Buscar

Natação resposta da pergunta 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na vida do ser humano a água é um elemento presente desde seu nascimento, representando 40 a 60% de seu peso corporal, ainda que o meio aquático não seja o seu meio natural, podendo até parece um hambiente hostil. 
	A natação desde os tempos primitivos é vista como uma atividade de sobrevivência como: pesca, possíveis quedas na água com conseqüência de afogamento, fugas de animais terrestres;
	O que sabemos sobre a natação? A definição da natação se resume em: “ação e efeito de nadar” e nadar sintetiza “transladar uma pessoa ou animal na água com movimentos necessários e sem tocar no solo ou outro apoio”. Vários estudos apontam esses termos como energias, “avanços voluntários ao elemento liquido”, ou incluir o termo sustentar, mas fazendo menções ao homem, “permite ao homem sustentar e avançar na água”.
	Assim, pode-se definir que os movimentos de propulsão dos membros superiores, inferiores e corpo, permitem o avanço/deslocamento do homem em uma superfície liquida. 
	As primeiras referências históricas da natação surgem no Egito, no ano 5.000 a.C., nas pinturas da Rocha de Gilf Kebir. Na Grécia o início da natação não foi além da sobrevivência, ainda foi analisada como pré-requisito na formação de jovens e soldados gregos da antiguidade contando como ponto de saúde e aprimoramento da forma física.
	A natação esportiva nos jogos Olímpicos antigos não a nem uma menção de sua prática, mas nesse período a uma grande importância no treinamento militar e também como medida de recuperação para atletas. 
	Na Idade Média a natação ressurge e começa a ser considerada uma matéria idônea dentro das atividades físicas, assim começam a surgir os primeiros livros referentes a natação, como o livro do alemão Nicholas Wymman (1538) escrito em latim, titulado “Colymbetes, Sive de arti natandis dialogus ET festivus lectu”, cuja a tradução “O nadador ou a arte de nadar, um diálogo festivo e divertido de ler”, esse livro foi considerado o primeiro documento dedicado a natação.
	 No século XIX, iniciaram as primeiras competições assim houve a necessidade das regras, em 1874 nasceu a primeira federação de clubes com o nome de “Association Metropolitan Swimming Clube”, a qual redigiu os primeiros regulamentos da natação, dando início aos recordes mundiais, mas em 1858 houve registros de uma competição de natação que aconteceu na Autrália. Em 1875, Matthew Webb fica conhecido como o primeiro homem a cruzar o Canal da Mancha, com o tempo de 21 horas e 45 minutos.
	A natação demorou a ser uma competição organizada, seus estilos foram se desenvolvendo ao longo de sua história. Os estilos foram sendo criados em tempos e autores diferentes, o nado peito foi criado 1696 pelo francês M. Thevenal nado de costas foi no ano de 1794 pelo italiano Bernardi, em 1873 o nado crawl ou o nado livre pelo inglês John Trudgen. Já o nado borboleta surgiu através de algumas modificações do nado peito feito por um húngaro pelos anos de 1948, conforme o passar dos anos todos os estilos foram se aprimorando.
	Do inicio até os tempos atuais a natação passou por inúmeras mudanças assim como os esportistas. As mudanças foram inúmeras: descobertas tecnológicas aperfeiçoando o esporte, na medicina, nos trajes que os nadadores usam, a eliminação dos pelos nos corpos, etc. O maior exemplo desta mudança é o design dos trajes de banho, pois fazem que o atrito do nadador na água seja mínimo e com isso a diminuição do tempo é evidente na quebra de recordes em cada edição dos Mundiais e das Olimpíadas, pois cada milésimo de segundo é fator decisivo na vitória.
	Foi com essa finalidade que houve o uso dos “supermaiôs”, essa roupa foi criada com alta tecnologia e em larga escala. Em 2008 nos Jogos Olímpicos de Pequim quase que todos os atletas usavam esse modelo, pois o mesmo reduzia o atrito do jogador com a água e assim aumentava a velocidade aumentava. Nesse mesmo período houve muitos recordes passaram a ser quebrados, esse traje teve curta duração, em 2010 a Federação Internacional de Natação lançou uma lista com os trajes que seriam permitidos em competições oficiais. 
	Dado assim maior oportunidade para todos os participantes visando o desempenho do participante e não a roupa do atleta.As disputas geralmente são decididas em frações de segundos, feito que a modalidade seja vista como uma das mais nobres atrações do esporte moderno

Continue navegando