Buscar

cb3974a1-5fed-4732-9bd6-81d2f69418c0_1952759_P11_Arthur Henrique de Paula Abreu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 4
1-/2-/3-
Medir o processo de software é considerado um fator crítico de sucesso para as empresas mais bem-sucedidas. Capers Jones lista sete características das empresas mais bem-sucedidas em manter o desenvolvimento de software sob controle:
1. Elas medem a produtividade e qualidade do software de maneira precisa;
2. Elas planejam e estimam o software de maneira precisa;
3. Elas possuem pessoal técnico e de gestão competentes;
4. Elas possuem boa organização estrutural;
5. Elas possuem ferramentas e metodologias de software eficientes;
6. Elas possuem ambiente de escritório adequado;
7. Elas possuem a capacidade de fazer uso da reutilização em seus processos de desenvolvimento.
Repare que medir e estimar estão entre as primeiras das sete características por serem as mais importantes e por influenciarem no sucesso das demais. Entender a importância de métricas e do processo de medição dentro do processo de desenvolvimento de software é mais que fundamental para se ter visibilidade, planejamento e, principalmente, controle.
Não importa o grau de formalidade ou complexidade do seu processo, ele gera números. Mas quão rápido você consegue obter esses números? Se hoje seu diretor, gerente ou coordenador lhe questiona sobre o andamento de uma tarefa, o quão rapidamente você conseguiria responder? E se for questionado sobre a qualidade do trabalho? Como podemos responder a essa pergunta sem métricas ou indicadores objetivos? Como podemos confiar na informação que temos? Onde obtê-las? Existe algum software para isso? Será que ele pode me ajudar com o que precisamos?
As respostas para essas perguntas são basicamente os objetivos do processo de medição. Além de poder responder as questões de forma mais clara, também conseguimos nos antecipar na resolução de problemas e até predizer resultados baseando-nos em dados históricos.
Um processo de medição é o conjunto de atividades repetitivas aplicadas a um processo existente com o objetivo de extrair métricas e indicadores a partir dos resultados obtidos dos processos medidos.
Basicamente, a medição pode ser um conjunto de atividades de um processo existente ou ser um processo mais amplo que envolve medir outras atividades. Seu objetivo principal é prover informação relevante e confiável para permitir o gerenciamento do processo alvo.
Um processo de medição deve buscar atender a todos os itens a seguir para se tornar eficiente e eficaz:
· Melhorar a rapidez na obtenção de métricas e indicadores do processo medido
· Garantir a confiabilidade dos resultados obtidos
· Garantir que a coleta dos dados seja obtida da maneira mais direta possível
4-
Métricas diretas (fundamentais ou básicas) – Medidas realizadas em termos de atributos observados (usualmente determinadas pela contagem) – Ex.: custo, esforço, número de linhas de código, número de páginas, número de diagramas, etc. 
Métricas indiretas (derivadas) – Medidas obtidas a partir de outras métricas – Ex.: complexidade, eficiência, confiabilidade, facilidade de manutenção uso de fórmulas 
5-
As linhas de código são, de fato, um resultado imediato da atividade de desenvolvimento do produto final. No entanto, ela não considera diretamente, diversas outras atividades envolvidas, como requisitos, arquitetura, testes e outras. Alguns autores consideram que estas atividades estão implicitamente consideradas, ou seja, para se produzir um certo número de LOC, livre de defeitos, utilizando um certo processo de software, é necessário especificar os requisitos, projetar e modelar a arquitetura e testar o código, por exemplo.
Linhas de código têm a vantagem de ser uma métrica bastante objetiva. Basta analisar o código e se tem o valor do que foi produzido. Estimar LOC é prever quanto precisará ser feito para se obter o produto final.
O tamanho de um software em linhas de código varia de uma linguagem de programação para outra. Isto significa que as estimativas devem considerar dados de projetos similares apenas naquela mesma linguagem. Ou seja, se existe uma métrica de produtividade com uma certa linguagem, não se pode aplicar a mesma métrica numa outra linguagem. O mesmo vale para a funcionalidade. Se numa certa linguagem, para implementar uma certa função, são necessárias 200 LOC, numa outra linguagem a funcionalidade pode ser implementada com apenas 100 LOC. Por fim, pode-se argumentar que programadores mais eficientes conseguem implementar uma mesma funcionalidade, numa mesma linguagem utilizando menos LOC que outro programador. No entanto, em um processo de software bem controlado, a exigência de padrões e normas de programação limita esta variação.
6-
Análise de pontos de função é um método para identificar uma métrica que é independente da linguagem de programação utiliza e depende apenas da funcionalidade do software. Os pontos-de-função (FP) são dependentes de fatores relacionados aos serviços que o software precisa realizar. Eles são calculados com base em 5 valores que precisam ser atribuídos:
· Número de entradas externas (EI)
· Número de saídas externas (EO)
· Número de consultas externas (EQ)
· Número de tabelas lógicas internas (ILF)
Número de interfaces externas (EIF)
Uma vez que todos os valores tenham sido atribuídos, eles precisam ser aplicados numa fórmula empírica para se determinar o número de pontos-de-função. Estes valores são multiplicadores que variam de acordo com a complexidade, sendo classificada em baixa, média e alta.
7-
Métricas de softwares possibilitam realizar uma das atividades mais fundamentais do processo de gerenciamento de projetos: o planejamento. A partir desse, pode-se identificar a quantidade de esforço, de custo e das atividades que serão necessárias para a realização do projeto. 
8-
· Correios
· IBM
· Totvs

Outros materiais