Buscar

01 - PRÉ HISTORIA

Prévia do material em texto

Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo
Professora: Adalgisa Rolim
2018.1
Antiguidade ao século 18
Aula 02 – Pré-História
A arquitetura na pré-história é base para tudo que foi construído até hoje. Ela é o período na história que vem antes da escrita, até aproximadamente 3500 A.C. A pré-história pode ser dividida em três fases: 
A Idade da Pedra Lascada, ou período Paleolítico, é dividida em:
- Paleolítico Inferior
- Paleolítico Médio
- Paleolítico Superior
Mesolítico
A Idade da Pedra Polida, ou período Neolítico.
Introdução
Os povos da pré-história eram nômades. Eles se deslocavam para conseguir seus alimentos. No período Neolítico isso passou por algumas mudanças: desenvolvimento das técnicas de agricultura e criação de animais. Sendo assim, eles começaram a passar mais tempo em um lugar e tornaram-se sedentários.
As paisagens daquela época eram compostas por desertos, florestas, campos abertos e aos poucos, essa paisagem começou a mudar por causa do homem. A arquitetura nasce da utilização de materiais primários para demarcar espaços.
MENIR
Menir
Do bretão men = pedra + hir = comprida. Era um monumento megalítico, ou seja, uma pedra grande, colocada verticalmente no chão. O significado e a utilidade ainda não são 100% definidos, mas acredita-se que pode representar fertilidade, vitalidade e ter utilidades astronômicas e geográficas. Após um tempo, eles começaram a alinhar essas pedras em linhas retas e/ou curvas, chamadas de Alinhamento de Menires, um exemplo são as Rochas de Carnac, na região da Bretanha, na França, que são três mil megálitos erguidos provavelmente no período neolítico.
Menir da Bulhoa
Menir da Maeda
Menir do Outeiro
Rochas de Carnac
Rochas de Carnac
Rochas de Carnac
CROMELEQUES
Cromeleques
Menires erguidos em formas de círculos ou elipses. Estes espaços tinham significados religiosos, formando recintos sagrados, para estudar os fenômenos celestes ou para os grupos se encontrarem, como se fossem as praças de atualmente.
Cromeleque dos Almedres
Cromeleque Woodhenge
Cromeleque dos Xarez
TRÍLITOS
Trílitos
São dois menires com uma pedra apoiada em cima deles. Quando eles são alinhados, eles também são chamados de cromeleques. O mais famoso é o Stonehenge, no sul da Inglaterra, que tem pedras com mais de 5m de altura e pesam mais de 50 toneladas.
Stonehenge
Stonehenge
DOLMENS
Dolmens
Do bretão dol = mesa + men = pedra. Pode também ser chamado de Anta. Era uma grande pedra apoiada sobre vários menires, que tinha função mortuária.
Dolmen
Dolmen de Axeitos
Dolmen Poulnabrone
TAULAS
Taulas
São menos comuns. São como os trílitos, mas com uma pedra apoiada na diagonal. São encontradas na península ibérica.
Taulas
Taulas
Taulas de Taulati
NAVETAS
Navetas
Feita com técnica ciclópea (ou seja, sem qualquer argamassa), são pedras apoiadas e em forma naviformas, como uma embarcação de cabeça para baixo. Tinha por função o sepulcro coletivo.
Navetas
Navetas
Navetas de El Tudon
NURAGOS OU NURAGUES
Nuragos ou Nuragues
Pedras formando um tipo de fortaleza em torre, em forma de tronco de cone. O homem começou a dar início à sua própria moradia.
Nurago Orolo
Nurago de Silamus
Nurago Sant Antine
CASTROS
Castros
São aglomerados de construções em pedras, geralmente, em formato circular. Tem a mesma função de moradia dos Nuragos.
Castro
Castro Celto de Santa Trega
Castro Citânia de Briteiros

Continue navegando