Buscar

TEORIA DO DIREITO PENAL 24_05_2020 AVALIANDO_01

Prévia do material em texto

Disc.: TEORIA DO DIREITO PENAL   
	
	
	Acertos: 0,4 de 0,5
	24/05/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A lei nº 11.343/06, que afastou a incidência de pena privativa de liberdade e de multa quanto ao crime de porte de substância entorpecente para uso próprio (cominadas na Lei 6368/76) e estabeleceu, em seu lugar, a aplicação de outras medidas (advertência, prestação de serviços à comunidade etc), configura hipótese de: (Magistratura SP)
		
	
	novatio legis incriminadora;
	 
	novatio legis in mellius;
	 
	abolitio criminis;
	
	novatio legis in pejus;
	
	novatio legis temporária; 
	Respondido em 24/05/2020 11:44:27
	
Compare com a sua resposta: Não obstante a divergência na doutrina, tem-se que a o artigo 3º é constitucional.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Com base nos estudos realizados sobre Norma Penal do Mandato em Branco e seu confronto com o Princípio da Legalidade, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	compreende-se como norma penal do mandato em branco, a norma penal incriminadora, cuja descrição da conduta punível é incompleta e, portanto, necessita de outro dispositivo legal para sua integração ou complementação para fins de legitimação;
	
	as normas penais em branco não possuem efetividade até que seja expedido seu complemento, caso contrário, será violado o princípio da legalidade;
	
	o princípio da legalidade, ou reserva legal, não impede a utilização da norma penal do mandato em branco na tipificação da infração penal, desde que, seja respeitado o princípio da anterioridade no que concerne à norma complementadora;
	
	a norma penal do mandato em branco classifica-se em homogênea e heterogênea, consoante a natureza da fonte da qual emana a norma complementar. Diz-se homogênea, quando norma complementar e norma complementada provêm da mesma fonte, e heterogênea, quando provenientes de fontes diversas;
	 
	a incidência do princípio da retroatividade da lei mais benéfica à norma penal do mandato em branco, no caso de norma complementadora heterogênea, está condicionada à previsão legal específica;
	Respondido em 24/05/2020 11:44:37
	
Compare com a sua resposta: Fazer a diferença entre os personagens do concurso de pessoas bem como as teorias aplicadas para autor e partícipe para chegar a resposta que ambos são co-autores pela teoria restritiva.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	"O princípio da _____ tem quatro funções: proibir a incriminação de uma atitude interna, proibir a incriminação de uma conduta que não exceda o âmbito do autor, proibir a incriminação de simples estados ou condições existenciais e proibir a incriminação de condutas descuidadas que não afetam qualquer bem jurídico." O princípio destacado pelo autor do texto é (BATISTA, Nilo apud QUEIROZ, Paulo. Direito Penal: introdução crítica. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 36).
		
	 
	Lesividade.
	
	Culpabilidade.
	
	Presunção de Inocência.
	
	Proporcionalidade.
	
	Adequação Social.
	Respondido em 24/05/2020 11:44:42
	
Compare com a sua resposta: Arrependimento Eficaz. art. 15 CPB. Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A partir dos estudos sobre as missões e características do Direito Penal no Estado Democrático de Direito, é correto afirmar que:(QUESTÕES DE CONCURSOS MODIFICADAS)
		
	
	Na aplicação da lei penal, o julgador, preocupado com a legitimação da atividade jurisdicional e com a adesão social a seus atos, deve orientar suas decisões em conformidade com o consenso geral da população.
	
	Destacam-se dentre as missões do Direito Penal, aplacar o clamor popular através de instrumentos simbólicos de punição e aplicar a pena como escopo único de reribuir ao criminoso o mal causado, pois a pena é intrinsicamente justa.
	
	A criminalização secundária tem como características a igualdade e a abstração, uma vez que a lei penal é genérica e a todos dirigida.
	 
	Pode-se afirmar que, no tocante aos objetivos e missões do Direito Penal, que a opinião majoritária considera que a missão do Direito Penal é a de proteger bens jurídicos de possíveis lesões ou perigos, sendo que tais bens devem ser aqueles que permitem assegurar as condições de existência da sociedade, a fim de garantir os aspectos principais e indispensáveis da vida em comunidade.
	
	A pena, exclusiva do Direito Penal, como visa ressocializar, tem seu uso como sempre salutar, devendo ser utilizada mesmo nos conflitos mais simples.
	Respondido em 24/05/2020 11:45:04
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Juiz de Direito - TJ/SP - 180º) Um profissional faz numa pessoa furo na orelha, ou coloca um piercing em parte de seu corpo, ou, ainda, faz-lhe uma tatuagem. Tais práticas, em tese, caracterizam lesão corporal, mas não são puníveis. Assinale a alternativa correta pela qual assim são consideradas.
		
	
	Pelo princípio da disponibilidade do direito à integridade física.
	
	Por força do Princípio da subsidiariedade.
	 
	Pelo princípio da adequação social.
	
	Por razão de política criminal.
	
	Por força do princípio da insignificância.
	Respondido em 24/05/2020 11:45:07
	
Compare com a sua resposta: a) Sim. Como o mandado apresentava erro de destinatário, a ordem não se dirigia a Cesar, não tendo ele o dever jurídico de suportá-la. Injusta é a agressão não permitida pela ordem jurídica, em razão do que o agredido não está juridicamente obrigado a suportá-la. O ato do oficial não lhe era justo, permitido, autorizado, e a reação de Cesar foi em legítima defesa.b) Quanto ao oficial, putativo estrito cumprimento do dever legal.

Continue navegando