Buscar

prova 2 meio ambinte

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Rafael Ricardo Lemos da Silva (2635424)
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512542) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	16802765
Parte superior do formulário
	1.
	A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
(    ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
(    ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
(    ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
(    ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V - F.
	
	b) V - F - F - V - F.
	
	c) V - V - V - F - V.
	
	d) F - F - V - F - V.
	 
	 
	2.
	A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, que veio depois de diversas tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Este documento elaborado é detalhado e tem como princípio o valor da dignidade humana, inovou com relação às garantias individuais, instituindo instrumentos. Com relação aos instrumentos individuais que esta Constituição de 1988 proporcionou ao cidadão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Habeas data.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Ação civil pública.
(    ) Ação direta de inconstitucionalidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	3.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	4.
	O histórico dos Direitos Humanos no Brasil é longo e remonta a um período bastante complicado no que diz respeito à formulação da Constituição propriamente dita. Quando promulgada, a Constituição de 1988 trouxe como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Com referência à atual Constituição brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A atual Constituição institui instrumentos jurídicos, que podem ser acessados por qualquer cidadão na defesa de seus direitos.
(    ) A atual Constituição, que foi promulgada em 1988, partiu exclusivamente das autoridades e não teve participação popular.
(    ) A atual Constituição assiste o Direito das minorias e de grupos vulneráveis, a qual serviu de base para todas as leis destinadas à proteção desses grupos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) V - V - F.
	
	d) V - F - V.
	 
	 
	5.
	Em seguida à Convenção de Genebra, que ocorreu na Suíça e teve como intuito tratar dos direitos das pessoas em tempos de guerra, surgiu a Constituição Mexicana, que trata de outras questões do ser humano e precedeu a criação da Organização Internacional do Trabalho. Com relação às medidas ocorridas na Constituição Mexicana, analise as sentenças a seguir:
I- Regulamentou o trabalho das mulheres e dos menores de idade.
II- Proporcionou salários iguais para tarefas iguais.
III- Limitou o uso de armas convencionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	O Sistema Penitenciário Brasileiro, por descaso dos poderes competentes, não consegue promover de forma precisa sua função de reintegrar o apenado à sociedade. Este, apesar de viver em regime fechado, necessita ter seus direitos fundamentais garantidos, para que assim possa voltar ao convívio social de forma estável. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla a área do Direito que estuda esse tema:
	
	a) Direito penal.
	
	b) Direitos humanos.
	
	c) Direito legal.
	
	d) Direito trabalhista.
	 
	 
	7.
	Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto, observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo. Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição não manteve a escravidão.
II- A Constituição trouxe a liberdade de imprensa.
III- A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	8.
	A expressão Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade.
II- Todos os seres humanos devem ter o direito de ser e existir dentro da coletividade, participando com seus talentos e potencialidade e recebendo os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. 
III- Os direitos fundamentais são direitos que condicionam a vida em sociedade, sem os quais a pessoa é capaz de participar plenamente da vida e receber os benefícios que a vida em sociedade deve proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	9.
	A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
	
	a) Jânio Quadros.
	
	b) Washington Luís Pereira de Sousa.
	
	c) Juscelino Kubitschek.
	
	d) Getúlio Vargas.
	 
	 
	10.
	Na Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa com outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educação brasileira vem de longa data, culminando coma expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito.
II- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. 
III- Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando