Buscar

Fundamentos de Estética e Cosmética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 – Fundamentos de Estética e Cosmética
A palavra “estética” é de origem grega; tem como significado o ato de perceber, de notar. 
Esse ramo é baseado na beleza e na imagem pessoal, podendo ser classificado como futilidade ou necessidade, isso é relativo, porém vale ressaltar que investir na beleza é buscar o estado completo do bem estar físico, mental e social, e não só o visual. 
A estética é importante em diversos setores da vida: trabalho, sociedade, estudo e nos relacionamentos. Ou seja, aplica-se em todas áreas que há interação social. 
Cosmetologia é a ciência que estuda os cosméticos, desde a produção até a aplicação. Esse ramo estudo de forma profunda as propriedades física, química, biológica e microbiológica de cada produto.
A aplicabilidade da cosmetologia está nos tratamentos estéticos, home care (onde só biomédico esteta pode realizar) e cuidados com a saúde (complementos nutricionais).
Vale ressaltar que o diferencial do biomédico esteta está no domínio de recursos utilizados em cada cliente, sendo que cada indivíduo é um caso clínico diferente. Logo, o que tornar o profissional diferenciado é a habilidade e disponibilidade de recursos medicamentosos, laboratoriais e tecnológicos.
Os fundamentos básicos na estética corporal e facial são:
Tecido adiposo e metabolismo
Características da derme e anexos
Funcionamento dermatofisiológico
Envelhecimento intrínseco e extrínseco
Tratamentos não invasivos
Tratamentos invasivos
Disfunções dermatofisiológicas corporais e faciais
Possíveis atuações do biomédico:
Procedimento injetáveis, perfurocortantes escarificantes não invasivos;
Laserterapia;
Eletroterapia;
Avaliação e consulta estética; 
Exames laboratoriais;
Prescrição e receita de substância e medicamentos de fins estético;
Responsabilidade técnica.
Legislação
A lei n° 6686, de 11 de setembro de 1979, permiti realizar análises clínico-laboratoriais, assinando os respectivos laudos, desde que comprovem ter cursado as disciplinas indispensáveis ao exercício dessas atividades. 
Já a resolução n°197, de 21 de fevereiro de 2011, atribui ao profissional biomédico a habilitação para atuar em atividades para fins estéticos. E a resolução n° 200, de 1 julho de 2011, dispõe os critérios para obter a habilitação em biomedicina estética.
A normativa n° 01/2012 dispões as responsabilidades dos profissionais biomédicos, técnicos e tecnólogos, a fim de inscrições e fiscalização do Conselho Regionais de Biomedicina. 
Enquanto que a resolução n° 241, de 29 de maio de 2014, dispões sobre os atos do profissional biomédico com habilitação em biomedicina estética e regulamenta a prescrição por este profissional para fins estéticos. E no artigo 2 regulamenta a prescrição e utilização de substâncias pelo profissional biomédico esteta, de acordo com a sua capacitação profissional e legislação vigente.
O artigo 5 descreve as habilitações e procedimentos que o biomédico esteta poderá realizar. Por fim as normativas CFBM n°003,004 e 005 de 2015 dispões sobre os procedimentos de injetável para microvasos, fios de sustentação e aplicação de substâncias por via intramuscular, respectivamente. 
Habilitação
500 h de estágio supervisionado na graduação ou pós graduação em biomedicina estética (mínimo de 360 h).

Outros materiais