Buscar

Infância e Saúde

Prévia do material em texto

1.
	Segundo Ubarana, Cruz e Vitorino (2019, p. 7), "a partir de mudanças mais consistentes no contexto político do Ministério da Saúde, inclusive na SVS [Secretaria de Vigilância em Saúde], ocorridas em 2015, o monitoramento passou a ser realizado sem a mesma regularidade. Esse declínio foi sentido com mais profundidade em 2016, quando o processo do e-Car foi desestruturado no Ministério da Saúde, e por conseguinte na SVS, dado o impacto da mudança da Presidência da República, cujo reflexo direto foi o desencadeamento da mudança de gestão em cascata, no nível ministerial e de suas secretarias". Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
II- O Programa Mais Médicos define compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo, para implementação de ações que garantam a melhoria da vigilância em saúde. O desafio desse programa é atrair novos doadores de sangue e fidelizar os voluntários regulares.
III- O Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab) é composto pela Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância em Saúde Ambiental. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: UBARANA, Juliana Amorim; CRUZ, Marly Marques da; VITORINO, Santuzza Arreguy Silva. Avaliação da implantação do Sistema de Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados (Sistema e-Car) na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, no período de 2012 - 2015. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 28, n. 2, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000200303&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Para Medeiros et al. (2013, p. 276), "o conceito de qualidade de vida está ancorado em pressupostos científicos apropriados, como os recomendados pela OMS. Uma vez mediado pelo senso comum, ele incorpora vários aspectos da existência do indivíduo - como emprego, família, ambiente e outros -, que devem ser considerados condições úteis para a saúde". Quanto ao conceito de saúde expresso pela OMS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) "Saúde é a ausência de doença, independente das condições físicas, mentais e sociais da pessoa" (OMS, 1946).
(    ) "Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de afecções e enfermidade" (OMS, 1946).
(    ) "Saúde é a ausência de doença, desde que associada ao bem-estar físico, sexual, intelectual, financeiro e social" (OMS, 1946).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MEDEIROS, Katruccy Tenório et al. Representações sociais do uso e abuso de drogas entre familiares de usuários. Psicol. estud.,  Maringá, v. 18, n. 2, p. 269-279, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2020.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - F.
	3.
	Existem diferentes programas relativos à saúde. Dentre eles, o PROERD - que é conduzido por policiais militares. É ideal que esses instrutores passem por processos de formação/capacitação, tendo em vista o público alvo, e as temáticas que abordam. Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sigla PROERD significa Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Trata-se de um programa que se inspirou no DARE (Drug Abuse Resistence Education), que surgiu em 1983 nos EUA. O PROERD foi implementado em 1992 no Brasil.
(    ) A versão americana do programa conta com quatro propostas curriculares diferenciadas, que são oferecidas de acordo com a faixa etária das crianças. Já no Brasil, a única proposta existente é voltada à Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental.  
(    ) O objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é prevenir o abuso de drogas e violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	4.
	Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é "um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica". 
(    ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir progressivamente usuários em todo o mundo.  
(    ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si. 
(    ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCHESSI, André Ducati et al. Monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos: âmbito de São Paulo. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 345-349, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322005000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jul. 2019.
	 a)
	Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
	 b)
	Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
	 c)
	Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos. Pesquisaram, assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo).
	 d)
	Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam repassadas aos consumidores, cuja saúde pode serposta em risco em consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos farmacêuticos.
	6.
	Guimaraes, Meneghel e Oliveira (2006, p. 633) realizaram uma pesquisa sobre subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Essa pesquisa permitiu que os autores identificassem "a existência de modos de subjetivação delinquentes no presídio e o uso de resistências reativas, como a vitimização e o consumo abusivo de drogas. Entre as resistências ativas que os albergados encontram para sobreviver no presídio, estão: os códigos internos, as produções artísticas e a ruptura com o discurso de vítima". Sobre as propostas do Ministério da Saúde para pessoas que fazem consumo abusivo de drogas, assinale a alternativa CORRETA:
GUIMARAES, Cristian Fabiano; MENEGHEL, Stela Nazareth; OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 26, n. 4, p. 632-645, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000400010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2019.
	 a)
	As campanhas desenvolvidas pelo governo federal expressam a preocupação e a necessidade de demonstrar às crianças, aos adolescentes e jovens as consequências que a utilização dessas drogas trazem para seu organismo.
	 b)
	As propostas do Ministério da Saúde se restringem ao âmbito da promoção e prevenção de saúde, pois os dados oficiais indicam que os tratamentos para reabilitação de usuários de droga são ineficazes.
	 c)
	Os ativistas sociais estão lutando para que as pessoas que apresentam dependência de substâncias psicoativas sejam enquadrados na Política Nacional de Saúde Mental. Porém o Ministério da Saúde ainda não considera o uso abusivo de drogas como uma doença.
	 d)
	Igrejas e ONGs têm oferecido e mantido comunidades terapêuticas de apoio e recuperação aos usuários de drogas. No entanto, essas comunidades não têm aderência aos Programas de Saúde. No Brasil não existe regulamentação para o funcionamento dessas comunidades.
	7.
	De acordo com Kuba e Vattimo (2015, p. 1193), "a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui tradição milenar no uso da fitoterapia. Sua prescrição é fundamentada no diagnóstico holístico característico da filosofia oriental". A respeito da concepção de saúde do oriente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KUBA, G.; VATTIMO, M.F.F.. O uso de fitoterápicos orientais nas lesões renais: revisão integrativa. Rev. bras. plantas med.,  Botucatu, v. 17, n. 4, supl. 3, p. 1192-1198, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000701192&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	Um programa alimentar que proporciona bem-estar e perda de peso para os integrantes, a partir da contagem de pontos atribuídos aos alimentos consumidos e monitoramento das refeições. Portanto, a concepção de saúde está fortemente vinculada aos hábitos alimentares.
	 b)
	Uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a alcançarem e manterem a saúde. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema de saúde. Compartilham informações sobre predisposição orgânica e de incurabilidade das doenças.
	 c)
	Forças vitais que existem no corpo: quando funcionam de forma harmoniosa, há saúde; caso contrário, sobrevém a doença. As medidas terapêuticas (acupuntura, ioga) têm por objetivo restaurar o normal fluxo de energia ("chi", na China; "prana", na Índia) no corpo.
	 d)
	A coragem é um dos valores mais importantes no Oriente, e está ligado à saúde. Isso porque, para o Bushido, o medo é a causa de todas doenças. Esse é mais um dos motivos pelos quais os samurais precisavam ser destemidos e seguros de si: para manterem a saúde fortalecida.
	8.
	A pesquisa feita por Hirdes (2018, p. 656), "aborda a descentralização em saúde mental por meio do Apoio Matricial na Atenção Primária à Saúde (APS). A pesquisa teve como objetivo geral investigar o Apoio Matricial em saúde mental na APS na perspectiva dos especialistas, levando em conta as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica [...]. Os resultados evidenciam o aspecto processual da construção conjunta de intervenções sustentadas pela corresponsabilização e pela cogestão; os arranjos organizacionais e operacionais fundamentados em ações de supervisão, discussão de casos clínicos e atendimento conjunto. As relações personalizadas com as equipes de referência, o viés de saúde pública dos especialistas e o investimento em sensibilizar os profissionais generalistas e especialistas foram identificados na pesquisa. Conclui-se que o Apoio Matricial se sustenta por meio de tecnologias relacionais, na sistematicidade dos encontros e na longitudinalidade, devendo ser tais questões consideradas no cuidado interprofissional". Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II- Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. 
III- Participação da comunidade.
(    ) Por força da universalidade, ela é a destinatária das ações do Sistema Único de Saúde. Por conseguinte, é essencial que lhe seja assegurada atuação e cooperação na gestão desse sistema. Essa presença e ação dizem respeito, sobretudo, no tocante à regionalização e à adaptação das ações prioritárias às especificidades regionais e locais. Trata-se aqui de uma projeção do princípio do caráter democrático e descentralizado da administração da seguridade social.
(    ) Não se trata de uma característica essencial da técnica da seguridade social em nenhum de seus vértices e nem particularmente da saúde. Essa diretriz foi apresentada e recomendada pela OMS e pela Organização Pan-americana da Saúde (OPS). Afinal, a direção única em cada esfera de governo, ao mesmo tempo que respeita a autonomia dos entes federados, pressupõe a definição de um órgão gestor em cada uma dessas esferas, responsável pela regionalização e hierarquização. 
(    ) Essa diretriz representa o princípio da universalidade de cobertura e atendimento e que busca mais uma vez as políticas sociais e econômicas que tragam a redução dos riscos de doença. Ainda que se tenha clareza de que nem sempre o atendimento poderá ser completo, se estipulou que a primazia deve ser dada às atividades de precaução, evitando que uma patologia se instaure. Até porque são mais abrangentes e, portanto, mais coerentes com a universalidade de cobertura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HIRDES, Alice. Apoio Matricial em saúde mental: a perspectiva dos especialistas sobre o processo de trabalho. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 656-668, set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000300656&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 ago. 2019.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	9.
	Segundo Gomes (2006, p. 161), "o Corpus Hipocraticum, conceitos médicos de Hipócrates e de sua escola, com abordagem holística, se fez valer até meados dos anos de 1700. Esses conceitos se apoiavam em variados aforismos, sendo que alguns ainda norteiam a Medicina e a ética médica". Sobre as contribuições de Hipócrates para as concepções de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Marleide da Mota. História da epilepsia: um ponto de vista epistemológico. J. epilepsy clin. neurophysiol., Porto Alegre,  v. 12, n. 3, p. 161-167, set. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492006000500009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	Afirmava que existiam quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. A saúde era baseada no equilíbrio desses elementos.
	 b)
	Para ele, os tratamentos de saúde envolviam práticas do esoterismo, do misticismo, da viagem astral, da alquimia, da gnose, dos florais de Bach, da psicoterapia transpessoal,da hipnose, da cabala e da regressão.
	 c)
	Partia do pressuposto de que a constituição do corpo humano é formada por ar, fogo, terra e água. Por isso, a saúde é conquistada por meio da harmonização astrológica desses quatro componentes.
	 d)
	O ser humano é necessariamente uma unidade desestabilizada. Assim, a saúde seria algo inatingível, uma utopia. O papel do médico era ajudar o paciente a aprender a lidar com a desorganização contínua de seu sistema corporal.
	10.
	"Segundo os dados disponibilizados pelo Portal da Transparência, o valor total do convênio assinado com a Pastoral da Criança em 2015 e ainda em vigor no ano de 2017 era de R$ 67.822.117,24. Por meio do fluxo de recursos, percebe-se como a Pastoral da Criança se constitui enquanto um articulador de políticas de saúde na medida em que, ao desenvolver suas ações, atende também o objetivo do governo brasileiro de incidir sobre a mortalidade infantil e materna, como veremos na descrição do documento que trata da transferência. Ressalte-se que a Pastoral da Criança não é a única instituição a assinar convênio com o Ministério da Saúde. Segundo os dados do Portal da Transparência, em Curitiba, as demais organizações que possuíam convênio em execução em 2017 vão desde a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, passando pela Liga de Combate ao Câncer, Fundo Estadual de Saúde, Associação Hospitalar de Proteção à Infância até a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Hospital Nossa Senhora das Graças e Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba". Considerando as afirmações de Esteves (2018, p. 239), associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ministério da Saúde.
II- Secretaria Estadual de Saúde (SES).
III- Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
(    ) Formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca, Into e oito hospitais federais.
(    ) Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde. As unidades de saúde municipais possuem uma ligação com essa esfera.
(    ) Planeja, organiza, controla, avalia e executa as ações e serviços de saúde em articulação com o conselho municipal e a esfera estadual para aprovar e implantar o plano municipal de saúde. Auxilia o município a garantir os serviços de atenção básica à saúde e prestar serviços em sua localidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ESTEVES, Uliana. Expandindo a "missão": articulações para a (inter)nacionalização de uma "rede de solidariedade". Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 24, n. 52, p. 223-248, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832018000300223&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019.
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando