Buscar

RESUMOS GEOGRAFIA SOBRE :Projeção cartográfica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES PARA CASA 26/05/2020
Geografia 1ª SÉRIE Prof. Luís 
Nome: Raissa Menezes de Moraes Nº38 1ºano-A 
 
Resumos dos vídeos: 
Brasil escola Projeção cartográfica e Humanas em foco Projeção cartográfica.
Projeção cartográfica - Brasil Escola
projeções cartográficas são sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos (semicírculo imaginário traçado de um polo da Terra a outro) paralelos (linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador), sobre os quais pode ser representada a superfície esférica da Terra. 
Isso quer dizer que a superfície esférica do planeta é, portanto, planificada por meio de desenho, dando origem a um mapa. 
no século XV e XVI ouve uma necessidade das grandes nações Europeias de criar mapas e assim surgindo um nome de destaque da cartografia Gerardo Mercator, que desenvolveu uma técnica da projeção cartográfica conhecida como projeção cilíndricas que se refere à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. 
Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos. 
À medida que se aproxima dos polos, as deformações aumentam, sendo assim, as regiões polares são normalmente exageradas em sua apresentação.
Existem diversas representações aproximadas da superfície esférica da Terra em um plano. 
Elas podem ser classificadas quando à superfície de projeção (que são as mais comuns e já foram mencionadas anteriormente), quanto ao método de elaboração do traçado, ou quanto à situação do ponto de vista. 
As mais conhecidas são:
 Conforme: Como o próprio nome diz elas são fiéis aos formatos dos continentes, normalmente deformando tamanhos e áreas;
Equivalente: Como o próprio nome diz ela é equivalente ao tamanho e as áreas, neste caso deforma os formatos dos continentes ou países;
Afilática: Essa projeção mistura as anteriores, traz um pouco de deformação de área e de forma, mas tentando reduzir essas formações;
Principais projeções cartográficas
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as mais conhecidas classificações de projeção cartográfica são aquelas que utilizam as superfícies de um cone, plano ou cilindro, a fim de planificar a área esférica da Terra.
→ Projeção cilíndrica
Projeção cilíndrica é feita sobre um cilindro tangente ao globo.
Como dito antes a projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo, e nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos.
Há nela conservação da forma, direções e ângulos, mas a proporção da superfície é distorcida. É comum escolher esse tipo de projeção para mapas-múndi. À medida que se aproxima dos polos, as deformações aumentam, sendo assim, as regiões polares são normalmente exageradas em sua apresentação.
→ Projeção cônica
Projeção cônica é projetada sobre um cone tangente ao globo.
A projeção cônica refere-se à representação da superfície esférica da Terra projetada sobre um cone. As coordenadas geográficas originam-se de um único ponto. Os meridianos convergem para as regiões polares, e os paralelos formam arcos concêntricos. As áreas que se encontram mais afastadas do paralelo em contato com o cone apresentam maiores deformações. Normalmente esse tipo de projeção é utilizado para representar regiões de latitudes intermediárias.
→ Projeção plana
Projeção plana é feita sobre um plano tangente a um ponto do globo.
A projeção plana, também chamada de projeção azimutal, refere-se à representação da superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana tocante ao globo. As coordenadas geográficas nesse tipo de projeção formam círculos concêntricos. É utilizada para representar qualquer ponto da Terra, sendo mais comum a representação das regiões polares, ou seja, áreas menores do globo. É classificada em três tipos: polar, equatorial e oblíqua.
Exemplos de projeções cartográficas
Há diversos tipos de projeções segundo os critérios já citados, mas algumas delas são bastante conhecidas quando o assunto é representação do mapa-múndi. Conheça três delas:
→ Projeção de Mercator
A projeção de Mercator possui uma visão eurocêntrica de mundo.
A projeção de Mercator, elaborada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, é do tipo cilíndrica e uma das mais conhecidas no mundo todo. As coordenadas geográficas são traçadas em linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Nesse tipo de projeção, há conservação dos ângulos e deformação das áreas. As regiões nas altas latitudes apresentam-se de forma exagerada.
→ Projeção de Peters
A projeção de Peters privilegia os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
A projeção de Peters, elaborada em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters, é do tipo cilíndrica equivalente. Os paralelos são apresentados em intervalos que decrescem a partir da Linha do Equador. Ao contrário da projeção de Mercator, a projeção de Peters apresenta com maior exagero a região dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Na direção Leste-Oeste, há achatamento, enquanto na direção norte-sul, há alongamento. A principal característica desse modelo é a conservação das áreas e a deformação dos ângulos e das formas.
Bandeira da ONU:
O emblema da ONU é uma projeção azimutal.
O emblema da Organização das Nações Unidas é um exemplo de projeção azimutal ou plana. Essa projeção é centrada no Polo Norte, estendendo-se a 60° de latitude sul.
Projeção cartográfica- Humanas em foco
O que é uma projeção cartográfica?
As projeções cartográficas podem ser entendidas como uma técnica tendo por objetivo minimizar ou direcionar os erros inevitáveis que ocorrem quando a representação da terra no plano. E essa representação está carregada de distorções, porque é impossível você representar de forma fidedigna em elemento que é esférico no plano.
As grandes navegações que vão dar origem a esse circuito de comercio internacional que temos hoje conhecido como globalização. E isso levava a necessidade de viagens longas, portanto para essas grandes navegações ocorressem com uma margem de segurança maior era necessário que tivesse técnicas cartográficas cada vez mais eficientes.
Então em 1569 surgiu um cartografo europeu holandês chamado Gerardus Mercator, que propôs a primeira forma de projeção cartográfica famosa como Projeção de Mercator que até hoje é a mais utilizada.
A projeção de Mercator ele parte do princípio da projeção cilíndrica que se refere à utilização de um cilindro que envolve todo o globo e assim tendo como resultado a superfície esférica da Terra em um plano .E está projeção seria usada pelas grandes navegações portanto teria que ter duas características sendo uma delas a projeção conforme que mantem as formas mas normalmente deformando tamanhos e áreas.
Nos anos de 1970 um cartografo contemporâneo chamado Armo Peters propôs uma nova forma de mapear. Sendo o princípio da projeção de Peters o mesmo de Mercator que é o cilíndrico, porém a diferença é que Peters vai propor a divisão do mundo com uma projeção equivalente que é o oposto da projeção conforme. Assim portanto a projeção de Peters irá manter as áreas e deformar as formas.
Outra projeção mais usada é a cônica, que o instrumento utilizado é o cone envolvendo o globo. E ela é mais usada para projeção de um continente. E você poderá encontra também a projeção de Aitoff, que vai reduzir tanto as distorções das áreas como das formas, assim sendo um mix de Mercator e Peters, aparecendo o globo meio oval. 
E finalizando, a projeção plana ou azimutal, a chamada geopolítica que é quando irá representar a terra a partir de um plano colocado em um determinado ponto. E a Projeção azimutal equidistante onde irá relacionar a distância correta entre as áreas, em detrimento das formas e áreas.

Continue navegando