Buscar

PROCESSOS EXTRATIVOS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÉTODOS OU processos extrativos
1. Defina solução extrativa.
Uma solução extrativa é a que resulta da dissolução parcial de uma droga de composição heterogênea num determinado solvente.
2. Explique em que consiste o método de extração sólido-líquido. E o método de extração líquido-líquido?
A extração do tipo liquído-liquído consiste em um processo pelo qual dois componentes de uma mistura líquida são separados pelo contato com um solvente insolúvel o qual dissolverá preferencialmente um ou mais componentes. Já a extração do tipo sólido-líquido se caracteriza pela separação de um ou mais determinados componentes de uma mistura sólida por meio de um solvente líquido. 
3. Maceração, Maceração fracionada ou remaceração, Maceração dinâmica, Percolação e Turbólise são métodos de extração à frio. Conceitue cada um deles com desenho esquemático do processo.
 
 MACERAÇÃO Droga Líquido extrator Adição de solvente até a submersão 
2 a 10 dias Agitação ocasional Droga Filtro Coada e prensada EXTRATO
MACERAÇÃO FRACIONADA Divisão Menstruo Parte do menstruo 
Droga Saturação Retira-se o menstruo Nova porção Alcance do volume desejado
MACERAÇÃO DINÂMICA Processo de maceração Agitação mecânica constante
PERCOLAÇÃO Processo dinâmico Umedecimento Droga Arrastamento do princípio ativo pela passagem contínua do líquido extrator Esgotamento da planta Gotejamento do material 
TURBÓLISE Elevada velocidade de agitação Diminuição das partículas 
Equilíbrio entre concentração de ativos
4. Infusão, Decocção, Extração em aparelho de Soxhlet são métodos de extração à quente. Conceitue cada um deles com desenho esquemático do processo.
INFUSÃO Água fervente Material vegetal Recipiente tampado 
Vegetais Cortar/pulverizar Facilidade de penetração e extração pela água
DECOCÇÃO Droga seca Contato por certo tempo 
Água fervente Emprego restrito Materiais vegetais duros
EXTRAÇÃO EM APARELHO DE SOXHLET Extração de sólidos Solventes voláteis Ciclos com solvente renovado Menor quantidade de solvente 
Extração eficiente 
5. O que é extração por fluido supercrítico?
 É o processo destinado a extração de substâncias voláteis através da utilização de gás inerte em condições críticas de temperatura e pressão. E este quando volta às condições normais de temperatura e pressão libera o material extraído.
6. Compare os processos extrativos denominados de Maceração e Percolação. Quais as vantagens e desvantagens de cada método?
A maceração consiste em deixar a droga em contato com o líquido extrator adequado durante um espaço de tempo, podendo variar de 2 a 10 dias, com agitação ocasional, sua vantagem é que por conta da agitação frequente a mistura pode melhorar a extração e a desvantagem é o período prolongado de tempo de extração. A percolação consiste em fazer passar o solvente através da droga previamente umedecida e macerada, deslocando o líquido de cima para baixo, continuamente até esgotamento de seu princípio ativo, portanto a vantagem é que a extração poderá ser completa, e a desvantagem é que para vencer o equilíbrio de forças sãonecessárias adições sucessivas de solvente.
7. Existem vários fatores que devem ser considerados nos processos extrativos. Explique como cada um dos fatores citados abaixo interferem na extração:
a) estado de divisão da droga (tamanho das partículas)
Quanto maior for o grau de divisão da droga, mais fácil será a solubilização, entretanto, se forem muito divididas ou pulverizadas, algumas drogas tendem a dificultar a passagem do solvente.
b) agitação
A agitação não é muito utilizada nos processos extrativos, entretanto, sabe-se que na maceração, a agitação constante acelera a extração.
c) temperatura
O uso da temperatura acelera os processos de extração, mas o seu uso deve ser condicionado à termo estabilidade dos princípios ativos.
d) tensão superficial
Quanto menor a tensão superficial do liquido, maior será a facilidade de penetração nos interstícios de uma estrutura sólida facilitando a extração.
e) interação entre os componentes
A presença de saponinas em drogas com outros princípios ativos facilita a extração, pois as
saponinas diminuem a tensão superficial dos líquidos. Já a presença de taninos pode trazer
prejuízos, pois este componente pode precipitar alcaloides em drogas alcaloídicas.
f) natureza dos solventes
É necessário considerar a solubilidade dos princípios ativos na escolha dos solventes. O álcool é o solvente mais utilizado devido a sua baixa toxicidade, sua seletividade, e por possuir ponto de ebulição alto. A água possui a vantagem de ser econômica, mas traz algumas desvantagens pois retira grande quantidade de substancias.
g) pH
É importante a acidificação do meio na extração de alcaloides, e no caso de saponinas de caráter ácido a alcalinização é de grande utilidade.
h) tempo
Deve ser estipulado para cada droga
8. Conceitue tintura e extrato.
A tintura é um liquido resultante da extração de drogas vegetais e animais, preparadas em temperatura ambiente por percolação ou maceração, utilizando como por exemplo líquidos extratores, álcool e água, éter alcoolizado, álcool e acetona.
Os extratos são preparações concentradas obtidas de drogas vegetais ou animais, frescas ou secas, por meio de um dissolvente apropriado, seguido de sua evaporação total ou parcial.
9. Qual a classificação de extratos quanto à consistência? Defina cada tipo.
1. Extratos fluídos: são líquidos
2. Extratos moles: possuem consistência de mel
3. Extratos firmes ou pilulares: quando possuem consistência de massa pilular
4. Extraros secos ou pulverulentos: se apresentam sob forma de pó.
10. Quais os métodos extrativos utilizados na extração de princípios ativos termolábeis?
Os métodos utilizados na extração de princípios ativos termolábeis são: Maceração, percolação, e o método C para extratos fluidos.
11. Quais são as forças que atuam no processo de percolação?
As forças que atuam no processo de percolação são à força de capilaridade e a pressão hidrostática.
12. Conceitue extrato fluido. Por que deve separar os primeiros 85% do líquido extrator? Explique a obtenção de extratos fluidos pelo processo A da Farmacopéia.
Os extratos fluidos são aqueles em que cada mililitro deste equivale a um grama da droga que lhe deu origem, correspondendo, portanto, a uma concentração de 100%. Os primeiros 85% do líquido extrator deve ser separado, pois contem maior concentração da droga de origem, e por isso é considerado percolato forte.
O método A consiste na maceração e percolação da droga, reservar os primeiros 85% do volume do percolato em relação ao volume total de extrato fluido a ser obtido, continuando em seguida a percolação até esgotamento da droga. O volume além dos 85% é concentrado sob aquecimento brando (60°C) até que o volume seja reduzido a 15%, sendo neste ponto adicionado o volume retirado anteriormente (85%).

Continue navegando

Outros materiais