Buscar

Fundamentos do comportamento em Grupo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Acadêmico(a): Adrian Galecki Przibilski.
Disciplina: Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos.
Atividade sobre o texto “FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO”
O texto em evidência, possui um fácil entendimento e traz um tema muito importante pra atualidade. Primeiro ponto de grande importância é a definição. O que é grupo? Logo no inicio já fica claro que um grupo é um ajuntamento de pessoas que possuem uma ligação e estão conectadas com um propósito em comum. Como um grupo de estudos da escola procura desenvolver conteúdos em favor de todos, ajudando a superar as dificuldades individuais. O que da pra entender, mas não fica muito implícito no texto é que, muitas vezes, as pessoas se organizam em grupos não visando um bem comum, mas sim, cada um olhando o seu objetivo que pode ser ou não, partilhado com os demais integrantes.
Outro ponto importante são as fases do processo de grupo. Descrito em 4 etapas sendo elas: Inclusão, controle, afeição e separação. Quando uma pessoa está sendo inserida em determinado grupo social ela passa por dificuldades de aceitação e participação. Essa é a inclusão, onde a confiança ainda não foi criada. Já no controle, o individuo está sendo monitorado, para que os outros membros do grupo tenham certeza de que essa pessoa faz parte do grupo e possui interesses semelhantes aos deles. Na terceira etapa, a afeição, o novo membro já está totalmente incluso no grupo. Não há mais duvidas quanto a sua confiança. A comunicação é limpa e branda. O fim do grupo, ou do ciclo, é quando ocorre o desligamento de um ou mais membros. A separação pode ocorrer quando o objetivo for alcançado ou houver atrito entre os membros do grupo.
O terceiro ponto de destaque são as funções que os grupos desempenham, como Robbins (2005) apud Oliveira (2008) descrevem. Fazer parte de um grupo traz benefícios. O grupo nos dá segurança na hora da tomada de decisão. Ser aceito por um grupo traz um sentimento de autoestima alta. Associar-se a pessoas em um grupo carrega uma satisfação. Grupos podem fazer coisas que uma pessoa sozinha não poderia, esse é poder de equipe. E o alcance das metas, concluir a tarefa é mais fácil em turma.

Continue navegando