Buscar

Ecologia Aplicada PTI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Produção de Texto Individual
Luan da Silva Barbosa
Ao longo de todas as 4 aulas falamos sobre a ecologia, ecossistemas e toda a função ciclica do sistema terra. Percebemos que existem diversos fatores que podem mudar esse ciclo é até mesmo fazer com que deixem de existir ou prejudiquem o modo como funcionam. Dessa maneira, os orgãos e governos geralmente tomadores de decisões, podem interagir de forma que combatam os abusos de determinadas práticas, como emissão de Carbono, tratado chamado como “Acordo de Paris”.
“No caso do Brasil, a meta ratificada pelo governo, conhecida como Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, da sigla em inglês), prevê que até 2025 as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas a 37% em relação a 2005, ano em que o país emitiu aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de gás carbônico (CO2). Para 2030, a meta é que a redução seja de 43%.” 
Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/09/brasil-avanca-mas-tem-desafio-para-cumprir-meta-de-emissao-de-carbono.html
As funções do ecossistema do Pantanal podem ser diversas, podemos apontar a grande reciclagem de nutrientes, que nos processos ciclicos trazem grandes beneficios a fauna e a flora da região, grande produção de peixes, o resgate no ciclo do carbono (CO2), e também objetos de pesquisas que apontam como combate a mudanças climáticas. Esses são só alguns exemplos dos serviços ecossistêmicos do Pantanal.
A valoração de recursos naturais assim como a sua proteção, servem de parâmetros para tomadores de decisão e instrumentos públicos de gestão dessas áreas, se utilizem de multas e taxas para possíveis danos ao meio ambiente ou patrimônio ambiental, diminuindo assim as chances de degradação de áreas por parte do ser humano e até utilização dos recursos recolhidos com as multas para revitalização de áreas atingidas.

Outros materiais