Buscar

10 Franquias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Franquias
	O franchising (ou franquia) é uma atividade que nasceu de uma evolução do sistema varejista.
	O franchising é, também, uma forma importante de capitalismo moderno e que dá oportunidade para que micro e pequenas empresas inovadoras cresçam com capitais de terceiros, sem depender de recursos bancários ou de risco. Essa é uma forma de empreender com menor risco, uma maneira de as pessoas realizarem o sonho de ter seu próprio negócio.
 (
Norral
Know-how
 é um termo em inglês que significa literalmente 
"saber como"
. Know-how é o 
conjunto de conhecimentos práticos
 (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.
Possui know-how a organização que consegue dominar o mercado por apresentar conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem.
)10.1 O que é uma Franquia?
	Franquia nada mais é que a estratégia de expansão utilizada por algumas empresas para poder crescer o negócio com capital de terceiros e consequentemente ganhar escala e aumentar a lucratividade e o resultado do negócio. 
	Franquia, franchising  é uma estratégia utilizada em administração
 que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura,  know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. 
	Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
	É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.
	As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.
	Contexto geral
· Evolução do mercado de varejistas
· Equacionamento entre filiais e terceirização de pontos de venda.
	Conceito
	 Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
	 Licença para usar a marca e tecnologia de negócios na verdade determinados produtos ou serviços de uma empresa, cedidos mediante determinados condições firmadas em contato de franquia.
	 Licença Franquia é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido pra outro ponto comercial com autorização de quem detém o direitos e criou aquele modelo inicial.
10.2 Por que as franquias fazem tanto sucesso?
	O índice de mortalidade de empreendimentos baseado no modelo de franquias é quatro vezes menor que o índice de empreendimentos independentes no modelo tradicional, ou seja, apresenta a maioria dos benefícios de se empreender (com algumas ressalvas) com um risco muito menor.
	Motivos principais do sucesso da franquia:
Toda a análise e validação do negócio já foi realizada.
Baseada e Benchmarks(melhores práticas).
Tecnologia e know-how.
Suporte do Fraqueador.
10.3. Diferenças entre permissão, concessão, franquia e licenciamento
	
Permissão
	Delegação a título precário, mediante licitação, de prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco (Lei n. 8.987/95). ex: Taxista.
	
Concessão
	Delegação de serviço público, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresa que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado (Lei n. 8.987/95). ex: Ônibus 
	
Franquia
	Sistema pelo qual um franqueador autoriza, por meio de contrato, um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços, e ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, se caracterize relação de consumo, formação de um mesmo grupo econômico ou vínculo empregatício, seja em relação ao franqueado ou seus empregados, ainda que durante o período de treinamento (Lei n. 8.955/94).
	Licenciamento
	É o contrato que se destina a autorizar o uso por terceiros de marca ou outros direitos de propriedade intelectual nos termos da lei (Lei n. 9.279/96).
10.4 Como determinar se franquia é uma opção para o empreendedor?
Para muitos empreendedores, o sistema de franquias é visto como a grande oportunidade de realizar o antigo sonho de abrir o próprio negócio e conquistar a independência profissional e financeira. Mas a falta de experiência e o despreparo para escolher o melhor investimento acaba, por muitas vezes, transformando essa ambição em pesadelo.
	o 1º passo para se montar um negócio é fazer uma pesquisa sobre a situação do mercado nos últimos anos e suas tendências.
10.5 Como saber se uma franquia é a melhor opção para um negócio?
É fazendo uma analise.
10.6 Franquias no Brasil
	De acordo com a Associação Brasileira de Franchinsing (ABF) o mercado de franquias cresceu em 8,3% em 2016, representando um faturamento de R$ 151 bilhões e hoje já se tem mais de 142 mil unidades franqueadas. No gráfico a seguir podemos ver o vertiginoso crescimento desse setor. 
10.7 Tipos de franquias 
Há diversos tipos de franquias que um empreendedor pode escolher, dependendo de seu perfil e anseios.
10.7.1 Franquia de produtos: As mais convencionais;há um produto criado. ex: perfume,chocolate, chá,..
10.7.2 Franquia de distribuição: há um produto atrelado, mas pega só uma parte da distribuição.
10.7.3 Franquia de serviço: Criam-se ideias baseadas em serviço.
10.7.4 Franquia Industrial: cria-se uma tecnologia para explorar.
10.7.6 Franquia combinada: reúne franquias diferentes, com um mesmo franqueado, num mesmo ponto comercial.
10.7.7 Franquia shop in shop ou miniunidades: quando há uma franquia e atrela outras franquias/negócios junto.
10.8 Como desenvolver franquias de sucesso
	É preciso buscar algumas bases, é preciso ter alguns Pré-requisitos para desenvolver ou para garantir que a Franquia vai ser um sucesso.
· Forte aparato financeiro;
· Alta margem de lucratividade ;
· Facilidade de transferência dos processos.
10.9 Os aspectos legais do sistema de franquias 
Os aspectos legais são regulamentações legais que têm como objetivo elevar o nível de transparência no relacionamento entre franqueador e os candidatos à aquisição de uma franquia nos momentos que antecedem a assinatura do contrato ou o pagamento de qualquer valor referente à aquisição de uma franquia. Existem basicamente dois aspectos: a Lei 8.955, de 15 de dezembro de 1994 e a Circular de Oferta de Franquia.
10.9.1 Lei n. 8.955, de 15 de dezembro de 1994: A Lei n. 8.955/94, também chamada Lei Magalhães Teixeira, é simples e sua essência trata da regulamentação sobre a obrigatoriedade deum esclarecimento formal prévio por parte dos franqueadores ao fechamento de cada negócio de franquia (caracterizado pela assinatura de contratos ou de pagamentos a título de aquisição do direito de uma unidade de franquia).
	Esse esclarecimento é feito formalmente por escrito por meio de um instrumento legal chamado Circular de Oferta de Franquia. Todas as empresas franqueadoras pertencentes ao sistema de franchising ou que pretendem ingressar nele, obrigatoriamente, devem enquadrar-se nessa lei, sem exceções.
10.9.2 Circular de Oferta de Franquia (COF): É um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das parte. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo. 
Atividades
1. O que é uma franquia? Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
2. Qual a razão do sucesso das franquias? O índice de mortalidade de empreendimentos baseado no modelo de franquias é quatro vezes menor que o índice de empreendimentos independentes no modelo tradicional, ou seja, apresenta a maioria dos benefícios de se empreender (com algumas ressalvas) com um risco muito menor.
3. O que é permissão? Delegação a título precário, mediante licitação, de prestação de serviços públicos feito pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho por sua conta e risco.
4. Quais são as vantagens para um franqueador?
• Expansão veloz. 
• Mais eficiência. 
• Estrutura central reduzida. 
• Feedback. 
• Ingresso em novos mercados. 
• Canal diferenciado para seus produtos/serviços. 
• Fortalecimento da marca. 
• Menos riscos trabalhistas.

Outros materiais

Outros materiais