Buscar

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
BRUNA BARRETO DE SOUZA
O MERCOSUL
ARACAJU/SE
2020
 
BRUNA BARRETO DE SOUZA
O MERCOSUL
 Pesquisa apresentada a Universidade
 Paulista, como parte das atividades
 avaliativas da disciplina Geopolítica,
 Regionalização e Integração
 Orientador: Prof.ª Carmem Luíza Kotovicz
ARACAJU/SE
2020
 
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………...03
2. PROCESSO HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO MERCOSUL………………04
3. SIGNIFICADO DA SIGLA MERCOSUL…………………………………..04
4. CARACTERÍSTICA DA AGENDA DE INTEGRAÇÃO
 DO MERCOSUL…………………………………………………………….05
5. COMPOSIÇÃO DO MERCOSUL…………………………………………..06
5. ESTRUTURA INTITUCIONAL DO MERCOSUL…………………………07
6. CONCLUSÃO………………………………………………………………..08
 REFERÊNCIAS……………………………………………………………...09
03
INTRODUÇÃO
O Mercosul é o bloco econômico iniciado em 26 de março de 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O termo que criou o grupo foi chamado de Tratado de Assunção. 
O nome Mercosul significa Mercado Comum do Sul, ou seja, o grupo instituiu uma área de livre circulação de mercadorias, bens e serviços entre os países, além de ter determinado a integração dos Estados Membros. Com o Mercosul, os países que fazem parte do grupo passaram a possuir uma política comercial comum, além de um entendimento conjunto de assuntos relacionados à economia e algumas legislações específicas. 
O Mercosul é um grupo econômico important no contexto mundial, pois concentra algumas economias fortes da América do Sul,com destaque para o Brasil, Além de reunir oc principais países da região, o bloco também conta com nações que não fazem parte do continente, como é o caso de Israel e Egito, que são parceiros estratégicos do Mercosul. 
04
PROCESSO HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO MERCOSUL
Embora o Mercosul só tenha sido criado em 1991, os delineamentos para criação de uma área de livre comércio e circulação datam da década de 1980. 
Com a recém saída da ditadura militar o Brasil e a Argentina assinaram O Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, em 1988, no intuito de inaugurar um novo marco nas relações Internacionais de ambos países.
Este tratado tinha como meta estabelecer um mercado comum na América do Sul, ao qual outros países latino-americanos poderiam se vincular. Sendo assim, os presidentes do Uruguai e do Paraguai se juntaram à iniciativa.
Oficialmente o Mercosul foi fundado em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratato de Assunção pelos países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Tendo como objetivo a construção de um mercado comum de livre comércio na América do Sul.
SIGNIFICADO DA SIGLA MERCOSUL
O nome Mercosul tem como significado Mercado Comum do Sul.
05
CARACTERÍSTICA DA AGENDA DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL
A agenda de integração do Mercosul tem sido caracterizada pela centralidade dos temas econômico-comerciais. No entanto, a intenção e que a integraçãoseja projetada para além da dimensão econômica, como disposto no Tratado de Assunção. No decorrer do processo de integração ecnômico-comercial, a agenda do Mercosul foi ampliada, passando a incluir temas políticas, de direitos humanos, sociais e de cidadania. Os dois marcos na área social e cidadã do Mercosul são, respectivamente, o Plano Estratégico de Ação Social (2011) e o Plano de Ação para o Estatuto da Cidadania do Mercosul (2010).
A agenda política do Mercosul abrange um amplo espectro de políticas governamentais tratadas por diversas instâncias do bloco, que incluem reuniões de ministros, reuniões especializadas, foros e grupos de trabalho. Os Estados Partes e Estado Associados promovem cooperação, consultas ou coordenação em virtualmente todos os âmbitos governamentais, o que permitiu a construção de um patrimônio de entendimendo e integração de valor inestimável para a região.
O Mercosul é hoje instrumento fundamental para a promoção de coperação, do desenvolvimento, da paz e da estabilidade na América do Sul.
06
COMPOSIÇÃO DO MERCOSUL
O Mercado Comum do Sul conhecido como Mercosul é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países assiciados.
Esse bloco econômico possui três grupos diferentes de países integrantes:
Membros permanentes:
São aqueles países que fazem parte integralmente do Mercosul, adotam a TEC e compõem todos os acordos do bloco, além de possuirem poderes de votação em instâncias decisórias. São membros permanentes a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. A Venezuela foi aceita como membro permamnente em 2012 e suspensa do bloco em dezembro de 2016.
Membros associados:
São aqueles países que não fazem parte totalmente dos acordos do Mercosul, pricipalmente por não adotarem a TEC, mas que integram o bloco no sentido de ampliar suas trocas comerciais com os demais países do bloco. São membros associados a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Peru, o Suriname a Guiana.
Membros observadores:
Composto pelo México e pela Nova Zelândia, esse grupo é destinado aos países que desejam acompanhar o andamento e expansão do bloco sem o compromisso de dele fazer, podendo tornar-se um membro efetivo ou associado no futuro. No caso do México, isso será muito difícil, haja vista que esse país já compõe outros dois blocos: o NAFTA e a APEC.
07
ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL
O Mercosul também é formado por algumas instituições que detém funções específicas e buscam assegurar o bom andamento e o desenvolvimento do bloco, são elas:
CMC – Conselho do Mercado Comum
É o principal órgão do Mercosul, sendo responsável pelas principais tomadas de decisões no bloco. É compoto pelos Ministros das Relações Exteriores e da Economia de todos os membros efetivos e apresenta duas reuniões por ano, sendo a presença dos presidentes obrigatória em pelo menos uma dessas reuniões.
GMC – Grupo Mercado Comum 
É o órgão execultivo do Mercosul, sendo composto por representantes titulares e alternativos de cada um dos membros efetivos do bloco. Esse grupo reune-se trimestralmente, mas pode haver encontros extraordinários a pedido de qualquer um dos seus participantes.
CCM – Comissão de Comércio do Mercosul
É o órgão responsável pela gestão das decisões sobre o comércio do Mercosul. Suas funções envolvem a aplicação dos instrumentos políticos e comérciais dentro do bloco e deste com terceiros, além de criar e supervisionar órgãos e comitês para funções específicas.
CPC – Comissão Parlamentar Conjunta 
Representa os parlamentos dos países-membros do Mercosul. É o órgão responsável pela operacionalização e máxima eficiência do corpo legislativo do bloco. 
Foro Consultivo Econômico e Social
É o órgão que representa os setores da economia e da sociedade de cada um dos membros do Mercosul. Ele possui um caráter apenas consecultivo, opera por meio de recomendações ao GMC e pode incluir em torno de se a participação de empresas privadas. 
Além dessas instituições, existem outros órgãos e secretarias vinculadas às denominações acima apresentadas. Juntos, esses elementos compõem a estrutura do Mercosul, atuando no sentido de organizá-lo e fundamentando suas ações e estratégias de mercado. O seu correto funcionamento significa a garantia da coesão e harmonia desse importante bloco econômico.
08
CONCLUSÃO
O objetivo do Mercosul é garantir a construção de uma consolidação econômica, política e social entre os países-membros, colaborando para o aumento da qualidade de vida dsos cidadões que habitam os Estados que constituem o bloco.
Como o próprio nome sugere, o Mercosul visa a definição de um bloco e, para atngir esta meta, define algumas rgras, como:
	Garantia da livre circulação de bens, serviços e produtos entre países membros;
	Garantia da TEC ( Tarifa Externa Comum) em negociações comérciais com Estados que não pertencem ao bloco econômico;
	Políticas macroenconômicas e setoriais nos estados-membros;
	Compromisso em fortalecer a integração entre todos os membros efetivos da organização.
Obloco também tem objetivos sociais e de proteção à cidadania. Para isso, busca promover a valorização da diversidade de culturas dos seus países, além de melhorias em áreas como saúde e educação.
Da mesma maneira, o Mercosul valoriza e implementa polícas que permitam a livre circulação de pessoas entre os países do bloco.
09
REFERÊNCIAS
História do Mercosul. Disponível: https://todamateria.com.br/mercosul/
Mercado Comum do Sul foi criado em 1991. Disponível: https://12.senado.leg.br/noticias/mateirias/2007/04/27/mercado-comum-do-sul-foi-criado-em-1991/
Mercado Comum do Sul. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/mercado-comum-do-sul/
Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível: https://mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul/
Mercosul. Disponível: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mercosul.htm.
Organização e estrutura do Mercosul. Disponível:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/organizacao-e-estrutura-do-mercosul.htm.