Buscar

CORONAVÍRUS QUESTÕES

Prévia do material em texto

1) O que é Coronavírus? O que significa esse termo? Por que o nome Covid-19?
Coronavírus é o nome de uma família de vírus. Eles circulam principalmente entre animais, como morcegos e roedores, mas passam a infectar também as pessoas quando a convivência é muito próxima e os vírus sofrem mutações. Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa. Inicialmente chamada de 2019-n-CoV, a infecção provocada pelo novo coronavírus recebeu o nome oficial de covid-19, em 11 de fevereiro: um acrônimo do termo “doença por corona vírus” em inglês (corona virus deceased 2019).
2) Em que países surgiu esse vírus? Qual sua forma de transmissão?
A OMS emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. Quanto à transmissão, presume-se que acontece apenas por gotícula — ou seja, uma pessoa tosse, fala ou expectora e em contato próximo com outra passa o vírus.
3) Cite os sintomas do Coronavírus. Por quanto tempo a doença fica incubada? É possível se contaminar por meio de aperto de mãos?
Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave. 
O tempo entre a exposição à COVID-19 e o momento em que os sintomas começam (período de incubação) é geralmente de cinco a seis dias, mas pode variar de 1 a 14 dias. Sim, é possível. É recomendável evitar, ao menos temporariamente, esse tipo de contato físico, em especial com pessoas que apresentem sintomas.
4) Explique as formas de lavar as mãos corretamente.
As mãos devem ser lavadas com água e sabão, de preferência líquido, e secas em papel toalha descartável ou toalhas limpas. É necessário que a higiene seja completa, lavando inclusive a palma da mão, o dorso, a parte inferior da ponta das unhas, o polegar, e alcance também a região do pulso. A lavagem deve ter uma duração mínima de 30 a 40 segundos (o tempo de cantar mentalmente duas vezes “Parabéns para você”). Caso não seja possível usar água e sabão, é recomendável utilizar álcool em gel (com registro da Anvisa) ou álcool a 70%, seguindo as mesmas orientações de higiene.
5) De que forma é feito o tratamento do novo Coronavírus? Como é realizado o diagnóstico do Covid-19?
Não existe tratamento específico contra o Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Os pacientes infectados recebem tratamento para aliviar os sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água. As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:
-Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
-Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária à coleta de uma amostra, que será encaminhada com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento.
6) Existe alguns produtos de limpeza que possam matar o Coronavírus? Qual o melhor tipo de álcool para higienizar as mãos?
O novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão. Por isso, é de grande importância e eficácia que se tome como hábito lavar constantemente as mãos e o pulso, com água e sabão, ou com álcool em gel. O álcool e a água sanitária podem ser utilizados também para a limpeza de superfícies. Álcool gel 70% vendido em farmácias é o recomendado. Lavar as mãos com água e sabão ainda é a principal alternativa para a prevenção do coronavírus.
7) Existe vacina para o Covid-19? Qual a taxa de letalidade desse vírus? Ele tem Cura?
Ainda não há vacina disponível. A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus. A Rússia também informou que busca uma vacina para o vírus. Um grupo de cientistas americanos anunciou que deve começar a testar as vacinas em três meses.
Ainda não há um percentual oficial de letalidade por Covid-19. Até a última atualização desta reportagem, a taxa de letalidade era de 3,5% na China, segundo dados da OMS, e, fora do território chinês, a taxa registrada foi de 1,5%.
De acordo Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias, existe a chamada "cura espontânea" – que ocorre quando o corpo reage à infecção –, mas ainda não há um tratamento medicamentoso definido.
8) Em caso de suspeita. Como se deve proceder?
A orientação do Ministério da Saúde é: em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e só procure um hospital se o problema se agravar. A Organização Mundial da Saúde também indica isolamento domiciliar por 14 dias dos demais moradores da residência.
9) Crianças ou adultos: quem corre mais risco ao ser infectado por esse vírus? Quem está nesse grupo de risco?
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, crianças menores de dois anos e gestantes tem mais chances de contrair a doença, contudo ainda são necessários mais estudos para confirmar estas informações.
Adultos com 60 anos ou mais, em especial os maiores de 80 anos, pertencem ao grupo de risco principal, devido ao comprometimento do sistema imunológico provocado pelo envelhecimento, o que os deixa mais vulneráveis às infecções. Por isso, é importante manter o controle sob outras doenças preveníveis, como a vacinação da influenza (gripe). 
Idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma) são mais suscetíveis a complicações do novo coronavírus.
10) Qual o tempo de incubação do Covid-19? Quanto tempo ele vive em uma superfície ou no ar?
O período de incubação se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
Estudos avaliados pela OMS apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente. As pessoas também podem pegar o novo coronavírus se respirarem gotículas de uma pessoa com Covid-19 que tosse ou exala gotículas. É por isso que é importante ficar a mais de 1 metro (3 pés) de uma pessoa doente.
11) Gestantes podem transmitir o Covid-19 para o feto? E durante o parto? Elas correm mais riscos?
Não há informações suficientes sobre a possibilidade desta transmissão até o momento, e nem de bebês recém-nascidos infectados no parto com o novo coronavírus. Em nenhuma das pesquisas em curso o vírus foi detectado em amostra de líquido amniótico e em amostras de leite materno, o que pode ser uma boa notícia sobre a questão da transmissão do vírus entre mãe e recém-nascido. 
É sabido que as mulheres grávidas passam por alterações hormonais, imunológicas e fisiológicas que podem torná-las mais suscetíveis a infecções respiratórias virais, como a do Covid-19. Elas têm mais risco de agravamento da doença, morbidade ou mortalidade em comparação ao restante da população. Isso foi observado em casos de outras infecções relacionadas ao coronavírus – incluindo coronavírus da SARS e coronavírus da MERS - e outras infecções respiratóriasvirais, como influenza. Contudo são necessários mais dados para confirmar essa suspeita.
12) Qual a relação entre epidemia e pandemia? Quais os casos em que a pessoa pode ficar em isolamento hospitalar e domiciliar?
Epidemia é quando uma doença apresenta um crescimento abrupto, além do que é esperado. Pandemia é o nome para uma epidemia de âmbito global. É a OMS quem determina se uma epidemia será chamada de pandemia, mas há um critério técnico: tem de haver transmissão ativa em pelo menos três continentes.
Pessoas com sintomas leves ou que têm contato próximo com alguém infectado devem permanecer em casa. O hospital fica restrito para os episódios mais severos. A princípio, o isolamento do paciente dura 14 dias — ou até o fim dos sintomas. Entretanto, esse período pode ser prorrogado se tosse, falta de ar e outros sinais respiratórios persistirem.
Os outros moradores da casa devem seguir o mesmo protocolo. Contudo, é possível que o médico peça para essa turma aguardar mais duas semanas após o fim dos sintomas do ente querido. Isso para ter certeza de que, nos últimos dias de infecção, o doente não transmitiu o novo coronavírus para eles. Outra possibilidade é realizar exames laboratoriais, porém isso não é um consenso. Converse com o profissional de saúde.
13) Que cuidados devem ser tomados quando usamos transportes públicos, como ônibus, trens e metrôs?
A principal recomendação é o isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias e gestores públicos de cada município e estado. Porém, caso seja necessário utilizar o transporte público é preciso levar em consideração alguns cuidados importantes, como evitar o uso dos coletivos em horários de pico, utilizar máscaras, respeitar o afastamento entre pessoas e não viajar em pé.
Além desses cuidados, especialistas garantem que é importante que a viagem seja realizada com janelas abertas para manter os ambientes arejados e, que ao utilizar as barras de apoio e os corrimãos, não se deve tocar a boca, nariz e olhos antes da higienização correta das mãos. Recomenda-se manter álcool em gel ou solução a 70% na bolsa e, caso não haja local para lavar as mãos, deve-se higienizá-las cuidadosamente com estas soluções logo após a saída destes ambientes, da mesma maneira que se lava as mãos com água e sabão.
14) Em que momento deve-se fazer exame para saber se a pessoa tem o Coronavírus? Qual o exame detecta esse vírus?
O Ministério da Saúde defende que os testes sejam feitos em massa, em grande parte da população brasileira. Porém, devido à falta de kits para testagem da Covid-19 no Brasil, os testes estão reservados para profissionais de saúde, pacientes que apresentem sintomas da doença e/ou pacientes em estado crítico.
Os testes imunológicos imunocromatográficos IgG/ IgM, e os testes conhecidos popularmente como “testes rápidos”, vêm sendo adotados pelo Ministério da Saúde, junto aos testes moleculares tradicionais RT-PCR, como a principal estratégia para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus. O resultado pelo método RT-PCR é fornecido em até 48 horas.

Continue navegando