Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL aula 10

Prévia do material em texto

1.
		Com o que se determina como moderno nas mudanças da forma de trabalho, o que é correto afirmar sobre a presença do trabalhador em um lugar de trabalho coletivo, deixando de ser elemento de controle?
	
	
	
	 Abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de legalização da força de trabalho justo.
	
	
	Abre a possibilidade de fortalecimento da classe trabalhadora.
	
	
	Abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de precarização do trabalho.
	
	
	Abre a possibilidade de ir gerando diversas novas formas de minimizar a mais valia na relação trabalhor e produção.
	
	
	Abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de valorização do trabalho.
	
Explicação:
Alternativa A. A presença do trabalhador em um lugar de trabalho coletivo deixa de ser o elemento de controle e se abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de precarização do trabalho, de informalização das relações trabalhistas e de desagregação e diferenciação do efetivo operário a partir do conteúdo do seu trabalho e da individualização de sua tarefa.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O assistente social trabalha com a questão social e com suas expressões ou manifestações: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a moradia na favela, a falta de leitos em hospitais, a violência e a inadimplência. Nessa direção, a questão social I. apresenta-se nas objetivações concretas que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho. II. representa não só as desigualdades, mas, também, o processo de resistência e luta dos trabalhadores. III. coloca-se em novos patamares frente o avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas. Está correto o que se afirma em
	
	
	
	I e II apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O processo de reestruturação produtiva que atravessa o capitalismo a partir do final do século XX tem como fator associado:
	
	
	
	O controle sobre o capital financeiro.
	
	
	A implantação de medidas econômicas keynesianas.
	
	
	Uma posição tipicamente liberal e ortodoxa.
	
	
	O fortalecimento dos Estados nacionais.
	
	
	A flexibilização dos direitos trabalhistas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		02. (RESID. MULTIPROFISSIONAL ATENÇÃO BÁSICA 2017 / UPENET) Em se tratando da análise da questão social e dos direitos a partir das principais diretrizes teóricas do Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Os direitos sociais e as respectivas políticas sociais a eles vinculados apresentam-se como mediação para garantia da igualdade de condições a cidadãos livres na sociedade burguesa, mas se constituem também como expressão da desigualdade de classes.
	
	
	A partir da análise marxiana, apropriada hegemonicamente pelo Serviço Social, é possível desvelar que é condição do desenvolvimento capitalista a produção da questão social.
	
	
	A questão social estrutura-se a partir das condições de exploração, que marcam a relação capital-trabalho, e coloca em polos antagônicos os interesses de continuidade e superação dessa ordem societária, acirrando os processos de luta, que conformam as classes sociais fundamentais. O pauperismo adquire uma feição histórica, vinculada à contraditória dinâmica na qual a ampliação da pobreza combina-se com a produção da riqueza social, fundada na destituição do trabalhador das condições próprias de sua reprodução.
	
	
	Organizações privadas primam por projetos sociais não focalistas e apresentam uma característica básica, a de não se moverem pelo interesse público, mas, pelos interesses privados de certos grupos e segmentos sociais, reforçando a seletividade do direito no atendimento, segundo critérios estabelecidos pelos mantenedores, não sendo fruto de uma negociação coletiva dos sujeitos em luta.
	
	
	O direito universal de acesso a programas e projetos sociais só é visto como possível no âmbito do Estado. Este, ainda que seja um Estado de classe, dispõe de uma dimensão pública, que expressa a luta pelos interesses da coletividade numa dada correlação de forças dos sujeitos coletivos e suas expressões políticas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A instrumentalidade no âmbito do Serviço Social está relacionada à :
	
	
	
	Valorização da autonomização da dimensão técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	
	Capacidade técnica do profissional na escolha e manuseio dos instrumentais técnico-operativos da profissão.
	
	
	Negação da importância técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	
	Resposta profissional que pode assumir ou não natureza manipulatória.
	
	
	Condução estrita dos instrumentais utilizados pelo Assistente Social em seu ambiente de trabalho.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No que está centrada a função do Serviço Social nas relações sociais?
	
	
	
	A função do Serviço Social nas relações sociais está centrada na sua conduta moral, pela condição e capacidade de operar transformações, no objeto de intervenção.
	
	
	A função do Serviço Social nas relações sociais está centrada em sua instrumentalidade, pela condição e capacidade de operar transformações, no objeto de intervenção e nas condições materiais de seus meios e instrumentos.
	
	
	A função do Serviço Social nas relações sociais não está centrada em sua instrumentalidade, mas na condição e capacidade de operar transformações formada pela sua ética e moral.
	
	
	A função do Serviço Social nas relações sociais está centrada em sua instrumentalidade, pela condição e capacidade de operar transformações, no objeto de intervenção e nas condições religiosas da sociedade.
	
	
	A função do Serviço Social nas relações sociais está centrada em sua instrumentalidade, pela condição e capacidade de operar transformações,  mas não leva em consideração sua teoria crítica.
	
Explicação:
A alternativa correta é a C. A função do Serviço Social nas relações sociais está centrada em sua instrumentalidade, pela condição e capacidade de operar transformações, no objeto de intervenção e nas condições materiais de seus meios e instrumentos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(FCC, 2014) O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho. José Paulo Netto e Marcelo Bras (2006) afirmam, sobre o trabalho no cenário mundial e no início do século XXI, que
	
	
	
	o quadro de flexibilização do trabalho instalado, sobretudo nos países de terceiro mundo, nas duas últimas décadas, não correspondem mais à velha lógica do capitalismo pautada na exploração do trabalho e nem nas relações de produção sob o ideário burguês, pois este se arrefeceu no início do século XXI.
	
	
	o trabalho deixou de ter a centralidade na estruturação da economia capitalista nos dias atuais, pois programas sociais, sobretudo os de transferência de renda, passaram a pressionar esse mercado, permitindo que os cidadãos passem a suprir suas necessidades básicas (como afirmava Marx referindo-se ao primeiro ato histórico) sem que necessariamente se coloquem como força de trabalho.
	
	
	o caminho diante da exploração do trabalho é sem volta, pois o atual estágio do capitalismo sem normas e com uma economia anarquista enterrou definitivamente toda e qualquer possibilidade de uma economia socialista na qual o trabalho volte a ser encarado como estimulador da criatividade humana.
	
	
	mesmo diante do quadro de alta exploração, a humanidade não está condenada a essa inexorável barbárie, pois o campo da flexibilização do trabalho, empreendida a partir das novas modalidades de gestão social no sistema produtivo, permite a configuração de um novo tempo de negociação.
	
	
	formas de exploração do trabalho que pareciam relíquias (infantil, feminino e imigrantes), inclusive o semiescravo retornam à cena. O esvaziamento das instâncias democráticas acompanha a reconversão do Estado em serviçal de mercado que é manipulado por uma oligarquia financeira mundial.
	
Explicação:
O Serviço Socialé uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, dessa forma, esta inserido e faz parte da classe que vive do trabalho, com implicações nas possibilidades e limites na sua intervenção profissional.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Preencha a lacuna com a palavra correta, segundo Ford: ¿O espírito de _______________ leva para a frente o homem dotado de qualidades [...] os homens de valor criam por si mesmos as suas posições [...] A pessoa em questão vê-se de repente num trabalho diverso com a particularidade de um aumento de salário.¿(FORD, 1967, p. 74).
	
	
	
	Cooperação
	
	
	Alegria
	
	
	Humildade
	
	
	Competição
	
	
	Harmonia

Continue navegando