Buscar

TCC-Docência no ensino superior1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS E A PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR
Resumo:
Esse artigo tem como objetivo causar uma reflexão nos docentes do ensino superior em relação se suas práticas pedagógicas correspondem aos objetivos do ensino superior. Através dessa reflexão, eles poderão mudar o que acharem que for necessário para agir de acordo com os objetivos que constam nos documentos curriculares do ensino superior. A fim de causar essa reflexão nos professores, será feito uma pesquisa bibliográfica para mostrar quais são os objetivos de ensino que estão nas diretrizes curriculares do ensino superior; demonstrar como é a atuação dos professores do ensino superior e comparar a relação entre os objetivos de ensino universitário e as práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, verificando o quão é a proximidade entre ambos e sugerindo o que falta para que a conexão entre eles esteja mais próxima. Trata se de uma pesquisa bibliográfica, pois para ahar as informações foi preciso consultar artigos publicados na base de dados do Goggle acadêmico.
Palavras Chave: Diretrizes curriculares. Ensino Superior. Prática pedaógica. 
1. Introdução
O principal objetivo do ensino superior é formar futuros profissionais, sendo assim o ensino nesse contexto tem se preocupado em como preparar esses alunos para atuar no mercado de trabalho. A maneira como o docente vai ensinar esses alunos é um fator determinante para deixar os alunos aptos para atuarem em suas carreiras da melhor maneira possível.
	Sendo assim, é imprescindível que a prática pedagógica desse professores esteja em conformidade com os objetivos de ensino a fim de alcançá-los fornecendo assim uma formação profissional de qualidade a esses discentes. Já que conforme Júnior, p.12, 2017 “Ao contrário, aquele que tiver uma formação unilateral terá uma chance muito maior de se tornar um simples técnico e, o que é pior, um alienado.’’
A fim de atuar dessa forma, o professor além de se atualizar ao pesquisar sobre como melhorar e inovar constantemente sua prática pedagógica, ele também deve refletir em como está ensinando e se sua prática de ensino está realmente funcionando e o que falta para que ela se trone mais efetiva.
A fim de contribuir para essa reflexão nos docentes do ensino superior será mencionado por meio de uma pesquisa blibliográfica o que as diretrizes curriculares do ensino superior dizem a respeito dos objetivos do ensino superior e como os docentes atuam no ensino universitário.	
Essa pesquisa é de cunho bibliográfico, visto que os dados são coletados não por meio de entrevistas e nem por respostas de questionários como ocorreria em uma pesquisa de campo, mas sim por meio de leituras das obras de outros autores que abordam os temas de interesse dessa pesquisa, em relação a quais são os objetivos do ensino superior e como ocorre a atuação dos professores nesse contexto de ensino. 
	Além disso, a pesquisa é qualitativa, pois diferente do método quantitativo aqui não se considera números e cálculos para medir os resultados da análise de dados. Nesse caso, para concluir os resultados é mencionado sobre os conceitos dos objetivos de ensino e a realidade de ensino que consta nas leituras dos artigos. 
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Os objetivos do ensino superior
A educação superior não se limita em formar apenas atuantes no mercado de trabalho, pois de acordo com BRASIL, na lei de diretrizes e bases da educação da educação nacional consta que há outros objetivos também, tais como: 1-Formar pesquisadores ao desenvolver conhecimento científico e também a reflexão. 2-Difundir conhecimento técnico, cultural, científico para transmitir o conhecimento sobre a humanidade por meio desses e outros meios de comunicação. 3-Tornar os alunos cientes dos problemas sociais seja regional ou social e estimulá-los a ajudarem a comunidade através desse conhecimento.4-Possibilitar o acesso da população nas produções culturais e científicas que são geradas n a universidade.
Além de formar profissionais, o ensino superior objetiva formar pesquisadores, cidadãos críticos e que são conscientes da realidade social ao saberem dos problemas sociais existentes. Além disso, o ensino superior busca desenvolver a prestatividade nos alunos levando a a beneficiar a comunidade através de suas produções científicas e culturais. Nesse caso, a universidade também envolve a população onde o conhecimento é compartilhado, não fica isolado dentro da instituição com acesso restrito
2.2 A prática pedagógica do professor no ensino superior
O docente para atuar no ensino superior, deve estar bem preparado, visto que é exigido que pelo menos 1 terço do corpo docente tenha a titulação de mestrado ou doutorado. E segundo BRASIL, 50% dos professores das universidades são mestres e 20% são doutores, inclusive na esfera pública.
Por outro lado, não basta o professor possuir bom conhecimento técnico de sua área de ensino através dessas titulações, pois para ter uma boa prática de ensino o professor também deve se atentar se os alunos realmente estão aprendendo e para isso deve se considerar os fatores que ajudam na aprendizagem e um deles é estimular a motivação de aprender nos alunos.
De acordo com (Petter, p 5, 2015) o que colabora para isso é considerar o conhecimento prévio dos alunos para aplicar novos conhecimentos, além disso, o docente deve promover o avanço de cada aluno ao animá-lo, mostrar aos alunos como se organizar e ter disciplina para realizar seus trabalhos, estimular a reflexão nos alunos antes de dar a resposta imediatamente. Ajudar por meio do reforço do connteúdo os que possuem mais dificuldade.
Isso facilitará a sua aprendizagem, além de estimular a vontade dos alunos em aprender porque estarão motivados por meio do incentivo do professor que reconhece a evolução de aprendizagem de cada um e por saberem como se organizarem melhor para fazer os seus trabalhos o que poupa tempo e reduz o grau de complexidade.
A reflexão é essencial para a qualidade da prática docente, pois é o momento onde o professor tem a oportunidade de analisar o que está dando certo ou não em sua metodologia de ensino e vai procurar melhorar o que for preciso. E essa reflexão não deve ser algo momentâneo e de fases, pois deve fazer parte do cotidiano do professor sempre quando for planejar suas aulas, conforme Petter, p. 20, 2015 ‘’O Planejamento do Ensino deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente como um processo de reflexão.’’ 
Todo docente deve elaborar um plano de ensino e os elementos que devem conter em um plano de ensino são: ementa, conteúdo, objetivos, avaliação, bibliografia, público e perfil profissional.
Esse documento deve ser feito minuciosamente se atentando a diversidade existente entre os alunos, como diferentes formas de aprendizagem, as múltiplas inteligências, idade e conhecimentos prévio de mundo.
O plano de ensino é benéfico em vários aspectos, pois torna o professor muito mais preparado para dar suas aulas, poupa tempo e energia, o professor se torna mais confiante o que transmite aos alunos e a eficácia do ensino é aumentada. (PETTER, 2015).
CONCLUSÃO
	Foi possível verificar que a maioria dos docentes ainda possui uma prática pedagógica tradicional, onde ele é o centro da sala de aula e os alunos obedecem sem ter muita voz ativa para contribuir com seu aprendizado que deve ser focado apenas na preparação para o mercado de trabalho, porém o que os documentos dizem a respeito da formação acd~emica desses alunos é que a educação do ensino suerior deve contribuir para formar cidadãos criticos, ou seja, que tem voz ativa para indagar os fatos e se expressar a fim de mudar a própria realidade e isso deve começar dentro da sala de aula. Para isso, o aluno deve ter um papel menos passivo e o professor deve ser o emdiador e não o centro da aprendizazgem do aluno. O trabalho com projeto e ainserção das TICS podem ser úteis para contribuir com esse tipo de formação que é mais humana, colaborativa e crítica.
Referências:
 JÚNIOR.A. F.F. Os objetivos do ensino superior e sua relação com o mercado de trabalho.
Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Downloads/Fernando%20Frederico%20de%20Almeida%20Junior,%20Juliana%20Tebaldi%20(1).pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018
BRASIL. (LDB). Disponível em: https://www.cpt.com.br/ldb/da-educacao-superior. Acessado em: 10 de setembro de 2018.
PETTER, C. R. Didática e Metodologia do Ensino Superior. Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: www.ufmt.br/proeg/arquivos/6fca5bccd8d0dbd800f83ac6f11dc8da.pptx. Acessado em: 10 de setembro de 2018.

Outros materiais