Buscar

prova discursiva fundamentos historicos do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos Históricos do Direito (16783)
Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:515344) ( peso.:4,00)
1.	Ao analisarmos o processo histórico de formação do direito brasileiro e suas instituições, há um traço permanente e peculiar: suas raízes são eurocêntricas e elaboradas desde os interesses externos, negando a cidadania da população marginalizada política e economicamente. Disserte sobre de que forma o processo colonial brasileiro expressa o "espírito" da Modernidade.
Resposta Esperada:
A Modernidade, enquanto projeto civilizatório europeu do século XV, tem como uma de suas estratégias as relações de dominação através da expansão colonial. Por outras palavras, expandir seus negócios comerciais e aumento de lucros para a burguesia metropolitana, sendo que, para tanto, organiza-se um aparato político e jurídico para atender tal finalidade.
2.	A civilização egípcia herdou para a história notável conhecimento no campo da arte, medicina, engenharia, matemática etc. Foi uma das mais avançadas e complexas sociedades do mundo antigo. Entretanto, no campo jurídico, propriamente dito, o legado egípcio foi tímido quando comparado aos povos da Mesopotâmia. Considerando o aprendizado acerca da cultura egípcia, descreva o conceito de justiça daquela civilização.
Resposta Esperada:
Os antigos egípcios, até onde conhecemos na atualidade, reconheciam como fonte de direito e justiça o Faraó, monarca considerado divindade viva, que pronunciava o Maat (direito). O Maat era considerado um tipo de ordem universal e eterna, de origem divina, a qual o Faraó tinha a obrigação de velar e fazer cumprir. O Maat era a autêntica justiça que tem como essência o equilíbrio, verdade e ordem universal que deveria nortear as decisões.

Continue navegando