Buscar

TIPOS SOCIETÁRIOS NO SISTEMA JURÍDICO E ECONÔMICO FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LOGISTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Acerca da Limitação ao Poder de Tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I- A Constituição Federal de 1988 consagrou o principio do federalismo delimitando e dividindo entre os entes políticos (União, Estados-Membros, Distrito Federal e Município) o poder de tributar. II- A Limitação ao Poder de Tributar, de acordo com a Constituição Federal de 1988 se dá através da Competência Tributária, dos Princípios Tributários e das Imunidades. III- A CF de 1988 não criou efetivamente tributos, ela apenas outorga competência tributária para as pessoas políticas, ou seja, confere aos entes políticos a aptidão para criar, modificar, e extinguir, por meio de lei, tributos. IV- No Brasil, por injunção do principio da legalidade, os tributos são criados, in abstrato, por meio de lei (art. 150, I da CF), que deve descrever todos os elementos essências da norma jurídica tributaria. V- O sistema tributário nacional compõe-se de tributos, que, de acordo com a Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, compreendem: Os Impostos, as Taxas, a Contribuição de Melhoria, o Empréstimo Compulsório e as Contribuições Especiais.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	De todas só 03 alternativas estão corretas.
	
	Somente está correta a alternativa V.
	
	Todas as alternativas são falsas.
	
	As alternativas I e II estão corretas mas a V está errada.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	ASSINALE A ALTERNATIVA TOTALMENTE ,CORRETA:
		
	
	Para que sejam Manoel e Joaquim considerados nacionais, além de a sociedade ter sócios brasileiros, deve ter sede no país.
	
	Marcelo pode exercer a atividade empresarial estão em pleno gozo da capacidade civil e não for legalmente impedida. Marcelo legalmente impedida, caso a exerça, não responderá pelas obrigações contraídas, pois tais atos serão considerados nulos.
	
	O Mário empresário casado com Isabel , em regime de comunhão de bens precisa de outorga conjugal para alienar os imóveis que integrem o patrimônio de sua empresa, como, os bens materiais e imateriais.
	
	Para o exercício da atividade empresarial é necessário que o sujeito não detenha o que se costuma chamar de monopólio de conhecimento
	 
	É obrigatória a inscrição da sociedade empresarial no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
	
Explicação:
Artigo 1150 Código Civil.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta. Quanto às sociedades limitadas, é correto afirmar que:
		
	
	os sócios podem contribuir para a formação do capital social com dinheiro, bens ou prestação de serviço;
	 
	podem se reger supletivamente pelas normas das sociedades anônimas, desde que existe previsão no contrato social.
	
	as deliberações sociais devem ser obrigatoriamente realizadas por assembleia.
	
	o administrador da sociedade limitada não pode ser sócio.
	
	a assembleia apenas pode ser instalada, em primeira convocação, com o mínimo de ¼ do capital social.
	
Explicação:
O art. 1053, parágrfo unico determina a aplicação das normas da sociedade anônima, desde que haja previsão no contrato social. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa em que o registro do contrato social pode tornar uma sociedade devidamente personificada, ou seja, dotada de personalidade jurídica
		
	
	Nenhuma das Anteriores
	 
	Sociedade Comum
	
	Sociedade Simples e Sociedade em Conta de Participação
	
	Sociedade Comum e Sociedade em Conta de Participação
	
	Sociedade em Conta de Participação
	
Explicação:
A sociedade em comum é aquela que não possui atos constitutivos ou aquela que possui atos constitutivos, porém não foram levados à registro.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em conformidade com o CDC (Lei 8.078/90), podemos considerar fornecedor:
		
	
	Quem vende o produto ou serviço;
	
	Somente o fabricante;
	
	O fabricante e o intermediário;
	 
	O fabricante originário, o intermediário ou o comerciante vendedor;
	
	O fabricante e o vendedor.
	
Explicação:
Art. 3º CDC -  Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
§ 1º Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2º Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Novo Código Civil , desde 2002, partilhou em dois grandes grupos as sociedades , como: sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Sendo, assim, identifique as sociedades personificadas:
		
	
	As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. Sociedades em conta participação: Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais
	
	As Sociedades Comuns : Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. E as Sociedades em conta participação : Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante.
	 
	As Sociedades Simples: Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. E as Sociedades Empresárias: Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial.
	
	- As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. E as As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial
	
	As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial. E as Sociedades empresárias : Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede
	
Explicação:
Artigos 997 e 1150 do Código Civil.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São características das sociedades personificadas:
		
	
	Personalidade jurídica e obrigação de ter lucro.
	
	Personalidade jurídica e divisão dos lucros e prejuízos de forma igualitária
	
	Capital social mínimo e patrimônio dos sócios comum ao da sociedade.
	 
	Personalidade jurídica e patrimônio próprio.
	
	Patrimônio dos sócios comum ao da sociedade e busca do lucro.
	
Explicação:
Artigo 1150 Código Civil.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação à EIRELI, às sociedades empresárias e aos atos pertinentes a juntas comerciais, assinalea opção correta à luz da legislação pertinente ao direito empresarial.
		
	
	O nome empresarial de uma EIRELI pode ser formado pela firma da empresa seguida pela expressão EIRELI, mas o uso da denominação social na formação desse nome é vedado por lei
	 
	qualquer pessoa, sem precisar justificar interesse, tem direito de consultar os registros de uma junta comercial e requerer a expedição de certidões mediante pagamento do preço devido
	
	Caso um dos dois sócios de uma sociedade venha a falecer e o outro não consiga encontrar outro sócio nos cento e oitenta dias seguintes ao óbito, o sócio remanescente não terá opção a não ser dissolver a sociedade por falta da pluralidade de sócios.
	
	Para efeitos burocráticos e tributários, como no caso do SIMPLES Nacional, a EIRELI não pode ser tida como microempresa.
	
	A constituição de sucursal deve ser averbada no registro público de empresas mercantis em que foi inscrita a sede da empresa, o que dispensa nova inscrição no local do estabelecimento secundár
	
Explicação:
GABARITO: C - Qualquer pessoa, sem precisar justificar interesse, tem direito de consultar os registros de uma junta comercial e requerer a expedição de certidões mediante pagamento do preço devido
 
O registro na Junta é justamente para dar publicidade e conhecimento a terceiros.
Lei n° 8.934/94 - Art. 29. Qualquer pessoa, sem necessidade de provar interesse, poderá consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certidões, mediante pagamento do preço devido.

Outros materiais

Outros materiais