Buscar

TRABALHO VACINA PARTE 2

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE AMERICANA IESA
ANA CAROLINA, DAYANA SOUZA, GIOVANNA, STEPHANIE E RUTE
IMUNIZAÇÃO/ VACINAÇÃO
QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
AMERICANA 2020
ANA CAROLINA, DAYANA SOUZA, GIOVANNA, STEPHANIE E RUTE
IMUNIZAÇÃO/ VACINAÇÃO
QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Atividade	Prática Supervisionada apresentada como requisito da disciplina de Práticas Educativas em Saúde do curso de graduação em
Enfermagem. Orientadora: Prof. a M.ª Aline
Eloá Barbosa Pelizari
AMERICANA 2020
SUMÁRIO
RESUMO	4
1. INTRODUÇÃO	5
2. OBJETIVOS.	7
2.1 GERAL	7
2.2 ESPECIFÍCOS.	7
3. METÓDOS.	7
3.1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO	8
4. RESULTADOS	9
4.1 AVALIAÇÃO	9
5. CONCLUSÃO	10
6. CRONOGRAMA.	11
.
7. REFERÊNCIAS.	12
RESUMO
Esse trabalho pôde-se ver que aborda explicadamente assuntos sobre a Vacinação e a imunização e também sobre suas importância. Sabe-se que uma das finalidades da atividade de vacinação é que a imunização por vacinas previne, controlam, eliminam doenças imunopreveníveis e reduzem a morbimortalidade pelas doenças imunopreveníveis, movimentos antivacinação são cada vez mais frequentes e persuasivos. O objetivo geral desse trabalho foi elaborar uma ação por via virtual a ser implantada na estratégia de conscientizar as pessoas sobre os benefícios da vacina.
Palavras-chave: Vacinação, Imunização, Imunopreveníveis.
 (
4
)
1. INTRODUÇÃO
A primeira vacina foi descoberta por Edward Jenner em 1796, após 20 anos de estudos e experimentos com a varíola bovina, dando origem aos termos vaccine e vaccination (derivados do termo latino vacca). Na Inglaterra do século XVIII, a varíola era responsável por cerca de 10% dos óbitos totais e um terço das mortes era registrado entre as crianças. Classificada como uma das doenças mais devastadoras da história da humanidade, a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1980, após realização de um programa de vacinação em massa de ordem mundial. Apesar da notória relevância na erradicação ou controle de diversas doenças infecto-contagiosas, as vacinas estão frequentemente relacionadas a questionamentos e críticas sobre efeitos adversos. Também já estiveram envolvidas em alguns eventos trágicos da indústria farmacêutica. O maior deles ocorreu em 1955, após falha no processo de fabricação da vacina contra a poliomielite baseada em vírus inativados Outros episódios foram registrados envolvendo componentes específicos das vacinas BCG (Bacillus Calmette-Guérin), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), rotavírus3, poliomielite oral4 e pertussis celular5. Em virtude de tais eventos, esforços foram investidos para garantir maior segurança na fabricação e uso de vacinas e solucionaram definitivamente problemas como aqueles mencionados acima. A formulação baseada em vírus inativado (conhecida por Salk ou VIP) é atualmente administrada em crianças de até quatro meses. Por conter vírus mortos, evitam os efeitos adversos graves observados com a formulação com vírus atenuado (VOP).
Outro exemplo é a vacina contra a coqueluche (presente na vacina dTpa – difteria, tétano e pertussis acelular), que sofreu modificações para substituir a vacina pertussis celular, relacionada a eventos adversos graves na década de 19706.
A criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, por determinação do Ministério da Saúde representou um avanço de grande importância para a saúde pública no Brasil. Atualmente, 19 vacinas recomendadas pela OMS são oferecidas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiam todas as faixas etárias, seguindo um calendário nacional de vacinação7. Com o objetivo de coordenar as ações de imunização, o programa garantiu a continuidade de aplicação de doses (cumprimento do cronograma) e ampliou a área de cobertura vacinal no Brasil8, alcançando médias superiores a 95% de cobertura vacinal para o calendário infantil9. Alguns resultados importantes são a eliminação da poliomielite e da transmissão sustentada do sarampo e da rubéola no país9.
 (
6
)
No entanto, apesar do impacto na redução de casos e mortes pelas doenças imunopreveníveis, movimentos antivacinação são cada vez mais frequentes e persuasivos. Esses movimentos utilizam estratégias como distorção e divulgação de informações falsas que, alegando uma base científica, questionam a eficácia e segurança de diversas vacinas10. Em sua maioria, tais relatos relacionam vacinas, como a tríplice viral, adjuvantes e o conservante timerosal com a ocorrência de autismo em crianças. Busca-se uma associação temporal, principalmente pelo fato da doença ser diagnosticada no período posterior à aplicação da maioria das vacinas do calendário infantil, sem necessariamente haver uma relação causal.
Outro exemplo de associação temporal sem base causal recentemente divulgada na mídia foi a ocorrência de casos de paralisia temporária após a imunização com a vacina contra o vírus papiloma humano (HPV).
As vacinas são rigorosamente testadas e monitoradas pelos seus fabricantes e pelos sistemas de saúde dos países onde são aplicadas. O licenciamento e a comercialização de vacinas ocorrem após aprovação de órgãos reguladores específicos e estudos clínicos cuidadosos, caros e demorados (ensaios de fase I, II, e III), com voluntários credenciados. A fase IV ocorre somente após a aprovação da comercialização do produto e tem como objetivo principal detectar eventos adversos não registrados nas fases anteriores, os chamados eventos adversos pós-vacinação (EAPV). A OMS recomendou a vigilância de EAPV a partir de 1991, e foi estruturado o Sistema Nacional de Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV) no Brasil em 1992. Além disso, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.sobre a importância das vacinas e o perigo representado pela não vacinação. Este trabalho tem por objetivo conscientizar as pessoas a respeito da importância da vacina.
2. OBJETIVOS 2.1GERAL
Neste trabalho temos por objetivo elaborar uma ação por via virtual a ser implantada na estratégia de conscientizar as pessoas sobre o benefício da vacina.
2.2 ESPECÍFICOS
Temos por objetivo específico criar uma rede virtual para aprimorar os conhecimentos sobre vacina da população;
Criar uma página no Instagram relatando a importância das vacinas bem como fazer com que a população compreenda os benefícios da vacina, página consta com informações atualizadas a respeito das vacinas com base em aprimorar os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde bem como a população em geral.
3. MÉTODOS
Trata-se de uma ação virtual,afim de conscientizar as pessoas sobre os benefícios da vacinação,bem como,apresentar informações atualizadas sobre vacinação para aprimorar o conhecimento da população.
Para a criação deste trabalho foi realizado pesqu isas bibliográficas, e estudos que tem como base buscas na literatura quanto à investigação de riscos associados à vacinação e a surtos desencadeados pela prática da não vacinação e assuntos relacionados. Trata-se de uma revisão narrativa, que considerou informações contidas nas seguintes bases de dados bibliográficos: PubMed, Medline, Lilacs e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Sobre a investigação dos riscos associados às vacinas e seus componentes.
 (
8
)
3.1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Neste trabalho abordamos sobre Imunização e também sobre os benefícios da saúde para a população e dados epidemiológicos das doenças evitáveis por Vacinação no Brasil
· Também abordamos a diferença entre a imunização ativa e passiva
· Fizemos a criação de uma página no Instagram para as pessoas terem um entendimento maior sobre vacinas e imunização; esperamos poder auxiliar um maior números de pessoas possível para elas saberem mais sobre a Vacinação e suas importância.
· Com a criação da pagina na rede virtual (Instagram) conseguimos dar informações sobre as vacinas, as características de doenças evitáveis por Vacinação e também poderemos aprimorar os conhecimentos dos agentes comunitáriosde saúde bem como a população em geral.
4. RESULTADOS
Abrimos um Instagram onde fizemos postagens da importância da vacinação e curiosidades sobre algumas delas exemplo a Vacina de Tétano.
Conseguimos em 4 dias 86 seguidores e recebemos perguntas internas e comentários sobre as curiosidades das vacinas. Esperavamos um número maior de seguidores, não conseguimos ainda atingir nossa meta que era na primeira fase atingir 400 pessoas porque houve atraso no plano de ação mais continuaremos com o trabalho de Ação Educativa levando cada dia mais informações ao nosso público alvo.
Nosso objetivo final esperado é alcançar o maior número de seguidores e tirar dúvidas sobre a vacinação e principalmente remover e debater sobre fake News removendo o maior número de pessoas dos grupos ANTI VACINAS levando para elas a importância da mesma e aumentando a número de pessoas cada vez mais vacinadas principalmente as crianças que tem a maior índicies de desenvolver e transmitir a doença.
4.1AVALIAÇÃO
Com a criação da página no Instagram desenvolvemos um métado para alcançar vários públicos alvos para o assuntos sobre a importância da vacina e com forme fomos postando algumas pessoas se interessaram mais sobre a pagina no insta com isso com apenas 6 dias com à pagina criada alcançamos cerca de 89 seguidores ,nosso objetivo é continuar com a página e alcança o maximo de pessoas possivel.
 (
9
)
5. CONCLUSÃO
A pesquisa realizada apresenta a importância da conscientização em relação a vacinação e aos benefícios que ela nos traz, a ação realizada ampliou o conhecimento a respeito das vacinas e forneceu informações importantes para entender a relevância de adquirir-nos cada vez mais consciência sobre assuntos relacionados à saúde. Vale ressaltar, a suma importância do trabalho para conscientização sobre a vacinação. Desse modo, corroboramos com a ideia de que a divulgação do conteúdo abordado nessa pesquisa, sendo disponibilizadas em blogs, Redes Sociais e demais meios de comunicação, atingirá um número amplo de pessoas, de uma maneira simples e educativa, sendo assim, somente por meio da divulgação do envolvimento conjunto dos diversos setores da saúde do apoio da instituições educacionais, promover que o conhecimento da Imunização seja adotado.
 (
10
)
6. CRONOGRAMA
 (
12
)
7. REFERÊNCIAS
(SBIm), S. B. (5 de junho de 2018). Vacinação: o método de imunização. Fonte: Escola da Paz: https://www.escoladapaz.com.br/blog/vacinacao-o-metodo-de- imunizacao
(19 de julho de 2017). Fonte: SOCIEDADE bRASILEIRA DE : https://familia.sbim.org.br/vacinas/perguntas-e-respostas/todos-nos-reagimos-da- mesmaforma-as-vacinas
A IMPORTANCIA DA VACINA NOS DIAS ATUAIS. (14 de setembro de 2018).
Fonte: Hermespardini: http://hermespardini.com.br/blog/?p=237
André. (25 de Março de 2020). Vacinação: quais são as vacinas, para que servem, por que vacinar, mitos. Fonte: Ministério da Saúde:https://www.saude.gov.br/saude- de-az/vacinacao/vacine-se
Barreto, J. (4 de Dezembro de 2017). A importância da vacinação: por que imunizar crianças e adultos é essencial. Fonte: Unimed: https://www.unimed.coop.br/viverbem/saude-em-pauta/a-importancia-da-vacinacao
Batista, V. (17 de Outubro de 2012). Trabalhos Vacinas. Fonte: Slide Share: https://pt.slideshare.net/lindevania/trabalho-vacinas
Conte, J. (s.d.). Por que antivacinas optam por não imunizar seus filhos? Fonte: Drauziovarella: https://drauziovarella.uol.com.br/saude-publica/por-que-antivacinas- optampor-nao-imunizar-seus-filhos
Curado, A. (29 de junho de 2019). Imunização – conceito, história, tipos e classificação de vacinas. Fonte: Conhecimento Científico: https://conhecimentocientifico.r7.com/imunizacao
Movimento Vacina Brasil. (s.d.). Fonte: Ministério da Saúde: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinabrasil/
Perguntas e respostas. (19 de Julho de 2017). Fonte: Sociedade Brasileira de Imunização: https://familia.sbim.org.br/vacinas/perguntas-e-respostas/todos-nos- reagimos-da-mesmaforma-as-vacinas
Vacina. (2008). Fonte: Dicionário Etimológico: https://www.dicionarioetimologico.com.br/vacina/
Vacinas: as origens, a importância e os novos debates sobre seu uso. (25 de julho de 2016). Fonte: FioCruz: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1263- vacinas-asorigens-a-importancia-e-os-novos-debates-sobre-seu- uso?showall=1&limitstart=

Continue navegando