Buscar

PROVA 2 DE ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

PROVA 2 DE ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
	Assinale a alternativa correta: O Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EOAB) é uma Lei
		
	
	Municipal, no sentido material e formal.
	
	Estadual, no sentido material e formal.
	 
	Federal, no sentido material e formal. 
	
	Federal e Estadual, no sentido material e formal.
	
	Estadual e Municipal, no sentido material e formal.
	
	
	Conforme previsto no Regulamento geral, estagiários regularmente inscritos na OAB não podem realizar a seguinte atividade isoladamente, ou seja, independentemente da presença de advogado supervisor:
		
	
	fazer carga de autos processuais físicos
	
	acompanhar, em cartório, andamento processual.
	 
	representar cliente em audiência de conciliação.
	
	assinar petição de juntada de documentos.
	
	obter certidões junto aos cartórios.
	
	
	Assinale a opção correta de acordo com as disposições do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
		
	
	Toda vez que figurar como indiciado em inquérito policial, por qualquer espécie de infração, o advogado deve ser assistido por um representante da OAB, sem prejuízo da atuação de seu defensor
	 
	O compromisso que o requerente à inscrição nos quadros da OAB deve fazer perante o conselho seccional, a diretoria ou o conselho da subseção é indelegável, haja vista sua natureza solene e personalíssima.
	
	O estagiário inscrito na OAB pode praticar, isoladamente, todos os atos próprios de advogado, desde que sua inscrição esteja regular
	
	É vedado ao requerente pleitear inscrição nos quadros da OAB sem ter, regularmente registrado, diploma de bacharel em direito, não suprindo sua falta nenhum outro documento
	
	
	
	(XXIII Exame OAB/2017/adaptada) - Diogo é estudante de Direito com elevado desempenho acadêmico. Ao ingressar nos últimos anos do curso, ele é convidado por um ex-professor para estagiar em seu escritório.
Inscrito nos quadros de estagiários da OAB e demonstrando alta capacidade, Diogo ganha a confiança dos sócios do escritório e passa a, isoladamente e sob a responsabilidade do advogado, retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga; visar atos constitutivos de sociedades para que sejam admitidos a registro; obter junto a escrivães e chefes de secretaria certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos; assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos; e subscrever embargos de declaração opostos em face de decisões judiciais.
Considerando as diversas atividades desempenhadas por Diogo, isoladamente e sob a responsabilidade do advogado, de acordo com o Estatuto e Regulamento da OAB, ele pode:
		
	
	assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais, mas não a processos administrativos, nem subscrever embargos de declaração opostos em face de decisões judiciais.
	
	assinar petições de juntada de documentos  em  processos administrativos, e subscrever embargos de declaração opostos em face de decisões judiciais e administrativas.
	
	obter, junto a escrivães e chefes de secretaria, certidões de peças ou autos de processos findos, mas não de processos em curso, bem como subscrever embargos de declaração opostos em face de decisões judiciais.
	
	retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga, bem como visar atos constitutivos de sociedades, para que sejam admitidos a registro.
	 
	obter, junto a escrivães e chefes de secretaria, certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos, bem como assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos.
	
	
	O licenciamento do sócio integrante de Sociedade de Advogados para exercer atividade incompatível com a advocacia em caráter temporário
		
	
	será averbado junto à inscrição do Advogado e convertida automaticamente  em cancelamento após 6 meses
	
	deve ser averbado no registro da sociedade junto à OAB, alterando sua constituição.
	 
	deve ser averbado no registro da sociedade junto à OAB, não alterando sua constituição.
	
	não requer qualquer providência junto à OAB, desde que o afastamento não exceda de 1 (um) ano.
	
	deve ser averbado no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas, localizado na sede da sociedade.
	
	
	O advogado poderá cancelar sua inscrição e posteriormente desejar retornar aos quadros da OAB. Aponte a alternativa incorreta quanto à prova dos requisitos para obtenção de nova inscrição nos quadros de advogados de Seccional competente.
		
	
	Não exercer atividade incompatível com a advocacia.
	
	Prestar compromisso perante o Conselho.
	 
	Aprovação no Exame de Ordem.
	
	Idoneidade moral.
	 
	Pagamento de taxa.
	
	
	O artigo 1.º do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EOAB) prevê que é atividade privativa da advocacia a ¿consultoria, assessoria e direção jurídicas¿. Dentre as opções abaixo, marque a incorreta.
		
	 
	A gerência de setor jurídico de empresa de qualquer natureza somente pode ser ocupada por pessoa não inscrita na OAB com permissão expressa do Conselho Seccional respectivo.
	
	Empresas privadas, públicas e paraestatais estão sujeitas à norma do art. 1º do EOAB.
	
	Consultoria, assessoria e direção jurídicas somente podem ser anunciadas por advogado(a) regularmente inscrito(a) nos quadros da OAB.
	
	Qualquer pessoa pode comunicar à OAB situação de violação à norma referida.
	
	O gestor do setor jurídico de empresa de qualquer natureza deve estar regularmente inscrito nos quadros da OAB, sob pena de exercício irregular de atividade profissional.
	
	
	(FGV/OAB/ Exame de Ordem/ XVII/adaptada) - Patrícia foi aprovada em concurso público e tomou posse como Procuradora do Município em que reside. Como não pretendia mais exercer a advocacia privada, mas apenas atuar como Procuradora do Município, pediu o cancelamento de sua inscrição na OAB. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Patrícia agiu corretamente, pois, uma vez que os advogados públicos não podem exercer a advocacia privada, estão obrigados a requerer o cancelamento de suas inscrições.
	
	Patrícia não agiu corretamente, pois deveria ter requerido apenas o suspensão temporária do exercício da advocacia e não o cancelamento de sua inscrição.
	 
	Patrícia não agiu corretamente, pois os advogados públicos estão obrigados à inscrição na OAB para o exercício de suas atividades.
	
	Patrícia poderia ter pedido o licenciamento do exercício da advocacia, mas nada a impede de pedir o cancelamento de sua inscrição, caso não deseje mais exercer a advocacia privada.
	
	Patrícia não agiu corretamente, pois deveria ter requerido apenas o licenciamento do exercício da advocacia e não o cancelamento de sua inscrição.
	O Bacharel em Direito, após aprovação no Exame de Ordem, deve apresentar cópia do diploma para sua inscrição nos quadros do Conselho Seccional do seu do´micílio profissional. Caso ele não tenha sido expedido a tempo, segundo as normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB:
 
		
	
	deve obter permissão especial do Conselho Seccional.
	
	não poderá ocorrer a inscrição até expedido o diploma.
 
	
	ocorrerá a inscrição provisória como advogado.
 
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	 
	pode apresentar certidão de conclusão com histórico escolar.
	
	
	
	Sobre o mandato judicial e extrajudicial, segundo o Estatuto e o Código de Ética da OAB, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	O advogado que renunciar ao mandato deve continuar a representar o mandante pelo prazo de dez dias seguintes à notificação da renúncia, salvo se houver sua substituição antes do término desse prazo.
	
	O mandato judicial ou extrajudicial não se extingue pelo decurso de tempo, desde que permaneça a confiança recíproca entre o outorgante e o seu patrono no interesse da causa.
	
	O advogado postula, em juízo ou fora dele, fazendo prova do mandato. Entretanto o advogado, afirmando urgência, pode atuar sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazode quinze dias, prorrogável por igual período.
	 
	O mandato judicial ou extrajudicial pode ser outorgado à sociedade advocatícia, por ter esta personalidade jurídica própria, ou pode ser outorgado individualmente aos advogados que integrem esta sociedade, nos caos expressos no Estatuto da OAB.
	
	A procuração para o foro em geral habilita o advogado a praticar todos os atos judiciais, em qualquer juízo ou instância, salvo os que exijam poderes especiais.
	
	
	Assinale a alternativa que não se configura como requisitos para inscrição nos quadros da OAB:
		
	
	Não exercício de atividade incompatível com a advocacia.
	
	Idoneidade moral.
	
	Diploma obtido em Instituição de Ensino Superior (IES).
	
	Aprovação em Exame de Ordem.
	 
	Aprovação no Exame de Ordem é condição única para o exercício da advocacia.
	
	
	
	( Adaptado Exame de ordem/OAB) Aponte a alternativa INCORRETA quanto à prova dos requisitos para obtenção de nova inscrição principal nos quadros de seccional competente:
		
	
	não exercer atividade incompatível com a advocacia;
	
	Diploma de bacharel em Direito.
	 
	número de inscrição como estagiário;
	
	prestar compromisso perante o Conselho;
	
	idoneidade moral;
	
	
	
	Bacharel em Direito, perito criminal, teve êxito no Exame de Ordem e procedeu ao seu requerimento para a inscrição nos quadros da OAB. Sobre este pedido de inscrição, assinale a opção correta.
		
	
	O requerimento será deferido, porque cumpriu as exigências legais para inscrição nos quadros.
	
	O requerimento será indeferido, porque perito criminal não poderia ter feito o exame de ordem apenas a graduação em Direito.
	
	O requerimento será deferido, porque o candidato teve êxito no exame de ordem, único requisito necessário.
	 
	O requerimento será indeferido, porque a exigência de não exercer atividade incompatível com a advocacia é requisito necessário para a inscrição.
	
	O requerimento será deferido, porque o êxito no  exame de ordem concede imediatamente a  inscrição nos quadros.
	
	
	Um advogado com inscrição principal (e única) na OAB/PR, foi procurado por um cliente para patrocinar uma causa cível na Comarca de Juiz de Fora/MG. Pergunta-se: O que poderá fazer? ( adaptada da OAB)
		
	
	Não poderá patrocinar porque é advogado apenas no Paraná
	
	Ele só pode patrocinar aquela causa se fizer uma inscrição suplementar na OAB/MG;
	
	Ele pode patrocinar aquela causa sem fazer inscrição suplementar na OAB/MG, mas é obrigado a comunicar aquele patrocínio à OAB/MG;
	
	Ele só pode patrocinar aquela causa se transferir sua inscrição para a OAB/MG.
	 
	Ele pode patrocinar aquela causa sem nada fazer na OAB/MG;
	
	
	FRANCISCO MENDES, com domicílio profissional na cidade do Rio de Janeiro e inscrito, apenas, na OAB-RJ, vai patrocinar uma Ação Cível de seu Cliente na Comarca de Juiz de Fora Estado de Minas Gerais. - Pergunta-se: O que deve fazer Francisco Mendes para legitimar tal patrocínio naquela Comarca?
		
	 
	Francisco Mendes pode patrocinar aquela ação na Comarca de Juiz de Fora-MG, sem inscrição e sem qualquer comunicação à OAB-MG
	 
	Francisco Mendes terá que fazer uma inscrição suplementar na OAB-MG;
	
	Francisco Mendes pode patrocinar aquela ação na Comarca de Juiz de Fora - MG, sem inscrição na OAB-MG, mas desde que comunique o patrocínio à OAB-MG (diretamente ou através da subseção de Juiz de Fora);
	
	Francisco Mendes terá que fazer a transferência de sua inscrição para a OAB-MG;
	
	
	
	Marque a alternativa INCORRETA. Quanto ao estágio profissional, pode-se afirmar:
		
	
	O estagiário inscrito na OAB pode praticar isoladamente os seguintes atos, sob a responsabilidade do advogado: retirar e devolver autos em cartórios, assinando a respectiva carga; assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais e administrativos.
	
	O estágio profissional de advocacia pode ser oferecido pela instituição de ensino superior autorizada e credenciada, em convênio com a OAB.
	 
	A carga horária do estágio curricular supervisionado com atividades práticas típicas de advogado e de estudo do Estatuto e do Código de Ética e Disciplina, é de no mínimo de 600 (seiscentas) horas, distribuídos em dois ou mais anos.
	
	Para o exercício de atos extrajudiciais, o estagiário pode comparecer isoladamente, quando receber autorização ou substabelecimento do advogado.
	
	Cada Conselho Seccional mantém uma Comissão de Estágio e Exame de Ordem, a quem incumbe coordenar, fuscalizar e executar as atividades decorrentes do estágio profissional da advocacia.
	Se configurar a habitualidade (profissional) a que nos referimos em outro território diferente de sua seccional, o advogado terá de solicitar mais uma inscrição.
De acordo com o artigo 10 do EOAB: "§ 2º Além da principal, o advogado deve promover a inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais em cujos territórios passar a exercer habitualmente a profissão [...]".
Tendo em vista o que foi afirmado acima, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Com a inscrição suplementar, o advogado está habilitado a exercer a advocacia, com habitualidade e ilimitadamente, também na nova seccional, além daquela em que possui a inscrição principal.
	 
	O advogado é livre para atuar de forma ilimitada no território da seccional de sua inscrição principal, e não precisará respeitar o limite legal estabelecido pelo EOAB quando for exercer a profissão em outro ente da Federação, de modo que não necessite de uma segunda inscrição: a suplementar.
	
	A inscrição suplementar confere ao advogado nova carteira, com número específico da seccional, identificada pela expressão correspondente.
	
	O advogado pode ter quantas inscrições suplementares desejar. Cada uma resultará em nova anuidade para ele.
	
	O advogado pode patrocinar causas fora de seu domicílio profissional, desde que não ultrapasse o já mencionado limite de cinco causas por ano, acima do qual se lhe obriga à inscrição suplementar (artigo 26 do RGOAB).
	
	
	
	
	A OAB-SP investiga o caso de um advogado que conseguiu registro com um diploma falso de graduação em Direito. R. da S. teria comprado o diploma, da Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, e com ele emitido a carteira de advogado no estado do Acre (Globo.com). Sobre a inscrição do advogado na OAB, é correto afirmar:
		
	
	o advogado foi aprovado em exame de ordem e, portanto tem direito a inscrição automática nos quadros da OAB;
	
	a inscrição é válida, pois não houve processo ético disciplinar para posterior aplicação da pena de exclusão;
	
	a inscrição ficará suspensa até a conclusão do curso de Direito.
	 
	a inscrição deve ser cancelada, pois o advogado perdeu um dos requisitos necessários para inscrição;
	
	A inscrição é válida para não prejudicar o cliente do advogado e as ações já transitadas em julgado.
	
	
	(OAB/RJ 30.º Exame/ADAPTADA) José da Silva, advogado com domicílio profissional na Cidade do Rio de Janeiro e inscrito apenas na OAB-RJ, após ter patrocinado 6 (seis) Cartas Precatórias no Estado de São Paulo, todas expedidas pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro, quer propor uma ação cível para um cliente na Comarca de Santos, Estado de São Paulo. O que é necessário para faze-lo?
		
	
	José da Silva terá que transferir sua inscrição para a OAB-SP.
	
	José da Silva não fará nenhuma inscrição na OAB-SP, mas fica obrigado a comunicar à OAB-SP sua intervenção profissional naquele Estado;
	
	José da Silva pode propor aquela ação no Estado de São Paulo, sem necessidade de inscrição e nem de comunicação à OAB-SP;
	
	A inscrição suplementar não tem previsão legal no Estatuto da OAB somente com previsão no CED.
	 
	José da Silva terá que promover uma inscrição suplementar na OAB-SP;
	
	
	
	Daniel, Bacharel em Direito, deu entrada no pedido de inscrição nos quadros da OAB após sua aprovação no respectivo Exame. Antes de encerrada a tramitação do processo administrativo, foi contratado para tomar providências cabíveis na tutela emergencial da liberdade de umamoça que estava presa provisoriamente por crime contra o patrimônio. Após verificar que o Juiz competente converteu a prisão em flagrante em preventiva sem fundamentar a medida, e já tendo recebido os honorários convencionados, o contratado impetrou Habeas Corpus perante o Tribunal de Justiça. Marque a opção correta quanto a situação de Daniel perante a OAB:
		
	
	Não há infração penal, nem ético-disciplinar, mas o pedido de inscrição na OAB pode ser indeferido em virtude da conduta.
	
	Não há infração penal na conduta descrita, apenas infração ético-disciplinar.
	
	A narrativa demonstra que, em tese, a contravenção penal do exercício irregular de atividade profissional ficaria absorvida pelo estelionato em virtude da vantagem patrimonial obtida.
	 
	A narrativa demonstra a ocorrência, em tese, da contravenção penal do exercício irregular de atividade profissional.
	 
	Não há infração penal, nem infração ético-disciplinar.
	
	
	
	(VII Exame Unificado/2102/ADAPTADA) - Nos termos das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o Estágio Profissional de Advocacia é requisito para inscrição no quadro de estagiários da OAB, sendo correto afirmar:
		
	
	Deve ter carga horária mínima de 360 horas distribuídas em dois anos de atividade.
	
	É ministrado pela Seccional da OAB sem intervenção de entidade de ensino superior.
	
	Pode ocorrer a complementação de carga horária em escritórios sem credenciamento junto à OAB.
	
	Poderá ocorrer em qualquer escritório de advocacia, seja credenciado ou não.
	 
	Pode ser ofertado por instituição de ensino superior em convênio com a OAB
	
	
	O requerente à inscrição principal no quadro de advogados presta o seguinte compromisso perante o Conselho Seccional, a Diretoria ou o Conselho da Subseção: Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Esse compromisso solene e personalíssimo é imposto pelo
		
	
	Provimento 144/2011.
	 
	Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil
	
	Regimento Interno dos Conselhos Seccionais.
	
	Código de Ética e Disciplina da OAB.
	
	Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.
	
	
	Célio, advogado regularmente inscrito na OAB/SC, tem escritório próprio de advocacia em Florianópolis, onde atua na área trabalhista e na do direito do consumidor. No ano de 2006, atuou excepcionalmente como advogado em quatro ações de indenização perante o TJDFT. Em 2007, ajuizou quinze ações em face da mesma empresa perante o TRT, em Brasília ¿ DF, e, em 2008, atuou como advogado constituído em mais de dez causas. Na situação hipotética apresentada, Célio, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da OAB,
		
	
	está impedido de requerer a inscrição suplementar na OAB/DF, dada a regular inscrição na OAB/SC.
	
	está dispensado de comunicar à OAB o exercício da advocacia perante o TRT.
	
	cometeu infração disciplinar por ter exercido, em 2006, a advocacia fora de seu domicílio de inscrição.
	 
	está obrigado, desde 2007, à inscrição suplementar na Seccional da OAB/DF.
	Respondido em 21/02/2020 10:15:43
	
Explicação:
	
	
	
	
	
	
	Aponte a alternativa incorreta quanto à prova dos requisitos para obtenção de nova inscrição nos quadros de advogados de Seccional competente:
		
	
	Prestar compromisso perante o Conselho.
	 
	Aprovação no Exame de Ordem.
	
	Idoneidade moral.
	
	Não exercer atividade incompatível com a advocacia.
	
	
	"O Exame de Ordem será regulamentado por Provimento editado pelo Conselho Federal".
Sobre o Exame de Ordem, assinale a alterntativa incorreta:
		
	
	Após obter aprovação no Exame de Ordem, o indivíduo deve verificar os demais incisos do artigo 8° do EOAB.
	
	Há uma falsa ideia do senso comum segundo a qual o sucesso nesse exame resultaria em uma suposta inscrição automática nos quadros da OAB.
	 
	Os magistrados ou membros do Ministério Público (quando aposentados) podem solicitar sua inscrição nos quadros da OAB, cumprindo todos os demais requisitos, inclusive o Exame de Ordem.
	
	Um dos requisitos para o ingresso nos quadros da OAB é a aprovação no Exame de Ordem.
	
	O artigo 8° do EOAB (c/c o provimento nº 144/2011) elenca todas as condições necessárias para o pedido de inscrição como advogado.
	
	
	
	Victor nasceu no Estado do Rio de Janeiro e formou-se em Direito no Estado de São Paulo. Posteriormente, passou a residir, e pretende atuar profissionalmente como advogado, em Fortaleza, Ceará. Porém, em razão de seus contatos no Rio de Janeiro, foi convidado a intervir também em feitos judiciais em favor de clientes nesse Estado, cabendo-lhe patrocinar seis causas no ano de 2015. Diante do exposto, assinale a opção correta.
		
	
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional de São Paulo, já que a inscrição principal do advogado é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico. Além da principal, Victor terá a faculdade de promover sua inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais do Ceará e do Rio de Janeiro, onde pretende exercer a profissão.
	 
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Ceará. Afinal, a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território ele pretende estabelecer o seu domicílio profissional. Além da principal, Victor deverá promover a inscrição suplementar no Conselho Seccional do Rio de Janeiro, já que esta é exigida diante de intervenção judicial que exceda cinco causas por ano.
	
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Ceará. Isso porque a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional. A promoção de inscrição suplementar no Conselho Seccional do Rio de Janeiro será facultativa, pois as intervenções judiciais pontuais, como as causas em que Victor atuará, não configuram habitualidade no exercício da profissão.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Rio de Janeiro, pois o Estatuto da OAB determina que esta seja promovida no Conselho Seccional em cujo território o advogado exercer intervenção judicial que exceda três causas por ano. Além da principal, Victor poderá promover sua inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais do Ceará e de São Paulo.
	
	
	Um estagiário de advocacia de um grande escritório de Curitiba, regularmente inscrito na OAB, postulou em juízo, individualmente, medida de urgência, ante a ausência do advogado titular daquele escritório:
		
	
	A postulação é válida se o advogado titular do escritório ratificar o ato no prazo do art. 37 do CPC;
	
	As alternativas ¿b¿ e ¿c¿ estão corretas.
	
	A postulação é um ato anulável;
	 
	O estagiário estará sujeito a sanções civis, penais e administrativas e a postulação é um ato nulo;
	
	A postulação é válida por se tratar de atividade privativa de estagiário.
	
	
	
	A empresa Consumidor Ltda., composta por contadores, despachantes, arquitetos e engenheiros, divulga, semanalmente, sua agenda de defesa judicial dos direitos dos consumidores, não possuindo advogados nos seus quadros. Notificada pelo órgão seccional da OAB, alega que as atividades de consultoria jurídica não seriam privativas dos advogados. Diante desse quadro, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que é atividade privativa da advocacia
		
	
	a impetração de habeas corpus.
	
	a postulação nos Juizados Especiais.
	 
	a consultoria e assessoria jurídicas.
	
	a divulgação conjunta da advocacia com outras atividades.
	
	Nenhuma das alternativas acima está correta.
	
	
	¿Exame para exercer advocaciaé comum em outros países. Japão, Estados Unidos e França também exigem estágio profissional antes de autorizar o bacharel a advogar (Priscilla Borges, iG Brasília. 28/09/2011 17:56). Atuar como advogado em alguns países europeus, Japão e Estados Unidos não é tarefa simples. As regras variam um pouco entre eles, mas os candidatos precisam apresentar diploma de curso superior em Direito, passar por exames, fazer estágios e, em alguns casos, residência na área. Há os que exigem também a aprovação em provas para atuar em cada tipo de tribunal. Poucos são os que liberam a atuação do profissional assim que ele se forma. (...)¿ No Brasil, o Exame de Ordem
		
	
	É realizado em três etapas: prova de conhecimentos gerais, prova de conhecimento específico e prova oral que visa a aferir a oratória do candidato.
	
	Deve ser prestado pelo advogado com mais de dez anos de habilitação para que comprove que permanece a aptidão para o exercício profissional.
	 
	É um dos requisitos para obtenção da inscrição perante a OAB, devendo ser prestado apenas por quem tenha concluído o curso de Direito.
	
	A exigência do Exame de Ordem foi recentemente declarada inconstitucional pelo STF.
	 
	É um dos requisitos para obtenção de inscrição perante a OAB, podendo ser prestado pelos que estiverem em situação de incompatibilidade com o exercício da advocacia.
	
	
	
	Sobre o exercício das atividades privativas da advocacia, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Não se conhece de recurso subscrito apenas por estagiário de Direito, nem pode este subscrever, sozinho, emenda à petição inicial.
	
	o estagiário poderá assinar sozinho petição de juntada de documentos.
	 
	Se a procuração outorga poderes ao estagiário regularmente inscrito na OAB, é válida a intimação pela imprensa feita apenas em seu nome.
	 
	O estagiário de advocacia, regularmente inscrito, pode praticar, em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste, atos privativos de advocacia.
	
	O patrocínio de interesses de terceiros junto ao INPI, constituindo advocacia, somente é permitido aos inscritos nos quadros da OAB.
	
	
	Para a inscrição como advogado é necessário:
		
	
	ter realizado residência jurídica por, pelo menos, dois anos.
	
	ser maior de 35 anos.
	
	ter sido estagiário por, pelo menos, um ano.
	
	todas estão incorretas.
	 
	diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
	
	
	
	Um advogado inscrito na OAB/MG trabalha para a Construtora LLL LTDA, motivo pelo qual representa a empresa cliente em processos em diversos lugares: 3(três) ações em Coxim (MS) 2(duas) ações em Maracaju (MS) 3(três) ações em Piraí do Sul (PR) 2(duas) ações em Curitiba (PR) 1(uma) ação em Irati (PR). Ademais, são 8(oito) recursos especiais, originários de Minas Gerais, tramitando no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF). Quantas inscrições suplementares está ele legalmente obrigado a promover?
		
	 
	1 (uma)
	
	2 (duas)
	
	3 (três)
	
	4 (quatro)
	 
	Nenhuma
	
	
	
	PEDRO RIBEIRO, Advogado com domicílio profissional na Cidade do Rio de Janeiro e inscrito apenas na OAB-RJ, quer propor uma ação cível para seu Cliente na Comarca de Bom Jesus do Norte, Estado do Espírito Santo. O que é necessário para fazê-lo?
		
	
	Pedro Ribeiro terá que promover uma inscrição suplementar na OAB-ES;
	 
	Pedro Ribeiro pode propor aquela ação no Estado do Espírito Santo, sem necessidade de inscrição ou comunicação à OAB-ES.
	
	Pedro Ribeiro terá que transferir sua inscrição para a OAB-ES;
	
	Pedro Ribeiro não fará nenhuma inscrição na OAB-ES, mas fica obrigado a comunicar à OAB-ES sua intervenção profissional naquele Estado;
	
	
	
	
	
	(OAB/FGV/EXAME DE ORDEM XVI / adaptada) - Bernardo é bacharel em Direito, mas não está inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, apesar de aprovado no Exame de Ordem. Não obstante, tem atuação na área de advocacia, realizando consultorias e assessorias jurídicas.
A partir da hipótese apresentada, nos termos do Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Tal conduta é proibida, por ser equiparada à captação de clientela.
	
	Tal conduta é permitida, por ter o bacharel logrado aprovação no Exame de Ordem.
	
	Tal conduta é permitida mediante autorização do Presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.
	 
	Tal conduta é proibida, tendo em vista a ausência de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.
	
	Tal conduta é permitida mediante autorização do Presidente da Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
	
	
	A inscrição suplementar do advogado somente é obrigatória:
	
	
	para os advogados estrangeiros
	 
	caso o profissional passe a atuar com habitualidade em Estados (Conselhos Seccionais) diversos ao de sua inscrição principal, exigindo-se uma atuação mínima de 6 causas
	
	para os bacharéis em Direito que tiverem requerido sua inscrição em determinado Estado da federação e, até 1 ano depois, tenham mudado seu domicílio profissional
	
	para advogados com mais de 5 (cinco) anos de profissão.
	
	para ex-magistrados e ex-promotores de justiça
	
	
	De acordo com o Estatuto da OAB, o estágio profissional somente é admissível nos dois últimos anos do curso de Direito, impondo-se ao estagiário que busque sua inscrição:
		
	
	Da escolha do estagiário.
	 
	no local em que exercerá o estágio.
	
	no local mais próximo de sua residência, a fim de que o estágio não atrapalhe seus estudos.
	 
	no local em que frequenta o curso jurídico.
	
	no local de sua residência.
	
	
	
	
	
	(OAB/2012) Terêncio, após intensa atividade advocatícia, é acometido por mal de origem psiquiátrica, mas diagnosticado como passível de cura após tratamento prolongado. Não podendo exercer os atos da vida civil, apresenta requerimento à OAB. No concernente ao tema, à luz das normas aplicáveis, é correto afirmar que é caso de:
		
	
	Cancelamento da inscrição como advogado;
	
	Impedimento ao exercício profissional, mantida a inscrição na OAB;
	
	Penalidade de exclusão por doença;
	 
	Licença do exercício da atividade profissional;
	
	
	Um advogado regularmente inscrito na OAB-PA foi contratado por uma empresa no Maranhão, para representá-la em diversas ações judiciais em curso naquele estado. Considerando que também continuará a exercer a advocacia no Pará, assinale a opção correta acerca da situação de tal advogado junto à OAB-MA e quanto ao exercício da sua profissão.
		
	
	O advogado deverá comunicar à OAB-MA sua intervenção profissional naquele estado, não devendo, entretanto, promover nenhuma inscrição nessa Seccional
	
	O advogado pode representar a empresa no Estado do Maranhão, sem necessidade de promover qualquer inscrição e nem de comunicar a OAB-MA sua intervenção.
	 
	O advogado deverá promover uma inscrição suplementar na OAB-MA
	
	O advogado deverá transferir sua inscrição para a OAB-MA.

Continue navegando