TRABALHO DE INTRODUÇÃO
5 pág.

TRABALHO DE INTRODUÇÃO


DisciplinaIntrodução à Engenharia Civil999 materiais4.637 seguidores
Pré-visualização1 página
Engenharia Civil \u2013 1º Termo
Trabalho
Introdução a Engenharia Civil
Carmen Francisca Lourenço P. Hellmeister
Ana Flávia Dyna Lara Rodrigues
Avaré, 2018
Questionário
O que é \u201cSistema Estrutural de uma Edificação\u201d?
É um conjunto de elemento que dão estabilidade a uma construção, este conjunto deve formar um todo, um todo perfeito e combinado de modo que resista a todos os esforços produzidos pelo seu próprio peso, peso de seus ocupantes, ventos e sobrecargas. Mas só uma falha, pode acabar com a obra.
Descreva os 5 Elementos Estruturais básicos.
Pilar: é usado para receber os esforços das vigas e transfere para a fundação da construção;
Lajes: é quem recebe as cargas e transfere a força para as vigas;
Vigas: é quem recebe os esforços das lajes e transfere a força para os pilares;
Fundação: é quem recebe os esforços dos pilares e transfere a força para o solo;
Solo: é quem recebe os esforços da fundação e espalha nas diferentes camadas que formam as estruturas do solo.
O que é o Tratamento de Água?
Tratamento de água nada mais é do que um longo processo de transformação pelo qual a água passa, até chegar a condições de uso para abastecer a população, independente da função que ela terá. Assim, depois de captada nos rios, barragens ou poços, a água é levada para a estação de tratamento, onde passa por várias etapas, que será mais complexo dependendo das impurezas existentes na água.
Segundo o \u201cProcesso de Tratamento de Água e Esgoto\u201d, quais os tratamentos que a água passa antes de chegar ao consumidor?
Coleta da água bruta, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação, Correção do PH, Armazenamento e Distribuição.
Conceitue \u201cCanteiro de Obra\u201d, segundo a Norma Regulamentadora (NR18) e NBR12.284. 
Conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos das indústrias de construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
Quais os Elementos para o Projeto do Canteiro?
Sondagem e levantamento planialtimétrico: conhecer o terreno e o tipo de solo; Edificações/construções do terreno e da vizinhança: acautelamento contra danos às edificações existentes; Vias de acesso e códigos de trânsito locais: planejamento da recepção/retirada de materiais e equipamentos; Infraestrutura urbana; Código de obras e edificações do município: adequar o canteiro às restrições legais; Processos e métodos construtivos e nível de ruído.
Segundo o \u201cCódigo de Ética\u201d do CREA, quais os princípios fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros?
Os engenheiros sustentam e promovem a integridade, honra e dignidade da profissão da engenharia da seguinte forma:
O uso do seu conhecimento e habilidades para a melhoria do bem-estar humano e preservação do meio ambiente;
Sendo honesto e imparcial, e servindo com fidelidade ao povo, seus empregados e clientes;
Esforçando-se para aumentar a competência e prestigio da profissão de engenheiro;
Dando apoio às sociedades técnicas e profissionais.
Quais atividades fundamentais do Engenheiro?
Os engenheiros assumem uma grande variedade de responsabilidades funcionais, incluindo pesquisa, desenvolvimento, projeto, produção, vendas e gerenciamento, em geral, as atividades fundamentais mais aptas para os engenheiros recém-formados são a pesquisa, desenvolvimento e projeto; também relacionadas aos engenheiros mestres e doutores. 
As funções gerenciais são as mais aptas, como principal responsabilidade e atividade de trabalho, aos engenheiros mais experientes.
O que é Ponte Estaiada? Dê exemplo.
Tipo de ponte suspensa por cabos de sustentação que partem diretamente de um mastro e vão até o tabuleiro da ponte. A ponte estaiada é uma alternativa intermediária entre uma ponte pênsil, que requer maior estrutura de cabos, e uma ponte fixa que requer uma estrutura de sustentação mais cara e elaborada. 
Existem dois tipos de ponte estaiada, na quais são elas, a harpa (quando os cabos partem paralelos a partir do mastro, de modo que a altura do ponto de fixação do cabo no mastro é proporcional à distância do ponto de fixação deste cabo no tabuleiro) e a leque (os cabos de sustentação partem do topo do mastro).
 O que é Ponte Pensil? Dê exemplo.
A ponte pênsil é um tipo de ponte suspensa, que é sustentada por sistema de cabos e mastros. Na ponte pênsil os cabos principais partem de um mastro a outro formando uma parábola. Dos cabos principais partem os cabos de sustentação da plataforma, que são verticais e espaçados igualmente. É uma técnica construtiva anterior ao da ponte estaiada.
Um dos maiores exemplos é a ponte Akashi-Kaikyo que é situada no Japão, com 3.911 metros de comprimento total e 1.991 metros de vão central. Situada no estreito de Akashi, entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, ela foi construída em 1998, com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês.
Curiosidades
Solo Colapsível
Fenômeno caracterizado pela súbita redução do volume do solo, devido ao ganho de umidade com presença ou não de sobrecarga. Os solos colapsíveis ou porosos se caracterizam por apresentarem estrutura macroporosa e baixo grau de saturação. São solos compostos basicamente por grãos de areia e silte, quando submetidos ao acréscimo de umidade, sofrem um rearranjo brusco na estrutura, com consequente redução de volume.
Os recalques de fundações, associados ao processo de colapso de solo, tem como consequências mais comuns a danificação nas edificações (trincas, rachaduras e desabamentos) e na rede de infraestrutura (rede de água e esgoto, rede elétrica, entre outros).