Buscar

Teste de Conhecimento - Aula 7 - Ética e Epidemias

Prévia do material em texto

Teste de Conhecimento – Aula 7 – Ética e Epidemias
	 
	
ÉTICA NA SAÚDE
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE0622_EX_A7_202002620391_V1 
	27/05/2020
	Aluno(a): ALESSANDRO EUSTAQUIO CAMPOS GRANATO
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE0622 - ÉTICA NA SAÚDE 
	202002620391
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao princípio da precaução, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta. I ¿ Trata essencialmente da relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. II ¿ Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. III ¿ Toda e qualquer medida preventiva em situações epidêmicas deve ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	I e III
	Respondido em 27/05/2020 03:31:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em situações excepcionais, como em uma epidemia, alguns direitos individuais podem ser suplantados por direitos coletivos. O direito individual que tende a ser mais atingido em uma situação dessas é:
		
	
	Direito à privacidade.
	
	Direito à não discriminação.
	 
	Liberdade de locomoção.
	
	Liberdade de expressão.
	
	Direito a tratamento digno.
	Respondido em 27/05/2020 03:31:56
	
Explicação:
Neste tipo de situação a ética impõe a consciência de que toda a sociedade é corresponsável. Em função disto, alguns direitos pessoais, como a liberdade de ir e vir, por exemplo, podem ser suprimidos se a pessoa doente precisar ser posta em regime de quarentena ou isolamento para não contaminar outras pessoas.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em Desafios Éticos são abordados assuntos genéricos, relaciona-dos com a vida, a relação entre os homens e a inter-relação entre diferentes ciências, além de uma parte especifica, ligada à saúde. Marque a opção correta sobre: O processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escasso é complexo, envolvendo aspetos referentes ao.
		
	
	Ao recurso e ao idealismo
	
	Ao recurso e ao profissionalismo
	 
	Ao recurso e ao critério
	
	Ao critério e ao trabalho
	
	Ao critério e ao profissionalismo
	Respondido em 27/05/2020 03:33:17
	
Explicação: O maior desafio ético é descobrir que a outra pessoa merece todo o respeito tal qual nós merecemos. Quando olhamos para outro ser humano e deixamos de respeitá-lo em suas idéias, necessidades, prazeres, deixamos de ser éticos, o ser humano deve ser visto em suas diferenças exatamente como um ser equilibrado, tanto em seus defeitos como em suas virtudes. Independentemente de sua cultura ou experiência de vida. quando buscamos ser éticos, pesamos melhor nossas atitudes, palavras e até mesmo nossa expressão corporal que fala mais do que qualquer palavra
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em um hospital foi diagnosticada morte cerebral de um paciente e a família decidiu pela doação de órgãos para transplantes. Alguns pacientes da fila nacional de transplantes foram beneficiados: um paciente recebeu um rim, outro paciente as córneas, outro o fígado, outro o coração. No que diz respeito a alocação de recursos em saúde, é correto afirmar que um órgão a ser implantado em um paciente é um recurso indivisível e heterogêneo, por que:
		
	
	Cada órgão atenderá até cinco pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	 
	Cada órgão atenderá a apenas um paciente e nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá apenas até três pacientes, mas todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Todos os órgãos atenderão a todos os pacientes, que serão diretamente beneficiados.
	
	Cada órgão atenderá até quatro pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	Respondido em 27/05/2020 03:34:13
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Princípio da Precaução diz respeito a relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. Ou seja, na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. Correlacionando com as situações de epidemias, é correto afirmar que:
		
	
	Medidas preventivas só devem ser tomadas quando forem comprovadas a sua extrema necessidade, do contrário, representam apenas gastos.
	 
	Nenhuma medida preventiva em situações epidêmicas pode ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade.
	
	Epidemias requerem um esforço conjunto para sua eliminação, para tanto, se faz necessário investir somente em avaliação de riscos e não em medidas preventivas.
	
	Todas as medidas preventivas devem ser evitadas até que a epidemia esteja sob controle.
	
	Em situações epidêmicas apenas algumas medidas preventivas devem ser tomadas, sempre aquelas que são mais baratas, independente se terão correlação direta com o caso ou não.
	Respondido em 27/05/2020 03:35:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. Este fenômeno pode ser explicado, em função:
		
	
	da tendência humana em valorizar situações pouco comuns e rotineiras.
	
	das campanhas informativas e calendários de vacinação veiculados pela mídia.
	
	da percepção, pela população, de que as autoridades de saúde estão exagerando nos cuidados.
	
	do tom de gravidade e seriedade empregado pelos órgãos oficiais na divulgação do público-alvo do calendário das campanhas de vacinação.
	 
	do desconhecimento, que nos faz superdimensionar os riscos de uma situação.
	Respondido em 27/05/2020 03:35:46
	
Explicação:
Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. O desconhecimento sempre nos faz superdimensionar os riscos de uma situação. Este é um mecanismo de defesa psicológico normal, e o profissional de saúde, principal agente de informação nestas situações, precisa compreender esta ansiedade coletiva e atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção incorreta:
		
	
	O critério de merecimento diz que os recursos devem ser alocados priorizando pessoas que já demonstraram efetiva contribuição para a sociedade, como forma de agradecimento ou retribuição;
	
	O critério da efetividade diz que os recursos escassos devem ser alocados para aqueles pacientes que possam fazer o melhor uso pra si ou para outros;
	 
	O critério de necessidade estabelece prioridade para quem está com situação de saúde mais grave, porém analisa o custo dessa intervenção para ver se é possível;
	
	Em relação ao critério de igualdade de acesso, existe uma corrente que diz que  a partir do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos, não poderá ser ofertado para ninguém;
	
	O critério de benefício provável considera a possibilidade que cada indivíduo ou um grupo de indivíduos tem de se beneficiar do recurso que está sendo disputado;
	Respondido em 27/05/2020 03:36:50
	
Explicação:
O critério de necessidade não leva em consideração o custo de intervenções necessárias para pessoas com situações graves de saúde que necessitem dessa prioridade.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito à alocação de recursos em epidemias, leia as afirmativas a seguir a marque a resposta correta: I - Torna-se indispensável a conjugação entre critérios individuaise coletivos. II - O critério individual considera o benefício que o tratamento resultará no sujeito doente III - O critério coletivo implica na prevenção ou imunização de sujeitos ainda não contaminados, para que estes não venham a desenvolver a doença. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	III
	
	I e II
	 
	I, II e III
	Respondido em 27/05/2020 03:38:03

Continue navegando