Buscar

O FUNDAMENTO DO SISTEMA ECONÔMICO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
GESTÃO DE LOGÍSTICA – 6006TA MATUTINO
 O FUNDAMENTO DO SISTEMA ECONÔMICO:
A diferença entre Regime, Estrutura e Sistema Econômico; Sobre as Formas de Organização da Atividade Econômica; Os Fluxos Fundamentais; E a Inserção dos Agentes Econômicos na Atividade Econômica.
MANAUS - AMAZONAS
2020
ALUNO(a): PAULO ROBERTO ANDRADE BEZERRA 		RA: F31597-5
O FUNDAMENTO DO SISTEMA ECONÔMICO:
A diferença entre Regime, Estrutura e Sistema Econômico; Sobre as Formas de Organização da Atividade Econômica; Os Fluxos Fundamentais; E a Inserção dos Agentes Econômicos na Atividade Econômica.
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Economia e Mercado do curso de Gestão de Logística, turno matutino da Universidade Paulista - UNIP, ministrado pelo professor Dr. Osvaldo Ribeiro.
MANAUS-AMAZONAS
2020
O Funcionamento do Sistema Econômico
O sistema Econômico é o sistema de produção, e um sistema é sempre um conjunto de elementos articulados entre si de forma a constituir um todo a distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados. O sistema econômico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas econômicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas.
Todo sistema econômico tem como princípio de coordenação o mercado e através do mercado e com o uso do dinheiro, os produtores competem entre si, e dessa forma o mercado aloca recursos e determina a distribuição da renda. Porém no Brasil, o sistema econômico não obedece à lógica do bem estar ou do desenvolvimento. Sua Lógica é a dos Juros, obtendo somente rendimentos ‘satisfatórios’ para rentistas e a comissão da área financeira.
As formas de organização da atividade econômica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas, como educação, alimentação, segurança, entre outros. E na economia moderna é dividida em três setores, setor primário, setor secundário e setor terciário. 
1. Setor primário: Compreende a extração e produção de materiais crus, como milho, carvão, madeira e ferro. (Um mineiro e um pescador seriam trabalhadores do setor primário.)
1. Setor secundário: Compreende a transformação de materiais crus ou em grau de processamento intermediário em bens de produção ou de consumo, por exemplo, aço em carros, ou tecidos em roupas. (Um pedreiro e uma estilista seriam trabalhadores do setor secundário.)
1. Setor terciário: Compreende o fornecimento de serviços para as empresas e para os consumidores, como creches, cinemas e casas lotéricas. (Um vendedor de shopping e um contador seriam trabalhadores do setor terciário.)
Um agente econômico é todo indivíduo, ambiente ou entidade que tenha a capacidade de influenciar e movimentar a economia. Isso acontece por meio das ações possíveis a cada um deles. As funções são diferentes de acordo com o agente econômico em questão. Juntos, eles formam uma relação completa entre todos os aspectos necessários para o funcionamento da economia. Em resumo, são cinco principais agentes econômicos: famílias, empresas, mercado, Estado e o resto do mundo. Vamos, a seguir, explicar cada um deles individualmente, relatando a sua importância e o seu papel no contexto da economia.

Continue navegando

Outros materiais