Buscar

AV1 Ciência Política

Prévia do material em texto

7
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CAMPUS BONSUCESSO
GRADUAÇÃO EM DIREITO
CRISTIANO SANTOS DE GOUVEIA (19201539)
AV1
FILME RAINHA ELIZABETH I E YUVAL HARARI SOBRE CORONAVÍRUS: A HUMANIDADE NÃO VOLTARÁ A SER COMO ANTES.
RIO DE JANEIRO
2020
CRISTIANO SANTOS DE GOUVEIA (19201539)
AV1
FILME RAINHA ELIZABETH I E YUVAL HARARI SOBRE CORONAVÍRUS: A HUMANIDADE NÃO VOLTARÁ A SER COMO ANTES.
Trabalho de avaliação 1 sobre o filme Rainha Elizabeth I e Yuval Harari sobre Coronavírus.
Professor: Robson Rodrigues
RIO DE JANEIRO
2020
1. Faça um breve resumo dos eventos retratados nos três episódios da série Elizabeth I. (1 ponto) (resposta entre 10 a 12 linhas).
A rainha Elizabeth I reinou na Inglaterra a partir de 1559, e importa salientar que nesse período os ingleses usufruíram de uma Monarquia em plena ascensão econômica, política e cultural. Assumindo o trono após a morte de sua irmã Maria I, Elizabeth I deu início ao mais próspero governo da dinastia Tudor. Nascida em 7 de setembro de 1533 e morreu em 24 de março de 1603, filha de Ana Bolena e Henrique VIII, Elizabeth I ficou conhecida “A Rainha Virgem” por nunca ter contraído matrimônio. A saber, quando da ocasião de sua morte, em 24 de março de 1603, Elizabeth I teve de reconhecer como herdeiro do trono o rei Jaime VI da Escócia, filho de Maria Stuart, sua prima e rival. Esta foi abdicada do trono da Escócia e ficou presa por alguns anos sob o reinado de Elizabeth I. A rainha governou um país dividido por questões religiosas e com diversas conspirações para destroná-la. O seu governo era Centralizado e Absoluto, ela sempre lutou contra o domínio dos católicos, e que com as conspirações que sofria por parte dos católicos, de alguma forma a impediria de colocar na sucessão do trono inglês a sua prima Maria I da Escócia. Com a derrota da Invencível Armada Espanhola, em 1588, pelos Ingleses, Elizabeth I abriu de vez o caminho para a Inglaterra se tornar a maior potência do Mundo. 
2. Analise um evento retratado na série, baseando-se na noção de virtude de Maquiavel (2 pontos), (Para responder corretamente: a) apresente uma ação política adotada pela rainha Elizabeth I; b) Identifique, na referida ação, aspectos associados ao político virtuoso. (resposta entre 10 e 12 linhas).
 Com as constantes guerras entre católicos e protestantes na Europa. Estas em nome de Deus. Quando os membros do Parlamento sentiram-se ameaçados, solicitaram uma audiência com a rainha Elizabeth I. Na petição dos parlamentares o pleito era que a rainha contraísse matrimônio e com isso um consequente herdeiro a Inglaterra, haja vista, manter a tradição e confiança dos seus súditos e preservação do seu reinado. Pois a figura feminina era considerado algo desvantajoso na visão dos homens. Mas Elizabeth I ao ser indagada pelo parlamento sobre a questão do matrimônio, respondeu com a razão, e que de fato já estava casada com o reino da Inglaterra, e que seus deveres estavam acima de tudo inclusive do amor. Todavia, um casamento faria a rainha ficar submetida as ordens de um rei e ela sabia que tinha condições suficientes para governar independente do sexo.
3. Análise da gestão política adotada pela rainha Elizabeth I. (3 pontos)(Para responder corretamente: a) apresente uma ação política adotada pela rainha Elizabeth I; b) Demonstre, por meio desta atuação política, as características do Absolutismo Monárquico (resposta entre 10 e 12 linhas).
A gestão política da rainha Elizabeth I era sempre absoluto e centralizador, no intuito de conservar os ingleses e protestantes no reino da Inglaterra. Quando a rainha Maria I não foi colocada na sucessão ao trono inglês, imediatamente a rainha da Escócia emitiu um comunicado que iria casar-se com um rei católico e tomaria o poder da Inglaterra, então Elizabeth I usou de certa estratégia como forma de pleitear com Maria I na sucessão ao trono inglês, se bem que para a sucessão dos direitos acontecesse, a rainha Maria I deveria casar-se com um nobre inglês e protestante e ainda escolhido por Elizabeth I. Então, a rainha escolheu um nobre inglês chamado Robert Dudley. Tendo em vista, que com esse matrimônio não colocaria o poder nas mãos de um católico e o poder continuaria absoluto e centralizado nas mãos dos ingleses protestantes. E com isso, demonstrar os seus poderes ardilosos e manipuladores para a conservação do trono inglês sob o seu domínio.
4. Yuval Harari sobre coronavírus: humanidade não voltará a ser como antes, Faça uma síntese do referido artigo (resposta entre 4 e 7 linhas).
Diante da Pandemia que alastrou-se pelo mundo afora, causando medo e descontrole político, os governantes e a população sofrem com as decisões políticas e também, com a falta de conscientização de alguns membros da sociedade. Será historicamente uma forma de análise por outro ângulo, ou seja, na visão do acaso ou das adversidades políticas, econômicas, sociais e sanitárias. Os países que historicamente não sofrem com tempestades, terremotos, guerras, destituição da democracia e fome, são politicamente administrados e despreocupados com o infortúnio. Diante desse caós instaurado cabe uma nova visão de mundo, isto quer dizer, temos que nos adaptar as adversidades.
5. De acordo com o autor, para administrar a crise decorrente da pandemia do coronavírus, os líderes mundiais deverão estabelecer um “pacto global” de cooperação mútua - nos campos econômico, político e científico-, caracterizado por ações coordenadas e conjuntas. Dentre as deliberações necessárias, os governos terão que “suspender todas as viagens internacionais durante meses”.Responda: Considerando a visão de Hobbes acerca do papel do Estado, reflita sobre os limites da liberdade individual no possível “pacto global”, proposto pelo autor. (resposta entre 6 e 10 linhas).
Thomas Hobbes defendia o Absolutismo Monárquico, do mesmo modo que todos os poderes deveriam estar concentrados nas mãos do Estado, sem interferência de parlamentos ou outros órgãos, ou seja, defendia um Governo forte, e que seus princípios seriam o conhecimento racional e o uso da razão, como também uma maior autonomia do Estado. Todavia, na atualidade, a questão da liberdade individual deveria estar pautada por princípios humanitários e na preservação da vida, com efeito na questão da suspensão das viagens internacionais, por outro lado, significa que os deslocamentos aéreos abrangeriam somente os profissionais diretamente ligados no combate a pandemia, na preservação econômica e no acesso à informação. Isto é, devemos nos humanizar e buscar a solidariedade global.

Continue navegando

Outros materiais