Buscar

dinamica dos

Prévia do material em texto

Dinamica dos Solidos
DISCENTE: Estér Bruna Ferreira RA: B467FI-5
Resumo 
O método dos elementos finitos (m.e.f.) é um método numérico que permite obter aproximações de dimensão finita para problemas de valor de fronteira, sendo hoje em dia uma ferramenta muito útil na análise de muitos problemas lineares ou não lineares em mecânica dos meios contínuos. 
Esta dissertação tem como objectivo fundamental o desenvolvimento de um programa de elementos finitos, em linguagem Fortran, que permita analisar problemas planos dinâmicos com deformação infinitesimal, envolvendo sólidos elásticos lineares, e em que a integração das equações da dinâmica possa ser efectuada por métodos explícitos ou implícitos. 
Os dois programas de elementos finitos concebidos (um utilizando a integração implícita e outro a integração explícita) são aplicados posteriormente na análise dinâmica de três estruturas, com carregamentos e condições de fronteira diferentes. O primeiro desses exemplos (sólido) é utilizado para validar os programas desenvolvidos, comparando os resultados obtidos nesse exemplo com os resultados obtidos com o programa comercial Abaqus. Nos outros dois exemplos mais complexos (viga em consola e viga bi-encastrada) comparam-se as soluções obtidas com os dois diferentes tipos de integração numérica no tempo e com malhas de 4 nós e de 8 nós e discutem-se os resultados obtidos. 
Enquanto que na regra de integração explícita o incremento de tempo está limitado por razões de estabilidade, na regra de integração implícita este só está limitado por razões de precisão. A utilização do mesmo incremento de tempo nos dois casos conduz, em geral, a uma melhor aproximação dos resultados obtidos com a regra de integração implícita, à custa de um aumento do tempo de cálculo. A consideração de uma regra de integração implícita permite ainda, através da introdução de amortecimento numérico, reduzir a influência dos modos de energia mais elevada nos resultados. 
Os programas desenvolvidos poderão servir como ponto de partida para futuros desenvolvimentos de outros programas.

Continue navegando