Buscar

CULTURA POPULAR BRASILEIRA II

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Mais do que um produto alienado e alienante, servido para o deleite fácil de massas musicalmente burras e politicamente perigosas, a história da música popular no século XX revela um rico processo de luta e conflito estético e ideológico. Neste processo, "os vários elementos que formam a música popular foram tema de discussões (formais e informais), alvo de políticas culturais (estatais ou não), foco de apreciações e apropriações diferentes, objeto de formatações tecnológicas e comerciais" (NAPOLITANO, 2002, p. 19). Sobre a história da música popular no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- No início do século XX, os gêneros que predominavam nas festas carnavalescas brasileiras eram o samba e a marchinha.
II- A música de carnaval adquiriu características próprias em diferentes regiões do país, como é o caso do lundu, em Recife.
III- Em 1937, foi publicado um decreto que determinava que os enredos das escolas de samba deveriam ter caráter didático, patriótico e histórico.
IV- Os principais elementos que influenciaram a formação inicial de gêneros musicais nacionais foram o lundu, a modinha e o cateretê. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Analise a figura a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A técnica utilizada nesta figura foi a xilogravura. 
(    ) Esta técnica é muito difundida no Nordeste e sempre é associada à literatura do coronelismo. 
(    ) No início, esta técnica era usada na confecção de rótulos de garrafas de cachaça e de outros produtos. 
(    ) Dentre os principais representantes dessa forma de arte, podemos citar J. Borges. 
(    ) A imagem, assim como a xilogravura como um todo, faz referência, apenas, a questões geográficas e ambientais do Nordeste do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.anoticiadovale.com/index.php/cidades/juazeiro/6759-tradicao-de-presepios-se-repete-em-juazeiro-e-petrolina. Acesso em: 17 out. 2018.
	
	 a)
	F - F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	3.
	O folclore é identificado por algumas características que dizem respeito à forma como uma sociedade lida com determinado conhecimento. A partir desta citação, identifique algumas características de um fato folclórico:
?O povo pega o fato folclórico como uma estória ou modinha, aprende, aumenta inventando, elimina o que não gosta e a estória ou modinha segue para a frente, tendo o povo como autor, pois só o que é do povo é realmente folclore? (ORTENCIO, 2004, p. 17).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ORTENCIO, Lydia. Museu do brinquedo será criado em São Paulo. 2004. Disponível em: <www.
crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4220>. Acesso em: 30 ago. 2010.
	 a)
	Funcionalidade e temporalidade.
	 b)
	Adaptabilidade e tradicionalidade.
	 c)
	Aceitação coletiva e dinamicidade.
	 d)
	Temporalidade e oralidade.
	4.
	A música brasileira formou-se a partir da mistura de elementos de três matrizes culturais: europeus, africanos e indígenas, ou seja, portugueses, escravos negros e nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram somando-se ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Lundu, também chamado de Lundum, caracteriza-se por um gênero musical e dança folclórica de origem afro-brasileira criada a partir dos batuques dos escravos. No período da escravidão, os negros realizavam suas tradições religiosas, cantavam e dançavam para manifestação de sua cultura. No final do século XVIII, o Lundu já se torna presente tanto no Brasil quanto em Portugal, tendo influência cultural de tais países.
(    ) A Bossa Nova oficialmente começou num dia de agosto de 1968 quando chegou às lojas de discos brasileiras o disco de 78 rotações de número 14.360 do selo Odeon do cantor João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).
(    ) O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1780, no Rio de Janeiro - antiga capital do Brasil -, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.
(    ) Nascida no Brasil no século XVII, a modinha teve seu primeiro momento de glória na década de 1770, quando foi apresentada na corte de Lisboa pela poeta, compositora, cantora e pianista Chiquinha Gonzaga (1740-1800). O grande sucesso alcançado pelo gênero - denominado modinha para diferenciar-se da moda portuguesa - levou músicos eruditos portugueses a cultivá-lo, só que de forma requintada, adicionando-lhe características da música de ópera italiana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Em diversas sociedades, a música é um elemento importante na disseminação e representação cultural. No Brasil, a música tornou-se um componente fundamental na identidade dos indivíduos, na medida em que foi inserida nos mais diferentes contextos. Sobre a música no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A única forma correta de classificação da música é: erudita, popular e folclórica.
II- É correto usar o termo ?música popular? tanto para produções que são originadas na vivência dos grupos culturais quanto para a música produzida e veiculada comercialmente, e que acaba tendo grande aceitação pública.
III- Pode-se afirmar que a primeira forma de manifestação musical existente em território brasileiro foi a trazida pelos colonizadores portugueses.
IV- As missões jesuíticas utilizaram-se da música no processo de catequização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Apesar do futebol não ter sido criado no Brasil, e este ter sua origem inglesa, foi trazido para o Brasil por um jovem, que viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerá-lo como sendo o precursor do futebol no Brasil. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	William John Thoms.
	 b)
	João Rocha.
	 c)
	Charles Miller.
	 d)
	Edison Arantes do Nascimento.
	7.
	A estética da xilogravura é um campo por demais escorregadio e paradoxal. Muitos autores, em razão de atitudes elitistas, hesitam em atribuir a tal manifestação cultural o estatuto de obra de arte. Este processo de desqualificação do popular passa pela ênfase que esses mesmos autores dão ao caráter utilitário destas práticas, vincadas por um cotidiano em que vida e obra de seus produtores se imbricam de modo indissolúvel (CARVALHO, 1995). Sobre a xilogravura na cultura popular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A xilogravura está ligada à vida cotidiana de quem a cria.
(    ) A xilogravura é realizada em metal e, na maioria das vezes, colorida.
(    ) Os cordéis, ilustrados por xilogravuras, são expostos em cordas em feiras.
(    ) A xilogravura está desconectada da literatura, surgiu como um movimento separado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Gilmar de. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 39, p. 143-158,dez. 1995. ISSN 2316-901X. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72075/75314>. Acesso em: 6 mar. 2017.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	Em comparação a outras tendências musicais notáveis da década de 1960, como a Canção de Protesto e a Jovem Guarda, a Tropicália, ao realizar uma mistura de elementos da indústria cultural e de materiais da tradição brasileira, deslocou o debate dicotômico existente de arte engajada e arte alienada. Reformulando as discussões culturais, o Tropicalismo repensou as relações entre arte e política, em um movimento que permitia com que o Brasil fosse visto com novos olhos (FAVARETTO, 2000). O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do "Tropicalismo", movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente por sua proposta. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valorização do pluralismo cultural.
(    ) Denúncia das influências estrangeiras.
(    ) Enaltecimento da originalidade nacional.
(    ) Defesa da homogeneização de comportamentos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FAVARETTO, C.F. Tropicália: alegoria, alegria. Ateliê Editorial, 2000.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	O período que vai do movimento modernista à inauguração de Brasília compreende um ciclo especialmente fecundo da vida cultural brasileira. Ele inclui do Macunaíma (1928) de Mario de Andrade ao Grande Sertão Veredas (1956) de Guimarães Rosa, da Antropofagia de Oswald de Andrade (1928) à Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto (1958), da música de Villa-Lobos às obras de Oscar Niemeyer, todas elas peças-chave para o entendimento do país, ao mesmo tempo que movimentos decisivos para o pensamento sobre o modo de inserção brasileiro no mundo. Certas linhas de força do período estendem-se ainda, para além dos quadros cronológicos desta exposição, ao Cinema Novo de Glauber Rocha e à Tropicália de Caetano Veloso e Gilberto Gil, nos anos sessenta, movimentos que se alimentam diretamente das proposições e das realizações modernistas. No fim da década de 60, a arte moderna e a sociedade industrial estavam recebendo os valores contemporâneos da sociedade urbana com comunicação de massa. Sobre o papel da Tropicália após esse período, analise as afirmativas a seguir:
I- A tropicália retomava princípios ligados ao conceito de Antropofagia na visão de Oswald de Andrade.
II- Artistas se manifestavam politicamente através de suas obras.
III- Os destaques do movimento eram principalmente músicos com Elis Regina e Roberto Carlos.
IV- Tinha postura contestatória, bem-humorada e irreverente.
V- Queriam quebrar as barreiras entre o tradicional e o moderno.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WISNIK, José Miguel. Entre o erudito e o popular. In: Revista de História 157, Universidade de São Paulo, 2007, p. 55-72.
	 a)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	10.
	Os primeiros estudos do Folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a ter um melhor entendimento e conhecimento sobre a sociedade, o que elevou o objeto folclórico a outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore e a cultura popular, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura popular é a que pertence à maioria do povo e atinge a maior parte da população, é aquela que se aprende nas conversas, nas ruas ou que perpassam gerações. 
II- O termo folclore vem de "Folk", que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é ?a sabedoria do povo?. 
III- O progresso desordenado tende a acabar com as tradições, sendo que as manifestações folclóricas passam a ser consideradas populares.
IV- A ciência que estuda o folclore é chamada de folclorógica, é ela que dá tratamento científico aos dados coletados na pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando