Buscar

ATIVIDADE 3 - HISTORIA DO DIREITO (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO N° 1
	VALOR
	NOTA:
Julgue os itens abaixo em correto C, e errado E. Não se esqueça de sinalizar sua resposta de forma clara. As questões assinaladas como erradas deverão constar uma justificativa com a resposta adequada.
1 - (E) O Direito Sagrado em Roma era designado a partir da palavra ius, que significava direito dos deuses. 
Em Roma, o Direito Sagrado era designado pela palavra Fas. A palavra Ius tinha um significado direito criado pelos homens, que era criado, aplicado e atualizado pelo homem. 
2 - (C) O direito objetivo em Roma era classificado quanto à forma, à fonte, à extensão e ao interesse.
3 - (E) Segundo o jurisconsulto Celso em sua definição de Direito, a ciência jurídica é apenas teórica, não tendo nenhuma aplicação prática.
Celso definia o Direito como a prática do bem comum e justiça. Sua definição tinha como o objetivo em diminuir os conflitos de interesse, uma maneira mais prática da justíça. 
4 - (C) A fonte do direito objetivo quanto ao critério da territorialidade implica que as leis se aplicam a todas as pessoas em um determinado território, não importando se são nacionais ouestrangeiras.
5 - (C) A classificação do direito objetivo quanto à forma indica que ele se divide em escrito e não escrito.
6 - (E) A aplicação do direito objetivo no espaço observa no critério da personalidade os destinatários da regulação normativa são apenas os militares romanos. 
Toda a aplicação do direito objetivo no espaço em segundo critério, o da personalidade, eram destinadas as normas jurídicas eram apenas os cidadãos. 
7 . (C) A classificação do direito objetivo quanto ao interesse indica que no direito privado há uma prevalência do interesse público sobre o interesseparticular.
8 . (C) Uma das fontes de produção do direito romano era a fonte de produção material, ou seja os órgãos responsáveis por produzir as normas.
9. (C) Já as fontes de cognição no direito romano se constituem das notícias e elementos que nos fazem conhecer o direito objetivo nas várias épocas históricas, divididas em jurídicas e extrajurídicas.
10. (E) Quanto à fonte o direito romano se classifica em interno e externo, denominado de ius civile e ius fas. 
As fontes do Direito Romano eram clássificados como fontes de produção e fontes de cognição. A classificação de interno e externo não podem ser denonimados como Ius Civile, que era fundamentada Lei das XII Tábuas, e Ius Fas.

Outros materiais