Buscar

Simulado 4

Prévia do material em texto

Em relação à educação de jovens e adultos à luz da LDB, assinale a opção correta
	
	
	
	Os sistemas de ensino assegurarão aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular oportunidades educacionais apropriadas, mediante taxas específicas previstas em lei.
	
	
	Para evitar privilégios, não poderão ser consideradas as condições de trabalho dos jovens e adultos beneficiados com a oferta de educação profissional.
	
	
	O pedagogo deve informar ao Estado todos os dados dos trabalhadores jovens e adultos insuficientemente escolarizados que fazem parte da organização.
	
	
	Ao trabalhador será garantida a possibilidade de acesso à educação profissional.
	
	
	É vedada a educação profissional no ambiente de trabalho.
	
Explicação:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabeleceu no capítulo II, seção V a Educação de Jovens e Adultos além da oferta do ensino fundamental e médio, também é possível a integração da EJA à cursos da Educação Profissional
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nos anos 50 é realizada a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) e na década de 1960 o Movimento da Educação de Base (MEB)(VIEIRA, 2004). Logo após, em 1967, o governo militar cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), com o intuito de:
	
	
	
	promover o supletivo
	
	
	alfabetizar funcionalmente e promover uma educação continuada
	
	
	oferecer o ensino médio e promover educação continuada
	
	
	promover apenas a alfabetização
	
	
	capacitação de professores para EJA
	
Explicação:
Nos anos 50 é realizada a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) e na década de 1960 o Movimento da Educação de Base (MEB)(VIEIRA, 2004). Logo após, em 1967, o governo militar cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), com o intuito de diminuir o número de analfabetos e promover a educação continuada.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Conforme a seção V (arts. 37 e 38) da Lei nº 9.394/1996, a estrutura e funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade:
	
	
	
	é a última etapa da educação básica e tem como finalidade a profissionalização;
	
	
	mantém os cursos e exames supletivos de ensino fundamental e médio;
	
	
	constitui-se como um direito e é o primeiro nível da educação escolar no Brasil.
	
	
	em sua estrutura comporta em três níveis: básico, técnico e o tecnológico;
	
	
	deve ser oferecida para adolescentes em classes ou turmas de aceleração;
	
Explicação:
Lei 9.394/1996
Seção V
Da Educação de Jovens e Adultos
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
§ 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:
I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No Brasil, em 1967, durante o regime militar surge o Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Os militares tinham todo o controle do que seria ensinado. O MOBRAL organizou-se, a partir dos anos de 1970, em ação paralela ao ensino Supletivo do MEC. O ENSINO SUPLETIVO foi regulamentado pela Lei nº 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que compreendia quatro funções: suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação. Com essa regulamentação pela primeira vez, foi organizado em um capítulo próprio, diferenciando-o do ensino regular básico e secundário, abordando, inclusive, a necessidade da formação de professores especificamente para ele e trazendo avanços significativos para o ensino de Jovens e Adultos. Apesar de ter sido elaborada no auge do período de ditadura civil-militar, esse instrumento legal, contraditoriamente, representou a ampliação, em nível legislativo, das oportunidades educacionais.
Essa colocação sinaliza que a modalidade EJA está sendo reconhecido como modalidade, mas as funções mostram a fragilidades. Marque a resposta onde aparece  de forma clara essa limitação para a educação.
	
	
	
	Existe uma proximidade entre o conhecimento escolar e o conhecimento que tais sujeitos trazem da vida.
	
	
	A escola é concebida como um espaço sócio-cultural de aquisição de conhecimentos, espaço de socialização, de trocas culturais e de construção significativa do conhecimento escolar e social.
	
	
	Os conteúdos fazem parte do universo experimental do jovem ou adulto e levam em consideração as experiências e o universo já vivido pelo educando.
	
	
	Essas funções mostram a educação pelo viés compensatória (que tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência), tendo como referencial pedagógico o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.
	
	
	O educador funciona como elemento facilitador do conhecimento e o educando, participa ativamente do processo da aprendizagem.
	
Explicação:
A modalidade da EJA tinha como objetivo medidas políticas e pedagógicas visando compensar as deficiências escolares
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na abordagem histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil nos anos 70 o ensino supletivo foi concebido dentro de uma visão sistêmica que se relacionavam com o ensino regular de ensino que compreendia 4 funções que são?
	
	
	
	suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação
	
	
	suprimento, estrutura, suprimento e organização
	
	
	suplência, suprimento, regularização e organização
	
	
	qualificação, estrutura, organização e regularização
	
	
	aprendizagem, suplência, interação e regularização
	
Explicação:
Artigo 3.° - O Ensino Supletivo terá como funções básicas a Suplência, o Suprimento, a Aprendizagem e a Qualificação Profissional:
I - a Suplência objetiva suprir a escolarização regular de jovens e de adultos que não a tenham seguido ou concluído na idade própria;
II - o Suprimento tem por finalidade proporcionar estudos de aperfeiçoamento, atualização, especialização e treinamento profissional ou outras formas de educação permanente;
III - a Aprendizagem visa à formação profissional metódica, destinada a aprendizes vinculados a empresas ou a candidatos a emprego, na faixa etária de 14 a 18 anos;
IV - a Qualificação Profissional tem a finalidade de preparar maiores de 14 anos para o desempenho de ocupações qualificadas, cujo nível de complexidade demande formação profissional metódica e permita a duração reduzida, com o propósito de acelerar o atendimento às necessidades da clientela e do mercado de trabalho.
 
Parágrafo Único ¿ A Suplência e a Qualificação Profissional se desenvolverão, através de cursos ou exames; e o Suprimento e a Aprendizagem, unicamente, através de cursos.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		 Podemos afirmar que a lógica que norteou a reforma educacional de 1968 e 1971 ficou marcada e influenciada pela teoria do capital humano. Acentuou-se dessa forma o deslocamento da educação do contexto social e político, enfatizando o caráter eminentemente tecnocrático das ações educacionais.
Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam a expansão da Cruzada Ação BásicaCristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC).
Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
	
	
	
	 (   ) Reforçar a perspectiva de uma ação civil.
	
	
	(   ) Difundir a Teoria do capital humano.
	
	
	(   ) O predomínio da concepção tecnicista.
	
	
	(   ) Significar a educação no período da ditadura militar.
	
	
	 (   ) Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
Explicação:
Nessa época, a Educação foi marcada pelas tendências pedagógicas liberais que atendiam a proposta dos militares
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		 
A Constituição de 1967, aprovada pelo Regime Civil-Militar, promoveu  alterações importantes na política educacional brasileira. Uma delas, desorigou a União e os estados a investirem um mínimo, alterando um dispositivo previsto na Lei de Diretrizes e Bases, aprovada em 1961.
Qual entre as informações sobre as ações dos governos militares para a educação de adultos abaixo mencionadas é verdadeira?
	
	
	
	A criação do Instituto para a Alfabetização de Adultos criada no Rio de Janeiro em 1971.
	
	
	A expansão da Cruzada Ação Básica Cristã entre 1965 e 1967.
	
	
	Depois de 1975, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	
	
	A ação da Alfabetização para todos, diretamente ligadas ao Ensino Estadual, após 1970.
	
	
	Após 1980, o Movimento Brasileiro de Alfabetização, em cidades do interior.
	
Explicação:
A expansão da Cruzada Ação Básica Cristã entre 1965 e 1967.
Há erros nas demais informações.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Ensino Supletivo foi regulamentado pela Lei 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que concebia quatro funções, assinale a alternativa que aponta essas quatro funções.
	
	
	
	Libertação, pesquisa, qualificação e aprendizagem
	
	
	Autonomia, libertação, qualificação e aprendizagem
	
	
	Suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação
	
	
	Aprendizagem, qualificação, conhecimento e pesquisa
	
	
	Suprimento, aprendizagem, pesquisa e autonomia
	
Explicação:
Suplência e Qualificação Profissional: através de cursos e exames
Suprimento e Aprendizagem: somente através de cursos. Cursos supletivos em geral

Continue navegando