Buscar

Avaliando o Aprendizado 3 - Direito Adinistrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Do poder de polícia decorrem:
		
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	desapropriação da propriedade privada em benefício do interesse público.
	 
	limitações ao exercício de direitos individuais.
	
	supressões de direitos individuais.
	
	NDA
	Respondido em 26/05/2020 11:11:36
	
Compare com a sua resposta: A empresa ABC Engenharia de Pontes foi contratada pelo Município X, após licitação, para a construção de uma ponte de transposição de um rio, ligando dois diferentes bairros da cidade. O contrato tinha a duração de doze meses. A empresa, entretanto, atrasou o cronograma de execução da obra em virtude de uma longa greve dos caminhoneiros, que impediu o abastecimento dos insumos necessários à construção. A partir do caso apresentado, responda aos itens a seguir. A) É possível a prorrogação do prazo de entrega da obra, nesse caso? Justifique. (Valor: 0,65) B) Considerando que tenha havido, por conta de um fato superveniente e extraordinário, um aumento excepcional no preço dos insumos mais relevantes, será possível a revisão contratual? Justifique. (Valor: 0,60) O examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Adaptação OAB/FGV) Pelo sistema constitucional brasileiro, a categoria das agências reguladoras apresentam competência de natureza:
		
	
	exclusivamente legislativa.
	 
	exclusivamente administrativa.
	
	administrativa e jurisdicional.
	
	legislativa e administrativa.
	
	legislativa, administrativa e jurisdicional.
	Respondido em 26/05/2020 11:12:04
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida Trata-se de violação ao devido processo legal, contraditório e ampla defesa ( art. 5º, LIV e LV ), bem como pela violação das regras principiológicas dos processos administrativos contidas no artigo 3º da Lei 9784/99, sendo passível de desconstituição em sede de Mandado de Segurança, baseado no artigo 5º , LXIX da CF/88, e regulamentado pela Lei 12016/2009 que revogou as Lei 1533/51 e 4348/64, caso não tenha configurado a prescrição do remédio constitucional. sustentando no mérito a violação do Devido Processo Legal, Contraditório e Ampla Defesa, culminando com a configuração do abuso de poder na forma do artigo 2º, parágrafo único ¿ e¿ da Lei 4717/65, afetando inclusive violação aos princípios dos artigo 37, caput, da CF/88, além da violação do Princípio da Segurança Jurídica e da Proteção da Confiança e Confiança Legítima. E finalmente, caso não seja cabível o presente writ, é cediço que é possível a propositura de uma ação de conhecimento de rito ordinário na forma do artigo 274 do CPC, baseado no Direito de Ação - art. 5º, XXXV da Lei Maior.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em relação ao ato administrativo, assinale a alternativa correta:
		
	
	O ato administrativo discricionário é aquele que possibilita ao agente público competente posicionar-se, livre e incondicionalmente, sobre determinada questão.
	
	O ato praticado pelo "agente de fato" é sempre nulo, independentemente da aparência de legalidade.
	
	A administração pública, para anular ato próprio, em razão da constatação de ilegalidade, deverá necessariamente buscar o provimento jurisdicional nesse sentido.
	 
	O ato discricionário, quando motivado, fica vinculado ao motivo que lhe serviu de suporte, com o que, se verificado ser o mesmo falso ou inexistente, deixa de subsistir.
	
	O ato administrativo composto é aquele que se forma pela conjugação de vontades de mais de um órgão administrativo.
	Respondido em 26/05/2020 11:12:50
	
Compare com a sua resposta: 1- Sim, pois o artigo 655 do CPC determina a ordem preferencial para a penhora de bens, sendo o dinheiro previsto no inciso I e o imóvel no inciso IV. Portanto, plenamente possível a penhora de numerário existente em conta. A constrição não contraria o artigo 620 do CPC, pois não bloqueia toda a conta, mas apenas valor suficiente para garantir a execução. Logo, não afetando a saúde financeira da empresa porque poderá manusear seus recursos livremente. 2- Sim. Trata-se de pessoa jurídica de direito privado aplicando-se as mesmas normas que são aplicadas as empresas que não integram a Administração Pública Indireta com base no art. 173 da CF. Contudo, os bens de uma sociedade de economia mista que esteja afetado a prestação de serviço público não poderá ser penhorado em homenagem ao princípio da continuidade do serviço público.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(2016/CESPE/TRT - 8ª) Com base nas disposições constitucionais e no regime jurídico referentes à administração indireta, assinale a opção correta.
		
	 
	Os conselhos profissionais são considerados autarquias profissionais ou corporativas.
	
	Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF), a nomeação dos presidentes das entidades da administração pública indireta independe de aprovação prévia do Senado Federal.
	
	As sociedades de economia mista que exploram atividade econômica não estão sujeitas à fiscalização do Tribunal de Contas da União
	
	O consórcio público integra a administração direta de todos os entes da Federação consorciados, ainda que detenha personalidade jurídica de direito público
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	Respondido em 26/05/2020 11:15:16
	
Compare com a sua resposta: O procedimento da Prefeitura não foi correto. Ela não poderia renovar o contrato aceitando as exigências da empresa contratada porque a lei 8666/93 não prevê o instituto da renovação. Para determinados eventos que ocorram durante a execução do contrato - todos eles devidamente especificados na lei - a norma legal autoriza apenas a prorrogação do contrato. Por motivo de omissão ou atraso de providências a cargo da Administração Pública - como a demora da Secretaria Municipal da Educação em transferir as atividades escolares para outro lugar a fim de permitir o início das obras - a lei 8666/93 autoriza a prorrogação dos contratos administrativos. Assim, deverá ser realizada a alteração dos prazos e o correspondente equilíbrio econômico-financeiro, mantendo-se todas as demais condições do contrato original. Não sendo aceito pela empresa X a proposta de prorrogação, o que é seu direito, a Prefeitura deverá rescindir o contrato e realizar uma nova licitação tendo como objeto executar as obras restantes que concluem a reforma da escola.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quanto à formação o ato administrativo pode ser classificado em simples, complexo e composto. Daí, é correto afirmar que o ato complexo se forma pela manifestação de vontade
		
	
	única de um órgão, condicionada à verificação de outro para se tornar exequível.
	
	unitária de um órgão colegiado.
	 
	de órgãos administrativos diferentes, em concurso, para a formação de um ato único.
	
	de vários órgãos de poderes distintos.
	
	de um único órgão administrativo.
	Respondido em 26/05/2020 11:17:13
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida: Mandado de Segurança, com pedido de liminar, a medida judicial cabível. Deve destacar a prerrogativa da Administração Pública de proteger e fiscalizar o meio ambiente, mediante o combate à poluição sonora, por se tratar de atividade que pode causar danos à população. Assim, deve fazer referência ao poder de polícia da Administração, o qual se funda, precipuamente, na prevalência do interesse público em face do interesse particular. É importante consignar que um dos atributos do poder de polícia é, justamente, a autoexecutoriedade, compreendida como a possibilidade de atuação da administração pública, independentemente de autorização ou decisão judicial. Porém, ainda assim deve-se observar, como atributo do poder de polícia, o devido processo legal, de modo a assegurar ao administrado o exercício do direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa. Como, na hipótese apresentada, o proprietário do estabelecimento não participou do atode medição de poluição sonora nem foi notificado para apresentar qualquer defesa, há nítida violação aos princípios constitucionais insertos no art. 5.º, LV, da Constituição Federal, os quais asseguram o direito líquido e certo do impetrante ao devido processo legal e à ampla defesa. Ademais, a medição sonora teria sido realizada em ambiente diverso do local do estabelecimento, o que poderia ter viabilizado a ocorrência de interferências externas que comprometeriam o resultado obtido. Tal circunstância reforça a necessidade de concessão da medida liminar para autorizar o imediato funcionamento do lava-jato. Por fim, é prudente destacar que a interdição constitui sanção excepcional, cabível somente quando não haja outros meios eficazes para coibir o ato, justamente por implicar o não exercício de atividade comercial. No caso, a legislação local teria previsto a possibilidade de advertência ou, mesmo, a concessão de prazo para regularização e, não obstante a referida previsão, a administração pública procedeu diretamente à interdição.

Outros materiais