Buscar

AVALIAÇAO DE DH

Prévia do material em texto

1. Assinale a opção que melhor define a universalidade como característica dos direitos fundamentais:
	
	A universalidade dos direitos fundamentais assegura a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, a titularidade desses direitos.
	2. A qual pensador devemos a ideia de que ¿os direitos do homem são a base de legitimação do exercício do poder político e da formação do Estado¿?
		
	
	Thomas Hobbes.
		
	3. Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
		
	
	Individuais e Sociais.
	
	
4. A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
	
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
5. Os direitos fundamentais ligados à igualdade, consubstanciados em um direito a prestações por parte do Estado se caracterizam como :
	
	Direitos de segunda dimensão.
	
6. Acerca dos direitos fundamentais de primeira dimensão, pode-se afirmar que são:
	
	direitos negativos de defesa que visam garantir aspectos que se relacionam com a liberdade.
	7. É considerado norma de eficácia plena o seguinte dispositivo da Constituição Federal de 1988:
		
	
	Artigo que garante o habeas corpus
8. A norma constitucional que garante que será concedido habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público pode ser considerada como sendo uma norma de eficácia:
	
	plena.
9. Com relação aos direitos sociais, é correto afirmar que sua efetividade:
	
	Fica na dependência da reserva do possível, exceto na garantia do núcleo essencial cuja eficácia é positiva.
	10. A questão da falta de legitimidade democrática do poder judiciário para formular políticas públicas no lugar do legislador democrático, ou seja, o fato de que o poder judiciário não é eleito pelo povo, caracteriza o conceito de:
		
	
	Dificuldade contramajoritária do poder judiciário.

Continue navegando