Buscar

Biotecnologia e Biologia Molecular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pós – Graduação em parasitologia e Microbiologia
Professora: Camila Lemos
Aluna: Luane Souza Distasio
AVALIAÇÃO BIOLOGIA MOLECULAR
1-Se a variabilidade genética é benéfica para as espécies por que então a célula promove um grande esforço para garantir a fidelidade da replicação do DNA?
O termo mutação diz respeito às mudanças no material genético, o que constitui a principal fonte de variação genética existente. Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.
As mutações podem ser benéficas, neutras ou prejudiciais e, portanto, não são direcionadas, ocorrendo de forma aleatória. Isso quer dizer que uma mudança no DNA pode proporcionar uma melhoria no organismo, não causar nenhuma vantagem ou prejuízo ou ainda desencadear problemas, como no caso das doenças genéticas. Assim sendo, uma mutação não surge para garantir a evolução de um organismo, sendo completamente ao acaso.
 As mutações são chamadas de aleatórias, pois não surgem em um organismo com um objetivo específico. As mudanças no DNA ocorrem completamente ao acaso e que pode ser benéfica ou não para o organismo ou ainda não causar nenhum dano ou vantagem.
2-Um gene que codifica uma das proteínas envolvidas na replicação do DNA foi inativado por uma mutação em uma célula. Na ausência dessa proteína, a célula tenta replicar seu DNA pela última vez. Que produtos de DNA seriam produzidos se a enzima DNA polimerase estivesse ausente?
A DNA-polimerase une os fragmentos de DNA produzidos na fita retardada. Na ausência da DNA-polimerase, as fitas recém - sintetizadas permaneceriam como fragmentos, mas nenhum nucleotídeo seria perdido. Sem a DNA-helicase, a DNA-polimerase iria parar, porque ela não consegue separar as fitas do DNA original à sua frente.
3-Com base na apostila enviada, disserte sobre a relação da biologia molecular com a biotecnologia e descreva o processo de produção de pelo menos três produtos de interesse (frutos da biotecnologia), apontando sua importância para a clínica médica ou para o meio ambiente.
O aprendizado da Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os diferentes sistemas celulares, partindo da relação entre os ácidos nucleicos conhecidos como DNA e RNA, assim como também a síntese de proteínas e tem grande importância na utilização dos métodos/técnicas moleculares, quais os principais marcadores genéticos no estudo do DNA, e a interação dos ácidos nucleicos e proteínas na análise genética, o uso de técnicas da eletroforese, PCR e as técnicas de hibridização nos estudos de mecanismos fisiológicos e patológicos. O termo “Biotecnologia” pode ser definido como sendo a aplicação de princípios científicos e tecnológicos, envolvendo o processamento de diversos materiais por parte dos agentes biológicos, tendo em vista a aplicabilidade de tecnologia e inovações biotecnológicas voltadas para a melhora do meio ambiente, da saúde das pessoas e da proposta de gerar produtos a partir de matérias-primas que receberam a adição de materiais vivos.
 A Biotecnologia abrange uma área ampla do conhecimento que decorre da ciência básica (biologia molecular, microbiologia, biologia celular, genética etc.), da ciência aplicada (técnicas imunológicas e bioquímicas, assim como técnicas decorrentes da física e da eletrônica), e de outras tecnologias(fermentações, separações, purificações, informática, robótica e controle de processos). Trata-se de uma rede complexa de conhecimentos na qual ciência e tecnologia se entrelaçam e se complementam. 
A revolução da Biotecnologia tradicional chegou até nós através do desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante, o que envolve um conhecimento multidisciplinar sobre a biologia celular, a genética, a bioquímica, a biologia molecular, a genética molecular e outras áreas de aplicabilidade, como a área clínica, agrícola, entre outras. Além da sabedoria de microbiologistas e engenheiros químicos e agrônomos em se tratando de escala industrial, a tecnologia do DNA recombinante trabalha com as descobertas que vieram da biologia molecular e da genética. Desta união, então, aparece uma nova área de investimento tecnológico conhecida como “biotecnologia molecular”. Portanto, podemos dizer que a biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para que se desenvolvam tecnologias e produtos variados que podem favorecer a melhora da qualidade de vida. Vale ressaltar que essa área de conhecimento já existe há mais de 6.000 anos, no entanto, hoje, a inovação tecnológica contribui para combater doenças, usar energia mais limpa e em menor quantidade, gerar alimentos, além de favorecer processos industriais mais seguros, limpos e eficientes, como:
·  na medicina: insulina, células-tronco, hormônio de crescimento, hormônios para tratamento de infertilidade, novos tratamentos para o câncer, terapia genética (tratamento de doenças através da substituição de genes defeituosos), vacinas, testes diagnósticos etc.
-Marcadores moleculares, que permitem a análise da diversidade genética e os testes de paternidade;
-Engenharia genética, também chamada de tecnologia do DNA recombinante, que possibilita a obtenção de transgênicos, denominação ampla dada aos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs);
-Sequenciamento de DNA, que permite o conhecimento do genoma dos organismos e sua aplicação no melhoramento genético;
· na agricultura: alimentos melhorados geneticamente, colheitas mais resistentes e produtivas, animais e plantas modificados para produzirem sustâncias utilizáveis em remédios, etc.
· em animais: ratos transgênicos utilizados em estudos e peixes com crescimento quatro vezes acima do normal (tilápia e dourado).
· no ambiente: bactérias que combatem a poluição causada por petróleo e metais.

Continue navegando