Buscar

ÉTICA E MORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E MORAL
Discorrer sobre ética e moral é um grande desafio, principalmente nos dias hodiernos. Pois refletindo acerca desse tema, verifica-se o quanto ele é importante no dia a dia em todos os segmentos da sociedade, seja na família, nos meios de comunicação, inclusive na política, os quais devem sempre nortear todas as ações para que alcancem as pessoas de qualquer faixa etária.
Diante disso, vale salientar que a vida em sociedade praticamente, seria impossível se não houvesse pelo menos um pouco de respeito, bom senso e solidariedade no trato dos indivíduos uns com os outros. Por isso, é imprescindível que se assegure o respeito a uma estrutura moral básica, pois além de ser um ser social o homem também é um ser moral, e neste contexto a ética assume grande relevância.
Contudo, é bom afirmar que ética e moral não são sinônimos. Pois a moral é a união de todos os princípios, valores e normas aceitas para uma sociedade (Silva, 2014), já a ética refere-se às ações tomadas pelo indivíduo e que correspondem aos seus princípios de conduta resultantes da sociedade em que se insere. Quem pratica um comportamento ético, procura adequar as suas decisões ao que será visto como moralmente aceitável, correspondendo ao ambiente onde se encontra (SIMÕES, 2015).
 Aplicando os conceitos acima: furar fila, por exemplo, a ética, mostra que o certo seria respeitar a ordem e aguardar a sua vez. No entanto, furar uma fila não implica em grandes punições. Uma pessoa pode fazer isso, e achar que esteja correto, mesmo que moralmente não seja a atitude mais certa.
Assim, considera-se que a ética abrange certos tipos de comportamentos, considerados corretos ou incorretos; já a moral dita as regras que permitem determinar se o comportamento é adequado ou não. Considerando o sentido prático, a finalidade da ética e da moral é bem semelhante, pois ambas são responsáveis por construir as bases que nortearão a conduta humana, determinando o seu caráter e a sua forma de se comportar em determinada sociedade.
Portanto, é preciso que o homem reflita, e procure ser sensível, mais sensato e consciente das suas ações em qualquer lugar, mesmo que a ética e a moral sejam relegadas por certas classes sociais e políticas, quebrando muitos valores.
Referências
SILVA, H. (2014). Processos sociocognitivos na tomada de decisão ética. (Dissertação de Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações) Lisboa: ISCTE-IUL 
SIMÕES, E. (2015). Agir de forma ética. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões (Eds.), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais (3º Edição, 149-172). Lisboa: Edições Sílabo.

Outros materiais