Buscar

Atividade 3 de cardiorrespiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Sendo assim, descreva o que é e como ocorre o processo de diástole e sístole. 
 
A diástole e a sístole representam dois momentos importantes no ciclo cardíaco, que é a saída e a entrada de sangue no coração. Elas representam a contração e o relaxamento do coração. 
 No ciclo cardíaco são produzidos os batimentos, sendo que a primeira batida corresponde à sístole e a segunda marca o início da diástole. 
Para entendermos o ciclo cardíaco, precisamos ter em mente que o coração tem a função básica de bombear o sangue para os diversos órgãos do corpo. Para isso, ele precisa relaxar para receber o sangue e contrair para expulsá-lo de suas cavidades. O processo de relaxamento é denominado diástole, enquanto o processo de contração é denominado sístole. 
Esses dois momentos são a base fundamental do ciclo cardíaco. Os sopros auscultados durante a sístole podem ou não representar alguma patologia, seja ela cardíaca ou sistêmica, enquanto os sopros auscultados durante a diástole sempre serão patológicos. 
 
Diástole. 
A diástole corresponde ao relaxamento do músculo cardíaco, que é quando o coração tem uma pressão interna menor para que os ventrículos recebam o sangue das veias pulmonares e veias cavas, É quando o sangue entra no coração. 
No relaxamento do músculo cardíaco ocorre a diástole ventricular e atrial, que se dividem nas seguintes fases: 
Relaxamento ventricular isovolumétrico: é o movimento inicial, onde tem-se o fechamento das válvulas semilunares e que se estendem até a abertura das válvulas atrioventriculares. 
Fase de enchimento ventricular rápido: é quando acontece a drenagem do sangue pelas câmaras ventriculares. Nesta fase, o sangue que estava represado nos átrios chega de forma muito rápida aos ventrículos. 
Fase de enchimento ventricular lento: este é o momento em que a velocidade de enchimento diminui, aumentando assim a pressão dentro dos ventrículos. 
Fase da contração atrial: nesta fase, há um reforço no enchimento ventricular, fazendo que o volume dos ventrículos aumente aproximadamente 25% e eleve a pressão diastólica. 
 
Sístole. 
O período sistólico compreende o período de contração do ventrículo, ou seja, o período de esvaziamento do ventrículo. Inicia-se com a sua contração ventricular e termina com o final da ejeção ventricular, que é um período que se situa imediatamente antes do fechamento das válvulas semilunares. 
Há um grande aumento na pressão ventricular (cerca de 5 mmHg no estado de repouso para cerca de 120 mm Hg). Após a ejeção da maior parte do seu sangue, a pressão nivela-se e começa a cair. 
No momento da contração do coração ocorre a sístole ventricular e atrial, que se dividem nas seguintes fases: 
Contração isovolumétrica: é o momento inicial da contração ventricular, resultando no aumento da pressão atrial e no fechamento das válvulas atrioventriculares. O volume ventricular é constante nesta fase pois as válvulas semilunares ainda estão fechadas. 
Ejeção ventricular rápida: consiste no momento que as válvulas semilunares se abrem, ocasionando o aumento da pressão ventricular. É quando o sangue é ejetado dos ventrículos de maneira abrupta. 
Ejeção ventricular lenta: é quando o sangue começa a ser ejetado, diminuindo assim o volume do fluxo sanguíneo. 
 
 
 
https://www.todamateria.com.br/sistole-e-diastole/. Acesso em: 13 set. 2020. 
http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/Projetos/Luciana/aplicativo/sistole.html. Acesso em: 13 set. 2020. 
https://pebmed.com.br/descomplicando-o-ciclo-cardiaco-guia-pratico-paraentendimento/. Acesso em: 13 set. 2020.