Buscar

atividade 1 Custos logisticos bl2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qualquer atividade produtiva demanda movimentação de cargas, inclusive, atividades vinculadas à nova economia. Pense no caso de uma fintech (banco virtual); para que ele possa prover serviços por meio de seus aplicativos, tornou-se necessário produzir, transportar e fazer a manutenção de servidores, para manter os serviços. Até o desenvolvimento de um software depende do uso de computadores, cujas produção e distribuição demandam o planejamento e a gestão de processos logísticos.
Na verdade, a função das atividades logísticas e da gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada (CSI) é garantir a confiabilidade e a eficiência nos processos de movimentação de cargas e o alcance de elevado nível de serviços para os clientes internos ou externos à empresa. Por essas razões, um dos principais aspectos que determinam a eficiência (garantir o alcance do nível definido do serviço) e a eficácia (garantir a melhor relação custo/benefício no alcance do nível do serviço) dos processos logísticos está associado ao fluxo de locomoção interna (inbound) e externa (outbound) de cargas dentro e fora da empresa e ao fluxo de informações decorrentes desse processo.
Considerando o exposto, explique a importância dos processos logísticos e qual é o papel do gestor na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM).
  A gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais.
Também conhecido como Supply Chain Management (SCM, ou em tradução livre GCS, gestão da cadeia de suprimentos) é a integração de todos os elementos responsáveis por uma cadeia de suprimentos, incluindo o conjunto de técnicas que são utilizadas para possibilitar excelência na integração entre as etapas de uma cadeia de suprimentos, como: transporte, estoque e custo.
    O gerenciamento apropriado destas etapas facilitará na otimização do serviço e/ou na melhor qualidade do produto ofertado pela empresa, assim melhor satisfazendo seus clientes finais.
2. Pra que serve?
            Tem como objetivo auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, também com a intenção de atender às exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade. O foco das empresas deve estar sempre voltado para seus clientes, por isso o SCM busca uma gestão de qualidade, entregando o que o cliente deseja, no preço e nas condições estabelecidas.
3. Como fazer?
            Uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos pode promover e colocar em atividade um fluxo de produtos e de informação mais interligadas entre si, agilizando todos os processos da empresa.

Continue navegando