o homem é o hospedeiro intermediário e outro animal é o hospedeiro definitivo.
a. Toxoplasmose.
b. Esquistossomose.
c. Doença de Chagas.
d. Malária.
e. Filariose.

Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.
Com relação ao ciclo biológico da Leishmania (L.) chagasi, analise as afirmativas abaixo.
I. A infecção do vetor ocorre quando as fêmeas, ao sugarem o sangue de mamíferos infectados, ingerem macrófagos parasitados por formas amastigotas da Leishmania. Os macrófagos se rompem e as amastigotas se diferenciam em promastigotas no vetor.
II. As formas promastigotas presentes no vetor se diferenciam em formas infectantes, as promastigotas metacíclicas.
III. As fêmeas infectadas ao realizarem um novo repasto sanguíneo em um hospedeiro vertebrado liberam as formas promastigotas metacíclicas juntamente com a saliva do inseto. Na epiderme do hospedeiro, estas formas são fagocitadas por células do sistema mononuclear fagocitário (SMF).
IV. No interior dos macrófagos, no vacúolo parasitóforo, as promastigotas metacíclicas diferenciam-se em amastigotas e multiplicam-se intensamente até o rompimento dos mesmos, ocorrendo à liberação das amastigotas que serão fagocitadas por novos macrófagos, num processo contínuo, ocorrendo a disseminação hematogênica para outros tecidos ricos em células do SMF, como linfonodos, fígado, baço e medula óssea.
a. As afirmativas I, II, III e IV.
b. Apenas a afirmativa IV.
c. Apenas a afirmativa I.
d. As afirmativas I e II.
e. As afirmativas I, II e III.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 170 milhões os casos de tricomoníase no mundo anualmente em pessoas entre 15 e 49 anos, com a maioria (92%) ocorrendo em mulheres. Apesar da alta prevalência e dos riscos associados à tricomoníase, pouco é conhecido sobre a variabilidade biológica do parasito.
A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta.
a. O Trichomonas vaginalis é um protozoário flagelado.
b. A tricomoníase tem sido frequentemente associada à transmissão do HIV.
c. Nas mulheres, a tricomoníase é responsável por provocar corrimentos abundantes.
d. A tricomoníase, além de ser transmitida por via sexual, pode ser contraída pelo compartilhamento de objetos pessoais e pela ingestão de água contaminada.
e. A tricomoníase é uma doença que ataca principalmente o colo do útero, a vagina e a uretra feminina.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As Filarioses, especialmente a Oncocercose (cegueira dos rios), a elefantíase e o verme ocular africano (loa loa), afetam juntas 168 milhões de pessoas e ameaçam mais de 1 bilhão nas regiões mais pobres do mundo. A Oncocercose e a elefantíase causam doença crônica, com deficiências para toda vida, como cegueira e inchaço de membros ou da genitália em milhões de pessoas no mundo. O ciclo do tratamento preventivo pode durar anos e provocar graves reações ou morte, se administrado em pessoas que tenham coinfecção de loa loa, Oncocercose ou elefantíase (DNDi, 2012).
Sobre a elefantíase, assinale a alternativa correta:
a. A Wuchereria bancrofti infecta humanos e animais silvestres, que são as únicas fontes de infecção para os mosquitos vetores.
b. A Wuchereria bancrofti é um protozoário que vive nos vasos linfáticos das pessoas infectadas, apresentando diversas manifestações clínicas. Existem indivíduos que nunca desenvolvem sintomas, havendo ou não detecção de microfilárias no sangue periférico.
c. Os casos crônicos mais graves de filariose são de indivíduos que apresentam hidrocele, presença de gordura na urina e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais.
d. A transmissão da filariose pode ocorrer pela picada do inseto vetor infectado que deposita as larvas na pele lesada do hospedeiro, além de transfusões sanguíneas e acidentes laboratoriais.
e. O controle da filaríase compreende apenas o tratamento de todas as pessoas parasitadas.

As leishmanioses correspondem a um grupo de doenças infecciosas causadas por parasitos do gênero Leishmania. Essas doenças apresentam um amplo espectro de manifestações clínicas a depender de fatores como espécie infectante, a susceptibilidade e as condições imunológicas do hospedeiro.
Qual a forma evolutiva infectante capaz de infectar o homem?
a. Bradizoíto.
b. Cisto.
c. Trofozoíto.
d. Promastigota.
e. Amastigota.

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele. Essa doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. Contudo, dependendo da espécie de parasito, em estágios mais avançados da infecção, regiões tais como mucosas do nariz, da boca e da faringe também podem ser afetadas.
Em relação à LT, assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmissão e a profilaxia dessa doença.
a. Protozoário Toxoplasma gondii - ingestão de ocistos - remoção de dejetos de gatos.
b. Protozoário Giardia lamblia - ingestão de cistos - saneamento básico.
c. Protozoário Trypanosoma cruzi - picada do mosquito do gênero Aedes - combate ao mosquito.
d. Protozoário Entamoeba histolytica - ingestão de cistos - eliminação de cães contaminados.
e. Protozoário Leishmania braziliensis - picada do mosquito do gênero Lutzomyia - combate ao mosquito.

A diarreia aguda ainda é uma das mais importantes causas de morbimortalidade na infância em muitos países em desenvolvimento, em especial nos lactentes e pré-escolares. Nos países industrializados, ela raramente é fatal, embora exerça algum impacto nos setores de saúde e socioeconômico. Dentre as enteroparasitoses mais endêmicas, a Giardíase afeta os estados físico e nutricional das pessoas.
Sobre essa parasitose intestinal, é correto afirmar que:
a. Além do consumo de alimentos e água contaminados pelos cistos de Giardia lamblia, dentre as demais formas de transmissão, há a possibilidade de contaminação através de um aperto de mão em uma pessoa infectada e que não tenha o hábito de lavar as mãos.
b. A maioria das infecções por Giardia lamblia são assintomáticas, afetando apenas lactentes e crianças, entretanto, adultos imunocomprometidos também podem ser afetados.
c. A giardíase sempre ocorre de maneira sintomática, onde o indivíduo apresenta quadros de diarreia aguda e autolimitante ou persistente. Além disso, há evidências de má absorção e perda de peso.
d. As infecções sintomáticas não são curadas espontaneamente, as quais podem levar o paciente ao desenvolvimento de doenças crônicas e à falha no tratamento.
e. Os trofozoítos de Giardia lamblia multiplicam-se por divisão binária e colonizam o intestino, onde permanecem aderidos à mucosa estomacal.

A doença de Chagas é uma enfermidade causada por protozoários que parasitam o sangue e os tecidos de pessoas e animais. Estes parasitos são transmitidos de um hospedeiro a outro por insetos popularmente conhecidos como barbeiros.
Sobre esta temática, o principal agente etiológico da doença e sua forma infectante para mamíferos são, respectivamente:
a. Triatoma infestans; forma tripomastigota metacíclica.
b. Trypanosoma cruzi; forma epimastigota metacíclica.
c. Triatoma infestans; forma amastigota metacíclica.
d. Trypanosoma cruzi; forma tripomastigota metacíclica.
e. Trypanosoma cruzi; forma promastigota metacíclica.

A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. Ela pode ser provocada por quatro protozoários do gênero Plasmodium. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos infectados com o Plasmodium.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo sobre a malária.
I. No Brasil, os casos humanos estão associados a quatro espécies do agente etiológico: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malarie e Plasmodium ovale.
II. Os principais vetores da doença são os mosquitos do gênero Anopheles.
III. As formas infectantes do parasita, encontradas nas glândulas salivares do mosquito vetor, são os trofozoítas.
IV. As formas evolutivas do parasita que invadem as células sanguíneas são os criptozoítas.
a. I e III.
b. II e IV.
c. I e II.
d. I e IV.
e. III e IV.

Ao viajar para o litoral nordestino, você chega a um local que possui uma lagoa e observa nesta área crianças barrigudinhas brincando e coçando as pernas. Você que havia decidido entrar nessa lagoa para se refrescar um pouco, recua ao se lembrar das aulas de parasitologia.
A coceira nas pernas das crianças poderia indicar que naquela lagoa havia:
a. Ascaris lumbricoides.
b. Necator americanus.
c. Enterobius vermicularis.
d. Entamoeba histolytica.
e. Schistossoma mansoni.

Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita possui dependência metabólica em relação ao hospedeiro, utilizando recursos para a sua sobrevivência. Normalmente os parasitos são específicos dos hospedeiros, mas existem espécies de parasitas que conseguem se instalar em duas ou mais espécies de hospedeiros durante o seu ciclo de vida.
Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta a parasitose em que o homem é o hospedeiro intermediário e outro animal é o hospedeiro definitivo.
a. Toxoplasmose.
b. Esquistossomose.
c. Doença de Chagas.
d. Malária.
e. Filariose.

Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.
Com relação ao ciclo biológico da Leishmania (L.) chagasi, analise as afirmativas abaixo.
I. A infecção do vetor ocorre quando as fêmeas, ao sugarem o sangue de mamíferos infectados, ingerem macrófagos parasitados por formas amastigotas da Leishmania. Os macrófagos se rompem e as amastigotas se diferenciam em promastigotas no vetor.
II. As formas promastigotas presentes no vetor se diferenciam em formas infectantes, as promastigotas metacíclicas.
III. As fêmeas infectadas ao realizarem um novo repasto sanguíneo em um hospedeiro vertebrado liberam as formas promastigotas metacíclicas juntamente com a saliva do inseto. Na epiderme do hospedeiro, estas formas são fagocitadas por células do sistema mononuclear fagocitário (SMF).
IV. No interior dos macrófagos, no vacúolo parasitóforo, as promastigotas metacíclicas diferenciam-se em amastigotas e multiplicam-se intensamente até o rompimento dos mesmos, ocorrendo à liberação das amastigotas que serão fagocitadas por novos macrófagos, num processo contínuo, ocorrendo a disseminação hematogênica para outros tecidos ricos em células do SMF, como linfonodos, fígado, baço e medula óssea.
a. As afirmativas I, II, III e IV.
b. Apenas a afirmativa IV.
c. Apenas a afirmativa I.
d. As afirmativas I e II.
e. As afirmativas I, II e III.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 170 milhões os casos de tricomoníase no mundo anualmente em pessoas entre 15 e 49 anos, com a maioria (92%) ocorrendo em mulheres. Apesar da alta prevalência e dos riscos associados à tricomoníase, pouco é conhecido sobre a variabilidade biológica do parasito.
A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta.
a. O Trichomonas vaginalis é um protozoário flagelado.
b. A tricomoníase tem sido frequentemente associada à transmissão do HIV.
c. Nas mulheres, a tricomoníase é responsável por provocar corrimentos abundantes.
d. A tricomoníase, além de ser transmitida por via sexual, pode ser contraída pelo compartilhamento de objetos pessoais e pela ingestão de água contaminada.
e. A tricomoníase é uma doença que ataca principalmente o colo do útero, a vagina e a uretra feminina.

Prévia do material em texto

2020.1B - PARASITOLOGIA 
SER EDUCACIONAL – UNG – UNINASSAU – GABARITO – AVALIAÇÃO ON LINE AV2 
Bioquímica dos Alimentos (Nutrição) - 20201.B 
 
Curso 22050 . 7 - Parasitologia - 20201.B 
Teste AV2 
Iniciado 23/05/20 19:06 
Enviado 23/05/20 19:21 
Status Completada 
Resultado da tentativa 4,8 em 6 pontos 
Tempo decorrido 14 minutos de 1 hora 
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas respondidas incorretamente 
• Pergunta 1 
0,6 em 0,6 pontos 
 
As Filarioses, especialmente a Oncocercose (cegueira dos rios), a elefantíase e o verme ocular africano (loa loa), 
afetam juntas 168 milhões de pessoas e ameaçam mais de 1 bilhão nas regiões mais pobres do mundo. A 
Oncocercose e a elefantíase causam doença crônica, com deficiências para toda vida, como cegueira e inchaço de 
membros ou da genitália em milhões de pessoas no mundo. O ciclo do tratamento preventivo pode durar anos e 
provocar graves reações ou morte, se administrado em pessoas que tenham coinfecção de loa loa, Oncocercose 
ou elefantíase (DNDi, 2012). Sobre a elefantíase, assinale a alternativa correta: 
 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
Os casos crônicos mais graves de filariose são de indivíduos que apresentam hidrocele, 
presença de gordura na urina e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais. 
Respostas: a. 
A Wuchereria bancrofti infecta humanos e animais silvestres, que são as únicas fontes de 
infecção para os mosquitos vetores. 
 
b. 
A Wuchereria bancrofti é um protozoário que vive nos vasos linfáticos das pessoas infectadas, 
apresentando diversas manifestações clínicas. Existem indivíduos que nunca desenvolvem 
sintomas, havendo ou não detecção de microfilárias no sangue periférico. 
 
c. 
Os casos crônicos mais graves de filariose são de indivíduos que apresentam hidrocele, 
presença de gordura na urina e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais. 
 
d. 
A transmissão da filariose pode ocorrer pela picada do inseto vetor infectado que deposita as 
larvas na pele lesada do hospedeiro, além de transfusões sanguíneas e acidentes laboratoriais. 
 e. 
O controle da filaríase compreende apenas o tratamento de todas as pessoas parasitadas 
 
 
• Pergunta 2 
0,6 em 0,6 pontos 
 
As leishmanioses correspondem a um grupo de doenças infecciosas causadas por parasitos do gênero 
Leishmania. Essas doenças apresentam um amplo espectro de manifestações clínicas a depender de fatores como 
espécie infectante, a susceptibilidade e as condições imunológicas do hospedeiro. Sendo assim, pergunta-se: Qual 
a forma evolutiva infectante capaz de infectar o homem? 
 
Resposta Selecionada: d. 
Promastigota. 
Respostas: a. 
Bradizoíto. 
 b. 
Cisto. 
 c. 
Trofozoíto. 
 
 d. 
Promastigota. 
 e. 
Amastigota. 
 
• Pergunta 3 
0,6 em 0,6 pontos 
 
A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele. Essa 
doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. Contudo, dependendo da espécie de parasito, em 
estágios mais avançados da infecção, regiões tais como mucosas do nariz, da boca e da faringe também podem 
ser afetadas. Em relação à LT, assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de 
transmissão e a profilaxia dessa doença. 
 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Protozoário Leishmania braziliensis - picada do mosquito do gênero Lutzomyia - combate 
ao mosquito. 
Respostas: a. 
Protozoário Toxoplasma gondii - ingestão de ocistos - remoção de dejetos de gatos. 
 b. 
Protozoário Giardia lamblia - ingestão de cistos -saneamento básico. 
 c. 
Protozoário Entamoeba histolytica - ingestão de cistos -eliminação de cães contaminados. 
 
d. 
Protozoário Leishmania braziliensis - picada do mosquito do gênero Lutzomyia - combate 
ao mosquito. 
 
e. 
Protozoário Trypanosoma cruzi - picada do mosquito do gênero Aedes - combate ao 
mosquito. 
 
 
• Pergunta 4 
0,6 em 0,6 pontos 
 
A diarreia aguda ainda é uma das mais importantes causas de morbimortalidade na infância em muitos países 
em desenvolvimento, em especial nos lactentes e pré-escolares. Nos países industrializados, ela raramente é 
fatal, embora exerça algum impacto nos setores de saúde e socioeconômico. Dentre as enteroparasitoses mais 
endêmicas, a Giardíase afeta os estados físico e nutricional das pessoas. Sobre essa parasitose intestinal, é 
correto afirmar que: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
Além do consumo de alimentos e água contaminados pelos cistos de Giardia lamblia, dentre as 
demais formas de transmissão, há a possibilidade de contaminação através de um aperto de 
mão em uma pessoa infectada e que não tenha o hábito de lavar as mãos. 
Respostas: a. 
Além do consumo de alimentos e água contaminados pelos cistos de Giardia lamblia, dentre as 
demais formas de transmissão, há a possibilidade de contaminação através de um aperto de 
mão em uma pessoa infectada e que não tenha o hábito de lavar as mãos. 
 
b. 
A maioria das infecções por Giardia lamblia são assintomáticas, afetando apenas lactentes e 
crianças, entretanto, adultos imunocomprometidos também podem ser afetados. 
 
c. 
A giardíase sempre ocorre de maneira sintomática, onde o indivíduo apresenta quadros de 
diarreia aguda e autolimitante ou persistente. Além disso, há evidências de má absorção e 
perda de peso. 
 
d. 
As infecções sintomáticas não são curadas espontaneamente, as quais podem levar o paciente 
ao desenvolvimento de doenças crônicas e à falha no tratamento. 
 
 
e. 
Os trofozoítos de Giardia lamblia multiplicam-se por divisão binária e colonizam o intestino, 
onde permanecem aderidos à mucosa estomacal. 
 
• Pergunta 5 
0,6 em 0,6 pontos 
 
A doença de Chagas é uma enfermidade causada por protozoários que parasitam o sangue e os tecidos de 
pessoas e animais. Estes parasitos são transmitidos de um hospedeiro a outro por insetos popularmente 
conhecidos como barbeiros. Sobre esta temática, o principal agente etiológico da doença e sua forma infectante 
para mamíferos são, respectivamente: 
 
 
Resposta Selecionada: d. 
Trypanosoma cruzi; forma tripomastigota metacíclica 
Respostas: a. 
Triatoma infestans; forma tripomastigota metacíclica. 
 b. 
Trypanosoma cruzi; forma epimastigota metacíclica. 
 c. 
Triatoma infestans; forma amastigota metacíclica. 
 d. 
Trypanosoma cruzi; forma tripomastigota metacíclica 
 e. 
Trypanosoma cruzi; forma promastigota metacíclica 
 
 
• Pergunta 6 
0,6 em 0,6 pontos 
 
A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. Ela pode ser provocada 
por quatro protozoários do gênero Plasmodium. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos 
infectados com o Plasmodium. A principal manifestação clínica da malária em sua fase inicial é a febre, associada 
ou não a calafrios, tremores, suores intensos, dor de cabeça e dores no corpo. A febre na malária corresponde ao 
momento em que as hemácias estão se rompendo. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo sobre a malária. 
 
I. No Brasil, os casos humanos estão associados a quatro espécies do agente etiológico: 
Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malarie e Plasmodium ovale. 
 II. Os principais vetores da doença são os mosquitos do gênero Anopheles. 
 
III. As formas infectantes do parasita, encontradas nas glândulas salivares do mosquito vetor, 
são os trofozoítas. 
IV. As formas evolutivas do parasita que invadem as células sanguíneas são os criptozoítas. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
 
 
Resposta Selecionada: c. 
I e II. 
Respostas: a. 
I e III. 
 b. 
II e IV. 
 c. 
I e II. 
 d. 
I e IV. 
 e. 
III e IV. 
 
 
• Pergunta 7 
0 em 0,6 pontos 
 
Ao viajar para o litoral nordestino, você chega a um local que possui uma lagoa e observa nesta área crianças 
barrigudinhas brincando e coçando as pernas. Você que havia decidido entrar nessa lagoa para se refrescarum 
pouco, recua ao se lembrar das aulas de parasitologia. A coceira nas pernas das crianças poderia indicar que 
naquela lagoa havia: 
 
Resposta Selecionada: c. 
Enterobius vermicularis. 
Respostas: a. 
Necator americanus. 
 b. 
Ascaris lumbricoides. 
 c. 
Enterobius vermicularis. 
 d. 
Schistossoma mansoni. 
 e. 
Entamoeba histolytica. 
 
 
• Pergunta 8 
0 em 0,6 pontos 
 
Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita possui dependência metabólica em 
relação ao hospedeiro, utilizando recursos para a sua sobrevivência. Normalmente os parasitos são específicos 
dos hospedeiros, mas existem espécies de parasitas que conseguem se instalar em duas ou mais espécies de 
hospedeiros durante o seu ciclo de vida. Geralmente o homem é o hospedeiro definitivo (o que apresenta o 
parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada) e um outro animal é o hospedeiro intermediário (o 
que apresenta o parasita em sua fase larvária ou assexuada). Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta 
a parasitose em que o homem é o hospedeiro intermediário e outro animal é o hospedeiro definitivo. 
 
Resposta Selecionada: c. 
Malária. 
Respostas: a. 
Doença de Chagas. 
 b. 
Esquistossomose 
 c. 
Malária. 
 d. 
Filariose. 
 e. 
Toxoplasmose. 
 
 
• Pergunta 9 
0,6 em 0,6 pontos 
 
Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia 
longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Embora 
alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório 
do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente 
perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico 
semelhante ao do homem. Com relação ao ciclo biológico da Leishmania (L.) chagasi, analise as afirmativas 
abaixo. 
 
I. A infecção do vetor ocorre quando as fêmeas, ao sugarem o sangue de mamíferos infectados, 
ingerem macrófagos parasitados por formas amastigotas da Leishmania. Os macrófagos se 
rompem e as amastigotas se diferenciam em promastigotas no vetor. 
 
II. As formas promastigotas presentes no vetor se diferenciam em formas infectantes, as 
promastigotas metacíclicas. 
III. As fêmeas infectadas ao realizarem um novo repasto sanguíneo em um hospedeiro 
vertebrado liberam as formas promastigotas metacíclicas juntamente com a saliva do inseto. 
Na epiderme do hospedeiro, estas formas são fagocitadas por células do sistema mononuclear 
fagocitário (SMF). 
 
IV. No interior dos macrófagos, no vacúolo parasitóforo, as promastigotas metacíclicas 
diferenciam-se em amastigotas e multiplicam-se intensamente até o rompimento dos 
mesmos, ocorrendo à liberação das amastigotas que serão fagocitadas por novos macrófagos, 
num processo contínuo, ocorrendo a disseminação hematogênica para outros tecidos ricos em 
células do SMF, como linfonodos, fígado, baço e medula óssea. 
Está(ão) correta(s): 
 
Resposta Selecionada: a. 
As afirmativas I, II, III e IV. 
Respostas: a. 
As afirmativas I, II, III e IV. 
 b. 
Apenas a afirmativa IV. 
 c. 
Apenas a afirmativa I. 
 d. 
As afirmativas I e II. 
 e. 
As afirmativas I, II e III. 
 
 
• Pergunta 10 
0,6 em 0,6 pontos 
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 170 milhões os casos de tricomoníase no mundo 
anualmente em pessoas entre 15 e 49 anos, com a maioria (92%) ocorrendo em mulheres. Apesar da alta 
prevalência e dos riscos associados à tricomoníase, pouco é conhecido sobre a variabilidade biológica do 
parasito. O T. vaginalis não é grande causador de sequelas e, por isso, muitos clínicos têm considerado a doença 
mais um incômodo do que um problema de saúde pública. A respeito dessa patologia, marque a alternativa 
incorreta. 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
A tricomoníase, além de ser transmitida por via sexual, pode ser contraída pelo 
compartilhamento de objetos pessoais e pela ingestão de água contaminada. 
Respostas: a. 
O Trichomonas vaginalis é um protozoário flagelado. 
 b. 
A tricomoníase tem sido frequentemente associada à transmissão do HIV. 
 c. 
Nas mulheres, a tricomoníase é responsável por provocar corrimentos abundantes. 
 
d. 
A tricomoníase, além de ser transmitida por via sexual, pode ser contraída pelo 
compartilhamento de objetos pessoais e pela ingestão de água contaminada. 
 
e. 
A tricomoníase é uma doença que ataca principalmente o colo do útero, a vagina e a uretra 
feminina.

Mais conteúdos dessa disciplina