Buscar

Economia de mercado, política monetária e mercado aberto

Prévia do material em texto

1 FEITO
Em uma economia de mercado, o preço dos bens e serviços são determinados pela oferta e demanda, as quais estabelecem um preço para o bem ou serviço que é capaz de fazer com que não haja escassez ou falta do produto ou serviço no mercado. Esses princípios aplicam-se também ao caso da moeda. Se ela for considerada um bem, terá seu preço, ou seja, a taxa de juros estabelecida pela oferta e pela demanda. 
Quanto ao estabelecimento da taxa básica de juros, considere as proposições a seguir.
I. Quanto maior for a taxa de juros, menor será a demanda por moeda. A demanda é menor quando os juros aumentam por causa do custo de oportunidade de reter moeda.
II. Se houver um aumento na renda e a oferta de moeda permanecer constante, o resultado será um aumento nas taxas de juros, mesmo que o Banco Central não adote nenhuma política para reduzir a quantidade de moeda.
III. Se o Banco Central realizar a compra de títulos, estará reduzindo a oferta de moeda, o que implica em um aumento da taxa de juros, desde que a demanda por moeda não se altere.
Assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	Apenas a proposição I está correta.
	
		b) 
	Apenas a proposição III está correta.
	
		c) 
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
		d) 
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
		e) 
	Apenas as proposições I e III estão corretas.
Pergunta 2 (0.2 pontos) feito
 
Um dos objetivos centrais da política econômica brasileira é a estabilidade do nível de preços. Para alcançá-la, o país adotou formalmente o regime de metas para a inflação como diretriz de política monetária a partir de junho de 1999. O funcionamento do regime prevê a divulgação com antecedência da inflação pretendida (o centro da meta) e um intervalo de tolerância acima ou abaixo do centro. Em condições normais, o Banco Central segue a meta anunciada e se desvia dela apenas quando ocorrem grandes choques sobre o produto.
Especificamente quanto à atuação do Banco Central, o regime de metas de inflação no país tem como base:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	o estabelecimento de uma relação fixa entre a moeda nacional e uma moeda de referência – no caso o dólar americano – para manter os preços de produtos importados e de commodities sob controle.
	
		b) 
	o estabelecimento de uma meta para o nível da atividade econômica, de modo que quando a economia apresentasse sinais de baixo crescimento, o Banco Central implementaria políticas de estímulo, e quando a economia apresentasse sinais de aquecimento, o Banco Central adotaria medidas restritivas.
	
		c) 
	o estabelecimento de uma meta para a quantidade de moeda em circulação. Como os preços e a quantidade de moeda em circulação guardam uma relação, a existência de uma meta para a quantidade de moeda em circulação obrigaria o Banco Central a não sancionar a inflação corrente.
	
		d) 
	o estabelecimento de uma meta crível para a variação de um índice de inflação a ser alcançada em um período de tempo previamente definido. Caso a inflação estivesse aumentando, o Banco Central utilizaria o aumento dos juros para contê-la.
	
		e) 
	o estabelecimento de uma meta para o emprego, de sorte que quando o emprego na economia aumenta e os salários são pressionados para cima, levando a um aumento de custos e, por consequência, de preços, o governo atuaria no sentido de elevar os juros para controlar a inflação.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
O mercado monetário negocia títulos do Tesouro Nacional, os quais são emitidos para financiar o orçamento público e Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI), transacionados exclusivamente entre instituições financeiras e que possibilitam às instituições com sobras de caixa (recursos captados e não emprestados ao público) emprestar a outras com baixa disponibilidade de dinheiro. O Banco Central atua no mercado monetário, comprando ou vendendo títulos públicos em operações de mercado aberto (open market).
Quanto ao funcionamento do mercado aberto, considere as proposições a seguir.
I. Os títulos públicos negociados nesse mercado são originalmente emitidos pelo Tesouro de maneira direta (quando ele emite títulos diretamente em favor de seus credores) e em oferta pública realizada por meio de leilão eletrônico competitivo, pelo qual qualquer pessoa física ou jurídica pode adquirir os títulos diretamente com o Bacen.
II. Os bancos utilizam o mercado secundário de títulos públicos (open market) para compor diariamente seu caixa, comprando ou vendendo títulos públicos entre si. O Banco Central também participa desse mercado, tanto como comprador de títulos quanto como vendedor.
III. Quando as operações entre instituições financeiras são realizadas pelo prazo de um dia são conhecidas comoovernight, e consistem em operações compromissadas em que a instituição financeira tomadora do empréstimo compra um título hoje (em D0) com o compromisso de revendê-lo no dia seguinte (em D+1) por um preço maior para a instituição que o está emprestando. certo
IV. Ao contrário das instituições financeiras que usam o mercado aberto para negociar reservas entre si, o Bacen utiliza o mercado secundário de títulos públicos para controlar mais de perto a taxa de juros, vendendo títulos quando há excesso de recursos na economia e comprando quando é necessário aumentar a liquidez.
Assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 3: 
	
		a) 
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
		b) 
	Apenas a proposição I está correta.
	
		c) 
	Apenas as proposições II e IV estão corretas.
	
		d) 
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
	
		e) 
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
A respeito dos conceitos de PIB nominal (ou PIB a preços correntes) e PIB real (ou PIB a preços constantes), considere uma economia que produz apenas dois produtos, tal como na tabela abaixo:
	Ano
	PRODUTO 1
	PRODUTO 2
	PIB (vendas p1 + p2)
	
	Unidades 
Produzidas (a)
	Preço (b)
	Vendas(a*b)
	△ preço a.a.
	Unidades
Produzidas (a)
	Preço (b)
	Vendas (a*b)
	△ preço a.a.
	
	2010
	10
	12,00
	120,00
	-
	3
	20,00
	60,00
	-
	180,00
	2011
	11
	12,00
	132,00
	0%
	4
	20,00
	80,00
	0%
	212,00
	2012
	12
	13,00
	156,00
	8,3%
	5
	22,00
	110,00
	10%
	266,00
	2013
	12
	14,00
	168,00
	7,7%
	5
	23,00
	115,00
	4,5%
	283,00
	2014
	14
	12,00
	168,00
	14,3%
	4
	28,75
	115,00
	25%
	283,00
 
É correto afirmar que:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	já que os preços dos dois produtos não sofreram alteração entre os anos de 2010 e 2011, o PIB nominal de ambos os anos será idêntico.
	
		b) 
	se a quantidade produzida de ambos os produtos não variou entre 2012 e 2013, mas o preço aumentou (sob pressão inflacionária), o PIB nominal será o mesmo em ambos os anos.
	
		c) 
	o PIB real de 2012 será o mesmo que o PIB real de 2013, não importa qual ano da série histórica seja considerado ano-base.
	
		d) 
	o PIB nominal de 2014 será idêntico ao PIB nominal de 2013, e isso também pode ser dito sobre o PIB real.
	
		e) 
	o PIB real de 2012 será o mesmo que o PIB real de 2013 apenas se considerarmos 2012 como ano-base.
Pergunta 5 (0.2 pontos) FEITO
 
Leia o excerto a seguir.
"Nos anos 90, um número crescente de países implantou o regime de metas de inflação. A disseminação se deu em parte devido ao fracasso de outras estratégias de âncoras nominais, como as metas de taxas de câmbio ou metas monetárias dirigidas por bancos centrais. (...) A adoção de um regime de IT [inflation target, ou metas de inflação] como forma de guiar a política monetária em um país pode ter vários desenhos: sua formatação institucional é crucial para garantir a obtenção das metas e a construção da credibilidade. [...] Cada uma das escolhas pode dar ao regime um caráter institucional monetário específico: ele pode ser mais "apertado", no sentido de que é estruturado com forte ênfase ao sucesso das metas estabelecidas em detrimento a qualquer custo de operacionalização dessa convergência; ou pode ser mais "flexível", situação onde o arranjodo IT se faz com tendência a levar-se em consideração os custos e o horizonte temporal exigido para o cumprimento das metas".
ROCHA, M.; CURADO, M. L. Adoção do regime de metas de inflação e as funções de reação dos Bancos Centrais: uma análise com painel de variável instrumental. Economia e Tecnologia. Disponível em: <http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/XI_ANPEC-Sul/artigos_pdf/a3/ANPEC-Sul-A3-02-adocao_do_regime_de_meta.pdf>. Acesso em: 08/12/2014.
Com base nessas informações e considerando o regime de metas de inflação no Brasil, tal como estabelecido pelo Decreto n. 3.088, analise as afirmativas a seguir.
I. A meta de inflação é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil, a partir de proposta do Ministro da Fazenda.
II. A meta de inflação, também conhecida como centro da meta, possui um intervalo de tolerância e quando a inflação situa-se dentro deste intervalo considera-se que a meta foi cumprida.
III. Caso a inflação situe-se fora do intervalo de tolerância, cabe ao Presidente do Banco Central justificar ao Comitê de Política Monetária (COPOM) os motivos do descumprimento da meta.
Assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
		b) 
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
		c) 
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
		d) 
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
		e) 
	Apenas a afirmativa II está correta.

Continue navegando