Buscar

Atividade discursiva: Direito Processual Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL – ATIVIDADE DISCURSIVA
O Inquérito Policial é um procedimento essencialmente administrativo e dispensável que, no geral, antecede a deflagração da ação penal. Como possui natureza jurídica de procedimento administrativo, há grande debate acerca do âmbito de manifestação exercício do direito de defesa por parte do indiciado. Afinal de contas, trata-se de fase preliminar marcada fortemente pela sistemática inquisitiva, o que é diferente do sistema acusatório, então vigente no domínio do processo penal em si. O Inquérito, como cediço, é presidido pelo Delegado de Polícia, que procederá às investigações com relativa margem de discricionariedade.
1. Considerando as informações apresentadas e o que foi estudado ao longo da disciplina, disserte acerca da existência ou não do devido processo legal no âmbito do Inquérito Policial. Justifique sua resposta.
O inquérito policial e as garantias fundamentais antes da Constituição de 1988 tinham grandes inobservâncias por parte da polícia juntamente com o judiciário. Com a confecção da atual Carta Magna, isto mudou drasticamente, mudando o sistema inquisitório que era adotado, para o sistema acusatório, primando pelo princípio da dignidade da pessoa humana. 
Posto isto, e no sistema acusatório, a investigação prévia deverá seguir os princípios constitucionalmente previstos, como o contraditório e a ampla defesa, previsto no art. 5º da CF/88. Deste modo, existe o devido processo legal no inquérito policial, que na falta de sua observância anulará toda a investigação feita. O contraditório, que está dentro dos requisitos do devido processo legal, poderá ser exercido como autodefesa pelo próprio acusado, ou por defesa técnica contratado pelo acusado.

Continue navegando