Buscar

PEI AV3

Prévia do material em texto

2
UNIJORGE - CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO 
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESSENCIAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LETÍCIA DA SILVA SANTOS 
Salvador – BA
2020
LETÍCIA DA SILVA SANTOS
 
UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESSENCIAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
 
Trabalho apresentado ao curso de Bacharel em Engenharia de Produção da Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado e como requisito para obtenção da nota AV1da Disciplina Projeto de Engenharia e Inovação I.
Orientador: Thiago Lemos Araújo 
Salvador – BA
2020
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar utilização de ferramentas computacionais dentro no âmbito acadêmico-profissional. Além da ideia precípua de aprendizagem, esta metodologia enfatiza também uma interação maior entre alunos e professores bem como fomenta a discussão a respeito da utilização de tecnologias no meio universitário e no meio profissional. 
Palavras-chave: Metodologia de ensino, Ferramentas computacionais, Tecnologias.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	5
2 OBJETIVOS	6
2.1 Objetivo Geral:	6
2.2 Objetivo Específico:	6
3 METODOLOGIA	7
4 PROGRAMAS ESSENCIAS	7
4.1 Excel	7
4.2 ProModel	8
5 CONCLUSÃO	10
6 REFERÊNCIAS	11
1 INTRODUÇÃO
A flexibilidade, ou seja, a velocidade de adaptação a essas tendências é o que definirá o futuro profissional dos atuais estudantes universitários, principalmente os da área de tecnologia, e para isso é necessário que as instituições de ensino estejam inseridas nesse contexto, buscando acompanhar as novas tecnologias e metodologias de ensino que busquem inserir o aluno de maneira dinâmica, capacitando-o ao mercado de trabalho (BENTES, R, M, Salim. IUNES, S, Yvelyne Bianca. PELAES, S, Thiago. ,2005).
Nos últimos anos, a humanidade tem se deparado com um desenvolvimento tecnológico sem precedentes em sua história. Reunir, organizar e resumir informações em um tempo cada vez mais curto tem sido um desafio constante para a maioria das pessoas, o que obriga a conhecer os recursos que a informática oferece para acompanhar a competição num mercado cada vez mais exigente (HADDAD, 2004).
Acompanhar esses nuances exige do profissional de engenharia, contínua capacitação ou, no mínimo, se atualizar através dos canais especializados, como livros, revistas, sites, anuários e outros. Engenheiros precisam ficar atualizados constantemente. Na rotina dos engenheiros a tecnologia é sempre presente. Desde avanços simples de equipamentos, passando por mudança nas matérias-primas até chegar nos softwares de gestão. 
Em relação aos softwares para gestão e realização de projetos, todas as empresas de engenharia utilizam essas ferramentas para acompanhar as exigências de um mercado cada vez mais tecnológico. Eles são responsáveis por processar dados e transformar em informações para o desenvolvimento de diferentes serviços (independente da engenharia).
Aliado ao desafio da busca de um ensino diferenciado, continua o desafio da busca de conhecimentos de alta imperatividade no mercado, no caso da Engenharia de Produção a busca por ferramentas que otimizem processos e auxiliem na tomada de decisões (novas técnicas ou softwares) e para atender a expectativa desse mercado o aluno deve ser instruído a absorver esses conhecimentos, principalmente, no caso dos cursos de engenharia, onde esses instrumentos, para as grandes empresas, já são considerados pré-requisitos e não mais diferenciais. 
O conhecimento de softwares largamente utilizados no mercado deveria ser incutido na formação de um bom profissional, porém, por muitas vezes esses softwares não são ensinado ou são ensinados de forma superficial nas instituições de ensino superior.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral:
 Determinar teoria, modelos, formalismos e técnicas e ferramentas da lógica (Ciências da computação) e áreas afins para a produção (ou desenvolvimento) de sistemas de software.
2.2 Objetivo Específico:
- Aplicar metodologia de gestão.
- Fazer projeções, planejamento e controle de projetos.
- Introduzir custos x benefícios.
- Introduzir novos produtos que exigem novas tecnologias para a empresa.
3 METODOLOGIA
A necessidade do estudante de Engenharia de Produção em saber como utilizar 	as ferramentas computacionais (software) voltadas as atividades profissionais que ajudam na gestão dos processos e procedimentos de uma empresa.
Com isso podemos afirmar que existe software que são precisos em determinadas atividades, com o papel estratégico, voltados ao planejamento e acompanhamento do projeto. 
Os programas de gestão têm uma amplitude de ação significativa, podendo ser adaptada para inúmeros projetos, desde a construção civil até as operações logísticas.
4 PROGRAMAS ESSENCIAS
4.1 Excel
Segundo Haddad (2004), na gama de softwares empregado dia-a-dia em diversos departamentos de uma empresa, e no controle de informações pessoais, as planilhas eletrônicas ocupam um espaço cada vez maior. 
O Excel é um programa de software que tem a sua importância, por possuir planilhas eletrônicas mais conhecidas no mundo, não apenas na Engenharia de Produção que é mais usado e sim em todas as outras profissões, por possuir interface com um computador na indústria e no comércio.
Saber otimizar o tempo na tomada de decisões, manipular dados, elaborar cálculos complexos com grande precisão (Fig. 1) foi e sempre será um dos grandes esforços do engenheiro de produção e para isso as planilhas eletrônicas são de grande auxílio. 
Utilizado largamente pelo mercado de trabalho o Excel é uma importante ferramenta nas mãos do engenheiro, ele pode auxiliar em grandes áreas da Engenharia de Produção como: Planejamento e Controle da Produção, Planejamento Empresarial, Pesquisa Operacional, Logística, Custos e outros.
É um software mais abrangente dentre os outros softwares utilizados.
Figura 1: Tela do Excel
4.2 ProModel
O ProModel é um outro software encontrado através de pesquisa, sua área de atuação se assemelha as áreas do Arena (software de simulação bastante conhecido no meio acadêmico), no entanto, atualmente o ProModel vem ganhando maior notoriedade no mercado, sendo este considerado um dos mais avançadso softwares de simulação de eventos discretos, usado para avaliar, planejar e projetar produção, estocagem, logística e outras situações operacionais e estratégicas.
Ele é importante para os profissionais que atuam em diversas áreas de uma empresa, principalmente para aqueles que lidam com layout industrial ou até administrativo, modelagem de processos, mapeamento de fluxos e movimentação de pessoas e materiais e dentre outras. Dentre os cursos de Engenharia, ele é mais usado na disciplina de Simulação de Processos.
ProModel é uma poderosa ferramenta de simulação para modelar todos os tipos de sistemas de manufatura (Fig. 2), abrangendo desde pequenos job shops e células de manufatura até produção em grande escala e sistemas de manufatura flexível. O ProModel é um software desenvolvido para Windows com uma interface gráfica intuitiva e orientada a objeto, o que reduz em muito a necessidade de programação.
 Em comparação ao Arena, o ProModel possui uma interface mais amigável e mais simples, mais recursos de animação, seus cálculos são mais precisos e o seu relatório é mais simples e amplo. O ProModel pode ter várias aplicações úteis para o engenheiro de produção, como: dimensionamento de linhas e células, melhoria do layout, redução de estoques e auxílio ao PCP.
Figura 2: Tela de abertura do ProModel
5 CONCLUSÃO
De acordo com os conhecimentos nas ferramentas essenciais computacionais voltadas a Engenharia de Produção, foi percebido que a uma grade auxílio e relevo proveitoso para a formação acadêmica e para a vida profissional, com isso foi percebido também que as ferramentas são primordiais nas empresas, pois garante organização no planejamento de um processo.
Podemos conhecer a potencialidade das inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, cada ferramenta serve para um tipo de trabalho e tem as suas funçõesessenciais para cada empresa, cada profissional e para cada mercado. 
Então, as ferramentas descritas nesse trabalho mostram para desempenharmos nossas atuações profissionais de uma forma mais eficiente e eficácia durante a gestão de processos.
6 REFERÊNCIAS
BENTES, R, M, Salim. IUNES, S, Yvelyne Bianca. PELAES, S, Thiago. O ensino de ferramentas computacionais aplicadas a Engenharia de Produção: um método diferenciado. 2005. 1 f. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Curso de Engenharia de Produção, ABREPO – Porto Alegre - RS, 2005.
ENGENHARIA, S. 5 Soltware indispensáveis aos engenheiros, Seleção Engenharia, 2018. Disponível em: <https://selecaoengenharia.com.br/blog/5-softwares-indispensaveis-aos-engenheiros/> Acesso em: 16/05/2020
JÚNIOR, N. Software indispensáveis para Engenharia de Produção, EG Produção, 2018. Disponível em: <https://eproducao.eng.br/softwares-indispensaveis-para-engenheiros-de-producao/> Acesso em: 17/05/2020
HADDAD, R. & HADDAD, P. (2004) – Crie Planilhas Inteligentes com o Microsoft Excel 2003. Érica. São Paulo.

Continue navegando