Buscar

ATIVIDADE DOMICILIAR DE SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA - ALEXANDROx

Prévia do material em texto

FACULDADE DOM PEDRO II
DISCENTE: ANANDA DE SOUZA DOS SANTOS
DOCENTE: ALEXANDRE P. ANDRADE TURNO: NOTURNO	
MATÉRIA: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA TURMA: 1º SEMESTRE 
ATIVIDADE DOMICILIAR DE SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
(RESPOSTAS)
1- O Direito surge na sociedade, justamente, como o conjunto de normas que regulam a vida social. ... O direito sempre teve uma função social. A norma jurídica e criada para reger relações jurídicas, e nisso, a disciplina da norma deve alcançar o fim para o qual foi criada. Por meio da função social do direito, o legislador objetiva humanizar as relações jurídicas, adotando novos valores que o mundo, em especial, o mundo ocidental, adotou com a evolução dos processos humanos e dos anseios das camadas sociais de alcançar melhores dias, pondo fim aos valores individualistas que presidiram os séculos XVII ao XIX e parte do século XX. A função social do direito é o fim comum que a norma jurídica deve atender dentro de um ambiente que viabilize a paz social.
2- O direito é sempre um fenômeno verificável na realidade social; é um fato social, portanto. O direito como objeto científico, pode ser estudado sob três dimensões: através da filosofia do direito, da ciência dogmática - normativista do direito e da sociologia jurídica. O direito reflete a realidade, especialmente as formas de interação e os valores predominantes. A sociedade identifica - se pelos valores focais e pelos elementos que lhe norteiam a estrutura fazemos uma distinção entre causas e fontes do direito. Aquelas são inatingíveis, enquanto estas podem ser identificadas. Com o controle social, o direito tem função determinada ao definir os status e os papéis sociais. Ele define também e 
é a polarização do comportamento esperado e os limites para determinar o comportamento desviado. A legitimidade é invocada como garantia do que é correto e indiscutível importante, porém, ressaltar-lhe a relatividade com referência às características do momento histórico.
3- O Ministério público (MP) tem como papel fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Por isso, seu funcionamento é independente de qualquer dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Mas não se trata de ser simplesmente o guardião incluir o aspecto da legalidade, a missão do Ministério Público vai muito além desse campo. Abrange também guarda e a promoção da democracia, da cidadania e da justiça e da moralidade. Além disso, cuida dos interesses da sociedade de uma maneira geral, principalmente nos setores mais vulneráveis e mais necessitados de amparo, como as etnias oprimidas, o meio ambiente, o patrimônio público e os direitos humanos, entre outros.

Continue navegando