Buscar

Ativid 3 sis,cardio

Prévia do material em texto

No ciclo cardíaco existe uma ordem entre os momentos de contração e relaxamento do musculo cardíaco, sendo que a primeira corresponde à sístole e a segunda a diástole.
A sístole é a contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, ou seja, quando o sangue sai dos vasos. Na sístole a principal função é bombear o sangue quando o coração está contraído de modo que passe da aorta para a artéria pulmonar.
No momento em que ocorre a contração do coração acontece a sístole ventricular e atrial, que se dividem nas seguintes fases: 
Ejeção ventricular rápida: consiste no momento que as válvulas semilunares se abrem, ocasionando o aumento da pressão ventricular. É quando o sangue é ejetado dos ventrículos de maneira abrupta.
Ejeção ventricular lenta: é quando o sangue começa a ser ejetado, diminuindo assim o volume do fluxo sanguíneo.
Já a Diástole é quando acontece o relaxamento muscular das quatros câmaras cardíacas, é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios. No momento que ocorre o relaxamento do músculo cardíaco acontece a diástole ventricular e atrial, que se dividem nas seguintes fases:
Relaxamento ventricular isovolumétrico: é o movimento inicial, onde tem-se o fechamento das válvulas semilunares e que se estendem até a abertura das válvulas atrioventriculares.
Fase de enchimento ventricular rápido: é quando acontece a drenagem do sangue pelas câmaras ventriculares. Nesta fase, o sangue que estava represado nos átricos chega de forma muito rápida aos ventrículos.
Fase de enchimento ventricular lento: este é o momento em que a velocidade de enchimento diminui, aumentando assim a pressão dentro dos ventrículos.
Fase da contração atrial: nesta fase, há um reforço no enchimento ventricular, fazendo que o volume dos ventrículos aumente aproximadamente 25% e eleve a pressão diastólica.

Continue navegando