Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante a infância e a adolescência podem ocorrer episódios de violência de diferentes naturezas. Um(a) jovem que experimenta a violência de maneira sistemática em sua família e comunidade pode identificar o comportamento agressivo como forma de resolução de conflitos, além de estar vulnerável a situações que possam causar óbito, lesões graves e traumas. 
Leia atentamente uma situação descrita a seguir:
Juliana, 16 anos, adolescente que se auto identifica como mulher e negra, comparece a Unidade de Saúde acompanhada pela mãe que relata observar marcas de ferimentos nos braços da filha. Durante o atendimento a menina relata ter realizado os cortes em seus braços em função de sentimento de tristeza e desamparo. Ao longo do atendimento, Juliana revela não ter desejo ou intenção de morrer mas, provoca os ferimentos por dificuldade de expressar seus sentimentos. A mãe de Juliana conta que foi acionada pela escola em diferentes ocasiões em função de conflitos com os colegas que excluíam a adolescente sistematicamente e a apelidavam de maneira pejorativa, em atitudes racistas aludindo a cor de sua pele.  
Assinale o tipo de violência identificado na situação relatada:
Escolha uma:
a. Intervenção legal
b. Automutilação/auto agressão CORRETA
c. Negligência/abandono
d. Tentativa de suicídio/Ideação suicida
Sobre a violência perpetrada por parceiros(as) íntimos(as) assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas:
	As relações homoafetivas possuem menor incidência de violência entre parceiros(as) íntimos(as) pois esse tipo de violência está relacionado a sociedade patriarcal heteronormativa. FALSO
	Resposta 1
	O aumento das denúncias de violências cometidas em vítimas mulheres pode estar relacionado ao fato de que, atualmente, o assunto tem sido mais debatido, permitindo que as manifestações de violência possam ser melhor identificadas. VERDADEIRO
	Resposta 2
	A violência contra parceiros(as) íntimos(as) está relacionada com a afirmação de poder, força e autoridade por meio da desqualificação do outro(a).  VERDADEIRO
	Resposta 3
	A violência contra mulher ocorre fundamentalmente nas classes de menor poder econômico e, com mais intensidade, nas periferias de grandes cidades brasileiras. FALSO
	Resposta 4
	A violência cometida contra a mulher está relacionada exclusivamente a parceiros íntimos que fazem uso problemático de drogas ou bebidas alcoólicas. FALSO
	Resposta 5
Relacione as situações com os tipos de violência correspondentes:
	Retirar a pessoa idosa de sua residência de maneira forçada, contra sua vontade.
	Resposta 1
	Afirmações tais como: “Você não serve para nada!”, “Você só dá trabalho!" CORRETO
	Resposta 2
	Crianças e adolescentes privadas de suas infâncias, interferindo no cotidiano escolar, em virtude de alguma atividade de trabalho. CORRETO
	Resposta 3
	Propostas falsas de oportunidades em outras localidades que podem causar prejuízo, de qualquer natureza, à vítima do golpe. CORRETO
	Resposta 4
	A utilização dos benefícios sociais pelos cuidadores/familiares sem considerar as necessidades ou vontade do idoso ou da pessoa com necessidades especiais.
	Resposta 5
	A abordagem policial violenta baseada na discriminação pelos marcadores da diferença, como raça/cor e identidade de gênero.
	Resposta 6
	A insistência inoportuna com insinuações ou piadas de cunho afetivo-sexuais. CORRETO
	Resposta 7
	A dificuldade de acesso a locais de atendimento em saúde.
	Resposta 8
	Ameaça insistente para aquisição de informação, declaração ou confissão da vítima ou terceira pessoa. CORRETO
	Resposta 9
Sobre a Violência Sexual, indique a afirmativa Incorreta:
Escolha uma:
a. Relações sexuais entre jovens menores de 14 anos e adultos são sempre consideradas situações de estupro de vulnerável.
b. Ainda existem poucos dados sobre a violência sexual contra meninos em função de que essas situações não ocorrem com tanta frequência. 
c. A maior parte dos casos denunciados de ocorrência de situações de violência sexual contra mulheres lésbicas e/ou bissexuais ocorre no ambiente familiar. ERRADA
d. O estupro corretivo é considerado aquele em que a motivação do estupro é  o controle dos comportamentos social e sexual da vítima. ERRADA
 
A prevenção do suicídio é um assunto que vem sendo debatido com mais frequência nos últimos anos. Nos serviços de saúde, de assistência e de educação é comum que os(as) profissionais tenham a necessidade de abordar o tema durante o acolhimento com jovens e suas famílias. Selecione abaixo as atitudes que podem auxiliar positivamente para uma abordagem mais adequada pelas equipes e/ou profissionais:
Escolha uma ou mais:
a. Realizar a escuta acolhedora e atenta pode contribuir para a criação de vínculo entre o serviço e os(as) usuários(as), facilitando a abordagem sobre o sofrimento psíquico. CORRETO
b. Evitar a crítica e o julgamento porque são formas de desqualificar o sofrimento de quem está buscando auxílio. CORRETO
c. O(a) profissional, na atenção primária em saúde, ao observar sintomas de automutilação, não deve abordar o tema, deverá apenas fazer o encaminhamento imediato ao serviço especializado para que a situação seja resolvida de maneira adequada.
d. É sempre melhor oferecer soluções prontas, evasivas e padronizadas, como respostas para jovens e suas famílias pois o diálogo de maneira mais aberta e sincera pode levar a uma aproximação e dependência que viola as regras éticas.
e. Ao verificar o comportamento impulsivo do(a) jovem e a presença de pensamentos de morte, orientar a família a não permitir que ele(a) saia sozinho(a) ou realize atividades não supervisionadas com o objetivo de evitar a tentativa de suicídio. CORRETO
O transtorno mental pode estar intimamente relacionado a episódios de automutilação e de ideação suicida. Quando os potenciais casos são identificados em serviços da rede como nas instituições de ensino e na segurança pública, é essencial o acionamento da rede na busca de proceder aos encaminhamento mais especializados ao(a) usuário(a). Identificar os sintomas do transtorno mental pode, em muitos casos, possibilitar um desfecho positivo ao aprimorar o cuidado em saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco. Sobre os sinais de transtorno mental, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. a euforia, o desinteresse pelo ambiente escolar,  críticas constantes e contínuas em relação à escola ou a sociedade aliada ao uso intenso de redes sociais são sinais de transtorno mental.
b. a euforia, mudanças comportamentais associadas a identidade de gênero, o uso de vestimentas não adequadas para o sexo biológico são sinais importantes de transtorno mental.
c. a depressão, a perda da graça das coisas cotidianas e o abandono de atividades que o indivíduo realizava, a tristeza contínua, a mudança de comportamento associada ou não a psicoativos e drogas e a intensificação dos seus usos são parâmetros importantes para identificar situações de transtorno mental. CORRETO
d. a depressão, a reclamação contínua sobre violências e episódios de bullying ocorridos na escola indicam herança genética do transtorno mental associado.
Alguns grupos populacionais requerem cuidados e atenção especiais no que respeito à violência em função da vulnerabilidade a que estão expostos. Assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmativas:
	A dificuldade de auto reconhecimento das populações indígenas na História do Brasil e a dificuldade de permanência nas instituições de ensino são reflexo da violência histórica contra os povos nativos.
	Resposta 1
	A ausência de mais informações epidemiológicas a respeito da população indígena se dá em função de que essa população, além de isolada, não está inserida  na rede de saúde, educação e assistência.
	Resposta 2
	Ao perguntar a uma pessoa sobre como ela deseja ser tratada (seu nome ou pronomes como: ele/ela) o(a) profissional pode incorrer em discriminação ou preconceito.
	Resposta 3
	Restringir as imigrações e adotar políticas que dificultem a entrada de estrangeiros no país é uma estratégia positivapara garantir a segurança e o controle sanitário.
	Resposta 4
	O racismo está relacionado a uma estrutura social que produz relações assimétricas entre grupos populacionais e traz implicações para a saúde da população negra.
	Resposta 5
	Com o aumento da entrada de imigrantes no Brasil a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta, assim como o fez para o Canadá e para a Austrália na emergência do ebola (2014-2015), para o controle sanitário mais rígido nas fronteiras.
	Resposta 6
	Os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual são distintos pois, o primeiro, remete a como a pessoa identifica o seu gênero em relação aos aspectos corpóreos e biológicos e, o segundo, sobre o comportamento sexual de indivíduos.
	Resposta 7
Falso
Verdadeiro
Violência patrimonial/financeira/econômica
Violência psicológica/moral
Trabalho Infantil
Tráfico de seres humanos
Abandono/Negligência
Tortura
Violência Sexual
Tortura